Aprovado em 64° lugar (Cotas) no concurso PP-BA para o cargo de Agente Penitenciário
Concursos Públicos“[…] Observe quais são os hábitos de quem conseguiu passar em concursos e imite. Eu fiz isso. E claro, faça parte do maior e melhor preparatório para concursos, o Estratégia!”
Confira nossa entrevista com Lucas Amorim da Costa, aprovado em 64° lugar (Cotas) no concurso PP-BA para o cargo de Agente Penitenciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lucas Amorim da Costa: Estou me formando em Segurança Pública, completei 21 anos nesse mês de dezembro de 2024.
Sou de Itiúba, um município com quase 40 mil habitantes, no interior da Bahia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lucas: A estabilidade e oportunidade de trabalho. Por morar no interior, as coisas aqui são muito difíceis, principalmente no que tange ao trabalho. Nos concursos públicos vi uma forma de conseguir um trabalho digno através do meu esforço diário, sem depender de indicação ou de politicagem.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Lucas: Quando passei no meu primeiro concurso, eu tinha recém completado os 18 anos, então ainda não trabalhava. Na jornada pra Polícia Penal da Bahia, já trabalhava em outro concurso na minha cidade, cujo tem a escala 12h por 60h, conseguia conciliar tranquilamente.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Lucas: Meu primeiro concurso foi aos 18 anos pro cargo de Recenseador do IBGE, nele passei entre os 10 primeiros e pude ver que concurso não era carta marcada, bastava estudar e se dedicar. Desde então passei a buscar melhores oportunidades, passei em 1º lugar pro cargo de Vigilante, na Câmara Municipal da minha cidade, função essa que exerço atualmente. Todo mundo dizia que só passaria quem era parente de vereador ou ligado ao prefeito, mas persisti e conquistei a vaga.
Passei também pro cargo de Agente Comunitário de Saúde, em 1º lugar, mas não tomei posse.
Passei pro cargo de Soldado da Polícia Militar de Pernambuco e, recentemente, pra Polícia Penal da Bahia, instituição que desejo pertencer, estou no aguardo das próximas fases.
Além desses, passei em concursos menores de prefeituras vizinhas.
Sempre gostei de fazer provas para me manter estudando e em contato com o ambiente de prova. Muitos estudam bastante, mas perdem o próprio emocional no dia da prova.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Lucas: No pré-edital mantenho uma rotina equilibrada, mas na reta final costumo ficar sem as redes sociais e abdicar dos momentos de lazer.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Lucas: Para falar a verdade, muitos achavam impossível passar em concurso, por essa crença de ser carta marcada. Mas desde que eu mostrei que era possível, muitos demonstram apoio.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Lucas: Desde que saiu a notícia que a banca pra PPBA seria a FGV, eu comecei a resolver questões passadas, em especial de português, e também via aulas de resolução de exercícios dos professores do Estratégia. Mantive algo em torno de 4 meses de estudos voltados pra esse concurso.
Para manter a disciplina, eu tentava sempre começar o dia já estudando. Quando eu não estudava logo pela manhã, era mais difícil começar em outro horário.
Quando estava cansado, tentava estudar pelo menos um pouco, para manter o hábito.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lucas: Raramente utilizei PDF, só pra alguns tópicos de Direito. Gosto mais das videoaulas. Tenho uma extensão no navegador que me permite assistir a aula até na velocidade 5x. Então, por vezes, assistia em 3.5x e otimizava bastante o tempo, daí já partia para as questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lucas: Logo quando comecei a estudar pro IBGE, pesquisei sobre a melhor plataforma, e o Estratégia sempre aparecia em primeiro lugar.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Lucas: O diferencial são os ótimos professores que o Estratégia possui, a plataforma é fluída e organizada, além de que, sempre tem questões para fixação ao fim de um tópico.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lucas: Nunca tive um cronograma engessado ou fixo, buscava sempre estudar duas ou três matérias por dia com qualidade, tentava sempre organizar quais serão elas na noite anterior. Algo em torno de 1h30 cada.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Lucas: Quando eu sentia que precisava retornar em um tópico, fazia questões com comentários dele, caso eu sentisse muita dificuldade, recorria à videoaula. Também não tinha nenhum cronograma engessado de revisões. Simulados fazia pós-edital, pelo menos dois por mês, e fazia em questões dos tópicos que eu tinha desempenhado mal.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Lucas: É a principal aliada do concurseiro. No dia da prova você vai fazer questões. Já devo ter feito mais de 15 mil questões, contando com a plataforma de questões, pdfs e resoluções em vídeo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lucas: Para PPBA em especial, tive bastante dificuldade em português, apesar de ser uma matéria a qual eu tinha contato frequente, a FGV traz um português diferenciado, no qual, se você não estudar pelas questões anteriores, você se dará muito mal.
Tive uma certa dificuldade em Direito Administrativo também, por ser uma matéria mais abstrata e eu tive pouco contato com ela até a PPBA.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lucas: Revi os simulados que tinha feito e fiz questões dos tópicos que eu mais tinha dificuldade. No pré-prova eu descansei e vi a Revisão de Véspera do Estratégia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Lucas: Tirei 18.70 de 20.00 na discursiva da FGV, ganhei algumas colocações com essa nota. Eu treinava quase toda semana, fazia redações de tópicos que poderiam cair na prova. Caiu um tema parecido e eu já tinha argumentos para escrever sobre o tema. Além disso, mandei umas 3 redações para um amigo que entende bastante para corrigir.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lucas: Eu acredito que apesar do bom resultado na redação, eu deveria ter treinado mais e ter solicitado mais correções. Deveria ter estudado mais nos fins de semana também.
De acertos, ter começado já no pré-edital a fazer questões da banca, me deu grandes passos na frente dos meus concorrentes. Saber o período em que deveria deixar o celular e redes sociais de lado e focar no objetivo me ajudou a ter poucas distrações e pensar o dia inteiro no concurso. E ter feito os simulados e focado em revisar no que estava errando.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lucas: Não. Eu escolhi vencer na vida através dos concursos. Não vejo hoje nenhuma porta a não ser essa. Houve momentos de desânimo, mas eu estudava pouco e descansava.
Eu sabia que era uma excelente oportunidade para eu realizar meu objetivo em ser policial no meu estado, e era isso que eu tinha em mente.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lucas: Ouça podcasts e veja entrevistas como essas, de quem conseguiu chegar onde hoje você almeja. Observe quais são os hábitos de quem conseguiu passar em concursos e imite. Eu fiz isso. E claro, faça parte do maior e melhor preparatório para concursos, o Estratégia!