Aprovado em 1° lugar para Agente de Trânsito e Transporte no concurso SEMOB Olinda
Concursos Públicos“Não desista, no fim vale a pena, você deixa de sair, reprova, se aperta. Todavia, não é porque você tem apenas um horário para estudar que não irá conseguir, comece e vá até dar certo […]”
Confira nossa entrevista com Lucas Souza Reis Lima, aprovado em 1° lugar no concurso SEMOB Olinda para o cargo de Agente de Trânsito e Transporte:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lucas Souza Reis Lima: Olá, meu nome é Lucas, sou engenheiro civil, tenho 28 anos e sou natural de Paula Afonso – BA.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lucas: Após finalizar o curso de Engenharia e a especialização no final de 2021, não consegui empregos com os salários desejados na minha área de atuação. O mercado de Engenharia Civil no Brasil está passando por um momento difícil. Logo, percebi que, para trabalhar com engenharia, teria que enfrentar um mercado desafiador e ainda teria um retorno econômico baixo. Gosto de brincar dizendo que “hoje em dia, um pedreiro ganha mais do que um engenheiro”. Foi nesse momento que percebi que seria melhor estudar para concursos públicos, uma vez que isso me proporcionaria estabilidade e um bom retorno econômico no futuro.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Lucas: Não, eu possuía dedicação exclusiva aos estudos e tentei explorar meu dia o máximo possível, isso me ajudou bastante.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Lucas: Eu consegui uma classificação no concurso da Prefeitura de Marechal Deodoro (interior de Alagoas) como engenheiro civil, mas fiquei fora das vagas. Também passei raspando no concurso do CBM-AL em 2021, ficando de fora da classificação para o TAF por 1 ponto. No entanto, minha primeira aprovação dentro das vagas foi na SMOB, Olinda-PE, onde tive a oportunidade de conquistar o 1° lugar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Lucas: Durante a preparação, o foco principal era o concurso. Durante a semana, eu evitava ao máximo sair, concentrando-me apenas nos estudos e revisões. Contudo, nos fins de semana, eu diminuía a carga horária de estudos para passar um tempo com a família, namorada e amigos, visto que a pressão de estudar para concursos é grande, e a presença dos entes queridos ajudava a aliviar essa pressão.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Lucas: Posso dizer que todos eles foram pilares para minha aprovação, seja dando apoio financeiro, emocional e ainda o respeito em atitudes simples, como um silêncio ou um conselho. Desse modo, eu não poderia ter tido um apoio melhor dos meus pais.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Lucas: Foquei no edital de Olinda da SMOB desde o primeiro dia, em janeiro, quando ele foi publicado. Eu havia decidido estudar para a PF e PRF no final de 2021, e quando vi o edital de Olinda, percebi que havia muita semelhança com o da PRF-2021. Isso me permitiu sair na frente com um estudo antecipado.
Para manter a disciplina, bastava olhar o saldo da minha conta bancária e o portal da transparência—isso sempre funciona! A motivação pode oscilar nos estudos, mas a disciplina precisa ser constante.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lucas: Bom, 90% da minha preparação foi feita com PDFs. Eu uso os mesmos PDFs desde o início dos meus estudos, fazendo minhas próprias anotações e atualizando as leis (já que a legislação de trânsito muda com frequência). O PDF foi a minha base. Os outros 10% foram divididos entre simulados na plataforma do Estratégia Concursos e no sistema de questões. Os simulados serviram para decidir a ordem de resolução da prova, gerenciar o tempo, aumentar a confiança, identificar o maior índice de acertos e erros, e ajustar o conforto e desconforto durante a prova—ou seja, para mapear o máximo possível do dia do exame. Já o sistema de questões foi utilizado para complementar o PDF, focando exclusivamente em questões da banca do concurso.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lucas: Quando comecei a estudar para concursos eu cai de paraquedas sem saber de nada nem como estudar, daí pedi ajuda a concurseiros mais antigos e eles me falaram de ferramentas e cursinhos on-line, foi assim que encontrei o estratégia e vi que ali haveria o melhor custo benefício para mim.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Lucas: A diferença era notável, no começo eu estudava português em gramáticas e ia em busca de questões nos sites de questões, era uma preparação bem arcaica, mas eu não sabia. Enfim, depois do estratégia com os “milagrosos” PDFs e com o auxílio da trilha estratégica ficou mais fácil, mais direcionado, ganhei muito tempo e consegui aumentar substancialmente o ritmo de estudos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lucas: Quando assinei o estratégia eu comecei a estudar por ciclos, só avançava em determinada matéria quando finalizasse determinado assunto, mesmo que me tomasse o dia inteiro. Assim, eu tinha um ciclo de 5 matérias, quando terminava o assunto 1 da matéria x eu ia para o assunto 1 da matéria y e assim sucessivamente até finalizar cada matéria, daí adicionava uma nova matéria e as que estavam finalizadas eu separava apenas 1 pdf por semana para revisar. Em média estudava 6 horas líquidas por dia divididos entre manhã, tarde e noite
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Lucas: Minhas revisões eram semelhantes aos ciclos, revisava cada matéria por vez, ex.: começava por português do pdf 00 até o pdf 10, após isso ia para informática do pdf 00 até o pdf 16 e assim por diante até finalizar. Quando finalizava todas as matérias começava a bateria de simulados e anotações dos meus erros e dúvidas, dos quais fui lendo até o dia da prova!
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Lucas: Os exercícios permitem que você conheça a sua banca por completo. É neles que você identifica o perfil da banca, o que ela prefere, como lei seca, jurisprudência, doutrina, e o que ela não gosta. Não sei ao certo quantas questões resolvi desde o início dos meus estudos até hoje, mas no pós-edital de Olinda foram em torno de 3 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Lucas: No início senti muita dificuldade em direito administrativo, hoje sinto um pouco quando estudo contabilidade, mas a repetição é o melhor remédio para isso, “repete até você se sentir confiável”.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lucas: Minha semana foi mais parecida como o mês pré-prova, eram 2 simulados por semana com anotações de rascunho e releitura dos pontos principais em pdfs.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Lucas: Sim, a discursiva não deve ser deixada de lado, o estudo do português auxilia muito nessa parte. Eu praticava, fazia uma redação por semana com temas variados e relacionados ao cargo que estudo, além disso buscava pessoas diferente que pudessem avaliar e me darem o retorno da redação para que eu pudesse melhorar em textos futuros.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lucas: O principal erro foi querer correr demais no início da preparação e me comparar com os aprovados, o que eles faziam eu colocava na cabeça que tinha que fazer melhor e não aguentava. Os principais acertos foram a disciplina e a persistência em alcançar a aprovação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lucas: Sempre pensei, principalmente quando você reprova em um concurso. Para voltar a estudar era só olhar a conta bancária e o portal da transparência, isso sempre funciona.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lucas: Não desista, no fim vale a pena, você deixa de sair, reprova, se aperta. Todavia, não é porque você tem apenas um horário para estudar que não irá conseguir, comece e vá até dar certo. Sei que muitas pessoas trabalham, estudam, possuem filhos, mas estude! toda hora de estudo é válida e em um domingo qualquer você será aprovado!