“A caminhada é dura. Não é fácil, você vai chorar, vai sofrer, mas no final dá tudo certo. O importante é você se colocar em uma posição de autoridade: que você pode, você consegue, que já é advogada(o) e nada vai te impedir.”
Confira nossa entrevista com Luciane Gonçalves de Aguiar, aprovada no XL Exame da OAB:
Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Qual o seu nome? Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Luciane Gonçalves de Aguiar: Luciane Gonçalves de Aguiar, tenho 39 anos. Moro em São Paulo, capital. Sim, concluí a minha graduação em 2023.
Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Luciane: Sim, trabalhava durante o dia, chegava em casa e estudava e ficava até às 23h00 estudando.
Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Luciane: Não. Prestei uma vez, mas não passei na segunda fase.
Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovada?
Luciane: Sensação de alívio, alegria, emoção, não tem como explicar, só gratidão.
Os seus colegas de faculdade e amigos que também estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Luciane: Sim, porém a matéria dela era diferente, mas estudamos juntas na faculdade.
A mentoria do Professor Rodrigo e a dedicação e empenho que tive. Mas eu estudava todos os dias, não tive descanso.
Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Luciane: Tive uma postura radical: não saí nenhum dia, apenas me dedicava aos estudos de domingo à domingo.
Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Luciane: Os materiais foram pelo plano de estudos que o professor Rodrigo me enviou, usando a plataforma do Estratégia. Usava os videoaulas, depois usava o PDF para reforçar a matéria, era totalmente on-line. Para mim só teve vantagem, a matéria era muito bem explicada.
Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luciane: Através do Instagram.
Uma das principais dificuldades de todo o candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo?
Luciane: Cronograma de estudos disponibilizado pelo professor, consegui ver todo o PDF que ele me enviou.
Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Luciane: Não fiz resumo, vi as videoaulas e depois relia os PDFs disponibilizados na plataforma. E claro, fazia exercícios. O plano quem montou foi o professor Rodrigo.
Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Luciane: Tinha dificuldade no direito material, na parte da competência e impostos. Foquei mais nesses assuntos que tinha dificuldade para fazer exercícios.
A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc ?
Luciane: Foquei mais nos simulados e a revisão que o professor fez.
Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos. Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Luciane: No meu caso, preferi desacelerar um pouco e fazer apenas simulados, pelo menos um por dia.
Para a segunda fase, optou por criar uma peça de qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Luciane: Apenas optei o que tinha no cronograma de estudos que foi disponibilizado pra mim, lembro-me que a última peça que eu fiz, foi agravo de instrumento.
Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Luciane: Na verdade, acho que não houve erro, só queria ter mais tempo para estudar, principalmente direito material. Meu maior acerto, foi escolher tributário para a segunda fase rsrs.
O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Luciane: Foi o psicológico, a pressão no trabalho. Me cobravam muito a aprovação. Minha mãe e meu marido, sempre acreditaram em mim.
Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luciane: A caminhada é dura. Não é fácil, você vai chorar, vai sofrer, mas no final dá tudo certo. O importante é você se colocar em uma posição de autoridade: que você pode, você consegue, que já é advogada(o) e nada vai impedir.