Aprovado em 2º lugar (PCD) no concurso da Polícia Penal de Pernambuco
Policial (Agente, Escrivão e Investigador)
“O Estratégia é muito bem falado e quando comecei a estudar para concursos, vi muitas pessoas comentando e indicando o Estratégia”.
Confira nossa entrevista com Lucas Mendes, aprovado em 2º lugar (PCD) no concurso da Polícia Penal de Pernambuco:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lucas Mendes: Sou farmacêutico, tenho 27 anos e nasci em Caruaru (PE).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Lucas Mendes: A segurança de uma estabilidade é o foi o maior objetivo para começar a estudar para concursos, porém, a área policial sempre me chamou a atenção por ser uma área honrosa e muito importante. Assim que decidir estudar para concursos, sem dúvidas a área policial foi a escolhida mesmo sendo totalmente diferente da minha formação acadêmica.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Lucas Mendes: Eu trabalho desde os 17 anos e com 22 já na faculdade, comecei a estudar para concursos, conciliando trabalho, faculdade e estudo para concursos, levando minhas anotações e PDFs para todo lugar possível e lendo e revisando sempre que possível. Talvez por isso a minha primeira aprovação demorou um pouco, pois era um mundo totalmente novo para mim.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Lucas Mendes: Passei para praça da PMPE 2018, Polícia Civil de Alagoas 2021 e Polícia Penal de Pernambuco 2022 em 2º lugar das vagas destinadas a PCD. Sem dúvidas irei continuar estudando, almejando concursos na área de perito e até concursos federais.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Lucas Mendes: Vida de concurseiro é bem difícil, porém, tudo é um meio termo, não ser pode ser extremo em nenhuma opção (sem sair para nenhum lugar ou saindo sempre), além disso, a disciplina e constância fazem com que o longo prazo seja um aliado na preparação.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Lucas Mendes: Sou casado, não tenho filhos, mas o desejo de ter filhos se torna motivação para o estudo. O apoio da família e amigos nem sempre foi presente e até o presente momento também, pois poucos entendem a importância e o vasto mundo dos concursos e suas dificuldades que vão muito além de “SÓ ESTUDAR”.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Lucas Mendes: Direcionado a este concurso foram 10 meses, porém de estudo já se vão 5 anos sem parar. As dificuldades, a vontade de passar, de ser policial e dar uma vida melhor a minha família, seguem sustentando e motivando todos os dias.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lucas Mendes: Sempre preferi vídeo aulas, PDFs, e muitas anotações, pois assim conseguiria fazer meu horário, revisar e montar meu próprio material de estudo e revisão. O ponto negativo é a necessidade de ter disciplina elevada e quando se tem dificuldade em algum assunto, é mais complicado para sanar as dúvidas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lucas Mendes: O Estratégia é muito bem falado e quando comecei a estudar para concursos, vi muitas pessoas comentando e indicando o Estratégia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Lucas Mendes: Sim, o material de estudo de outros cursos era muito genérico, tornava o estudo muito impreciso. Eu não otimizava meu tempo de estudo, pois estava estudando muitos assuntos que não cairiam na minha prova, além da falta de cuidado com o matinal escrito.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lucas Mendes: Eu preferia estudar somente duas matérias por vez, e a cada 15 dias eu mudava as matérias para não ir fadigando. Estudava em média 2 horas líquidas, pois não conseguia mais que isso.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Lucas Mendes: Tudo que ajudava eu fazia, simulados, revisões e flash cards, porém só fazia depois de passar a pela segunda vez pelo assunto, pra poder entender o macro e depois ir entendendo os detalhes, a cada 15 dias revisava os assuntos da matéria a ser estudada.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Lucas Mendes: Muito importante, pois por diversas vezes me deparei com a situação de saber o assunto e não conseguir responder a questão, cada banca tem sua peculiaridade na forma de cobrar e até com os erros na resolução de questões, pois ainda aprendia e na próxima lembrava que já tinha errado e não errava mais.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lucas Mendes: Direito, pois vim da área de saúde, logo nunca tinha estudado nenhum direito, a alternativa foi estudar mais, e procurar professores que tivessem uma didática melhor.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lucas Mendes: As duas semanas pré-prova foram de revisão geral, todas as matérias, inclusive redação. Já a partir do dia anterior eu descansei, oque tinha a ser aprendido já foi aprendido e no dia anterior não dá mais tempo, a estratégia foi descansar a mente para no outro dia estar 100%.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Lucas Mendes: Sempre estava lendo sobre atualidades e aprendendo assuntos novos. Não pode deixar para estudar a redação na última hora.
Estratégia: Como foi está sendo a preparação para o TAF e para as demais etapas?
Lucas Mendes: O TAF também não pode ser deixado de lado, a final muitas provas não se tem tempo necessário para se preparar para ele, então tem que já estar preparado e assim quando sair a convocação para o TAF já estaria fazendo boa parte dos testes exigidos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lucas Mendes: Acerto principal, foi a paciência, saber que é um processo longo e demorado. Erro principal, foi deixar se desmotivar por um período, assim parando de estudar, pensando que iria ser em vão o esforço e não iria conseguir.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lucas Mendes: Sim, várias vezes, não é só estudar, pois se dedicar a concurso envolve muitas dificuldades, as vezes estagnar por um tempo para poder seguir em frente. Mas a vontade de vencer, o sonho de conseguir ser policial e dar uma vida melhor a minha família, me mantiveram firme.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lucas Mendes: É saber que é difícil, é cansativo, que o apoio da família e amigos nem sempre é presente, pois poucos entendem a importância e o vasto mundo dos concursos e suas dificuldades que vão muito além de “SÓ ESTUDAR”, mas seguir firme com paciência, constância e disciplina, pois no final vai valer a pena.