“Mantenha seu foco, irá ter pessoas que não sabem seu esforço dizer que não tem como conseguir. O desânimo aparece, mas o objetivo final é recompensador […]”
Confira nossa entrevista com Luan Alves de Santana, aprovado em 32° lugar no concurso SEAD-SE para o cargo de Contador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Luan Alves de Santana: Sou formado em ciências contábeis pela Universidade Federal de Sergipe, tenho 28 anos e sou de Paripiranga – BA.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Luan: Sempre gostei da área pública, mas não queria ficar à mercê de cargos comissionados, procurei a estabilidade nos concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Luan: Sim, geralmente colocava os estudos como meta a ser cumprida, mesmo que o cansaço esteja forte, trabalhava pelo dia, a noite estudava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Luan: Apesar de na maioria das vezes não ter ficado nas vagas imediatas, fiquei em qualificação de aprovado ou seja lista de espera nos concursos de prefeituras como Marechal Deodoro/AL, Simão Dias/SE no cargo de contador e agente administrativo respectivamente, também fiquei na EBSERH e UFBA para o cargo de técnico em contabilidade e mais recentemente fiz um REDA (Regime Especial de Direito Administrativo) para SESAB (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) no cargo de Analista Técnico em Contabilidade, nesse fui convocado e alocado na cidade de Ribeira do Pombal/BA e permaneci até a atual convocação para SEAD/SE no cargo de contador.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Luan: Reduzi bastante a questão de saídas, o convívio com meus amigos na maior parte das vezes era por rede social, usava o tempo livre mais com a namorada e família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Luan: Sim, alguns com palavras de incentivo, ou dando mais liberdade para realizar certas tarefas no meu tempo. Tenho um grupo no WhatsApp com dois amigos meus concurseiros e sempre damos palavras de apoios e ficamos felizes com as conquistas um do outro.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Luan: Sendo sincero para o concurso da SEAD SE fiquei focado por 2 ou 3 meses, que foi quando comprei o curso do estratégia, antes disso não tinha um estudo tão rotineiro, era mais quando sobrava tempo. Para manter a disciplina, pensava muito no objetivo final e fiz um cronograma próprio.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Luan: Como o tempo de preparação até a prova era curto, me concentrei 100% nos PDFs, eles eram direto ao ponto e com questões suficientes para auxiliar na fixação de conteúdo, a única desvantagem que senti foi que não tinha tanto costume em usar somente um método.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luan: Quando comecei a voltar meus olhos para os concursos, eu fui pesquisar cursos referências e o estratégia era o mais comentado.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Luan: Já estudei com outros materiais e o que me incomodava era alguns resumos não tão bem elaborados, mas nada gritante ao ponto de desistir de seguir.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Luan: Sim para as duas perguntas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Luan: Senti, os PDFs eram com uma didática de fácil compreensão, ainda existindo versão simplificada e com marcações de aprovados.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Luan: Primeiro joguei numa planilha todas as disciplinas suas respectivas quantidades de aulas, selecionava as disciplinas que tinham maior peso como prioridade e visava ter duas disciplinas por dia, foram em torno de 3 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Luan: Geralmente minhas revisões eram ler as marcações e responder uma leva de questões como se fossem um simulado.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Luan: Ajuda a fixar conteúdo, principalmente quando são questões que você ver comentários, a partir daí você procura entender quando erra, para esse concurso específico não tenho certeza, pois fiz direto nos pdfs, mas em um site específico de questões no ano passado eu tinha respondia 1004 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Luan: A parte de raciocínio lógico foi o que tive mais dificuldade em absorver, foi muito na tentativa e erro para entender, na prova em si notei que não tive o mesmo desempenho que nos simulados com a disciplina de contabilidade geral, penso que isto se deva ao fato de alguns conteúdos eu tenha tido contato a mais tempo que os outros.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Luan: Na semana da prova foquei muito em responder questões, e pesquisar sobre o parecer técnico que era a prova discursiva. O dia pré-prova eu participei de um aulão de um curso local de Aracaju focado nesse concurso especificamente.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Luan: Não foi a mais correta, visto que acabei vendo somente na última semana, mas graças a ajuda de uma colega eu consegui entender a metodologia que seria o foco da parte discursiva.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Luan: Erros: Deixar alguns assuntos e redação pro momento mais próximo da prova, as vezes deixar a procrastinação ganhar espaço em um momento que não deveria.
Acertos: Focar, apesar dos erros o tempo que passei me preparando estive a todo momento do meu dia ver algo relacionado, responder questões, não passar um dia sem responder pelo menos uma.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Luan: Desistir não, mas já me perguntei se eu estava seguindo o caminho correto ou se era algum devaneio meu já que sempre ficava em lista de espera.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luan: Mantenha seu foco, irá ter pessoas que não sabem seu esforço dizer que não tem como conseguir. O desânimo aparece, mas o objetivo final é recompensador, o que posso dizer é o clichê de não desistir, aprendi que esforço muitas vezes ganha do talento.