Aprovado em 3° lugar no concurso SEFAZ AL para o cargo de Auditor Fiscal
Fiscal - Estadual (ICMS)“Aconselho fazer um bom planejamento de estudos com teoria, questões, lei seca e revisões. A metodologia com as Trilhas Estratégicas são perfeitas para isso. Além de equilíbrio entre estudos e vida social”
Confira nossa entrevista com Lucas Vasques, aprovado em 3° lugar no concurso SEFAZ AL para o cargo de Auditor Fiscal:
Estratégia Concursos: De onde você é? Qual é a sua idade? E sua formação?
Lucas Vasques: Sou de Maceió/AL, tenho 27 anos e sou advogado.
Estratégia: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lucas: Trabalhei muito pouco, iniciei a faculdade já com a ideia de focar em concurso público e assim que concluí o curso comecei minha preparação.
Estratégia: Como foi a escolha pela área fiscal? O que pesou mais para você quando teve que definir esse foco de estudo?
Lucas: Inicialmente comecei estudando para área policial, mas sempre tive interesse na área fiscal. Algum tempo depois resolvi migrar e foi a melhor decisão que tomei.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Lucas: Nos primeiros 8 meses de preparação eu conciliava trabalho e estudo, depois fiquei dedicado inteiramente aos estudos até janeiro desse ano. Com a pandemia e aquela sensação de incerteza fez com que voltasse a trabalhar.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado?
Lucas: Fui aprovado em três concursos, Agente da Polícia Federal (298º), Auditor Fiscal do Distrito Federal (158º) e Auditor Fiscal de Alagoas (3º lugar).
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Lucas: Sim, entendo que quanto mais conteúdos eu conseguisse estudar antes do edital sair, melhor, visto que no pós edital eu tentava revisar ao máximo todo assunto estudado no pré.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos? Qual o diferencial que encontrou em nosso material? Recomendaria para um amigo que está começando os estudos?
Lucas: Antes de iniciar os estudos recebi ótimas recomendações sobre o Estratégia. Sua metodologia com os pdfs e sua qualidade não me fizeram pensar muito. Recomendo com toda certeza a quem pretende começar os estudos.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? O que funcionava melhor para você? Videoaulas, PDFs, livros?
Lucas: Usei os pdfs em toda preparação. Só partia para as videoaulas em alguns assuntos específicos que não conseguia assimilar bem.
Estratégia: Quantas horas por dia costumava estudar?
Lucas: No pré edital 06 horas líquidas. Já no pós 07/08 horas líquidas.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Lucas: No início costumava estudar através do ciclo de estudos, rodando as disciplinas 2 ou 3 vezes por semana. Depois que comecei o acompanhamento com o coaching pela assinatura platinum, estudava através das metas diárias nas trilhas. Não tinha costume de fazer os resumos, porque grifava o material para revisar depois. Nas disciplinas que já tinha estudado bem a teoria, revisava por meio dos grifos e muitas questões. Já nas disciplinas que eram novas realizava a leitura completa e grifava o pdf. Meu plano de estudos foi montado pelo coaching da assinatura Platinum.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Lucas: Tinha dificuldade em alguns assuntos de exatas como estatística. Tentava resolver o máximo de questões para que eu pudesse pegar o melhor jeito de resolver as questões.
Estratégia: Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Lucas: Não sou casado, nem tenho filhos e namoro. O apoio que tive da minha namorada foi fundamental nessa trajetória, com certeza facilitou muito passar por essa etapa, principalmente na reta final em que não tinha muita disposição para estudar, tenho muito que agradecê-la. Minha família sempre apoiou a caminhada como concurseiro, deram todo o suporte necessário.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Lucas: Quando iniciei os estudos não tinha vida social, achava que quanto mais ficasse estudando melhor seria e traria resultados. Com o passar do tempo fui me desgastando bastante e o rendimento caindo. Depois disso entendi que era importante manter o equilíbrio entre os estudos, atividade física e vida social.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Lucas: Acho que não vale a pena focar em concurso diferente da área que deseja.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Lucas: Estudei 2 anos e meio direcionado para área fiscal.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Lucas: Até hoje não consigo descrever a sensação ao ver meu nome na lista, é uma das melhores sensações que já senti na vida, felicidade, alívio e sentimento de missão cumprida.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova?
Lucas: Minha rotina foi de resolver o máximo de questões possíveis e ler meus grifos e lei seca para que pudesse revisar o máximo de conteúdo possível. Na véspera da prova fiquei descansando, foi a primeira vez que fiz dessa maneira, pois sempre ficava revisando até tarde da noite.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Lucas: Eu costumava treinar a discursiva duas vezes por semana. O material do estratégia foi fundamental, várias questões muito bem elaboradas que me deixavam tranquilo para a prova. Assinatura Platinum permitia que eu pudesse enviar as discursivas para correção, ponto que acho importantíssimo para avaliar como estamos.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Lucas: Não ter tido equilíbrio entre o estudo e vida social/esporte. Atrapalhou bastante meu rendimento depois de alguns meses nessa pegada. Um dos maiores acertos foi conseguir pegar o hábito de revisar sempre, isso fazia com que eu não esquecesse rapidamente o que tinha estudado e realizar muitas questões.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Lucas: A pandemia, estudar sem saber quando teria prova novamente desanimava muito. Nunca pensei, sempre pensava que já estava mais perto de atingir meu objetivo do que parar.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Lucas: Foi o apoio da minha família, namorada e amigos. Sempre me deram muita força para passar por essa etapa.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lucas: Aconselho fazer um bom planejamento de estudos com teoria, questões, lei seca e revisões. A metodologia com as Trilhas Estratégicas são perfeitas para isso. Além de equilíbrio entre estudos e vida social.