“Adquirir os produtos do Estratégia, se preparar para uma primeira fase fazendo muitas questões, na segunda fase escolher uma disciplina que você goste de estudar, que se identifique e siga as instruções dos professores, porque eles conhecem o caminho que, com certeza, a aprovação vem.”
Confira a nossa entrevista com Liviane Ferreira da Silva Barra, aprovada no 41º Exame de Ordem Unificado:
Estratégia: Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Liviane Ferreira da Silva Barra: Tenho 38 anos e ainda não conclui a minha graduação. Concluo esse ano.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Liviane: Sou casada, mãe, estudo ainda, me dedico à igreja, sou motociclista e participo de moto clube, faço estágio em escritório. Ou seja, tive que conciliar tudo isso com os estudos, para a aprovação na OAB.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Liviane: Sim, foi a primeira vez.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovada?
Liviane: Ímpar. Fiquei muito feliz. Sensação de dever cumprido. Eu sempre sonhei em terminar a faculdade, não como bacharel em direito, mas como advogada.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Liviane: Alguns sim e outros não, mas o meu diferencial foi adquirir todos os produtos do Estratégia Concursos. O curso, o Vade Mecum e a Mentoria e seguir todas as instruções. Manter um ritmo de estudo e foco.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Liviane: Não me isolei. Apenas mantive uma organização. Estudava 5h por dia, mas nem sempre foi possível. Eu tentava manter essa rotina e nas outras horas, mantinha a minha vida social. Foram 60 dias de preparação. Nas últimas duas semanas, fiquei 100% concentrada na prova.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Liviane: Seguia o cronograma que foi preparado pela mentoria. PDF, treino de peças, fiz esqueletos de peças e colava parte na parede do quarto e assisti videoaulas. Também fiz leitura de lei seca e súmulas. Quero fazer um destaque ao Vade Mecum 10 edição, simplesmente incrível. Fiz a aula de marcação de Vade e manuseava sempre que possível, para me familiarizar com os artigos e súmulas, para encontrar tudo de forma mais rápida.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB?
Liviane: Há quase 10 anos, antes de iniciar a faculdade, estudava para concursos públicos e já havia adquirido produtos do Estratégia anteriormente.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Liviane: Compromisso com a aprovação do aluno. O LDI onde encontramos o PDF junto com a videoaula e a mentoria. Sinceramente, foi a melhor escolha que fiz. Quero destacar a professora Gabriela Marques e o professor Ivan, que foram mais que mentores para mim. Entregaram muito. Devo isso a eles. Junto com Cris e toda a turma de Penal.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Liviane: Sem dúvidas. Terei gratidão eterna ao Estratégia, o melhor curso. O Estratégia não vê o aluno como um número e há, sim, um comprometimento em aprovar o aluno.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Liviane: Eu comprei 3 cadernos. Um de Direito Penal, outro de Processo Penal e um de caderno de erros. E assim dividi as matérias. Eu sempre fazia uma leitura da aula anterior para fixar e o treino de peças e questões foram o diferencial para memorizar, mas a leitura de súmulas várias vezes também, foi muito importante.
Com o caderno de erros, eu voltava aos assuntos que errava.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Liviane: Em 60 dias, eu sai do 0 ao 100%, porque eu não tinha feito uma peça. Na faculdade, fiz apenas uma peça de prisão que não cai na OAB. Então, essa situação me deixou muito insegura. Mas, com a Mentoria, fiquei mais confiante e resolvi ser ensinável. Tinha medo de algumas peças e venci isso com muito treino.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Liviane: Focava mais na parte prática, refazendo provas anteriores e o que errava via uma videoaula e relendo o meu caderno de erros, tentando não deixar passar nada que tivesse dúvidas.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos. Por outro lado, também vemos aqueles que preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Liviane: Isso é muito pessoal, porque tem o emocional atrelado a isso. Eu não abro mão de uma semana mais intensa e foco total. No meu caso, todo tempo possível estava estudando e o Aulão de Véspera fez toda a diferença para a minha aprovação.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Liviane: Escolhi Direito Penal, porque eu sempre gostei de estudar essa área, também pela quantidade de peças que caem com frequência nos últimos exames de repetirem. Mas não poderia deixar de enaltecer que sou fã do Professor Cristiano e o Professor Ivan, pois já os conhecia pelas videoaulas antes de ser aluna do Estratégia.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Liviane: Cronometrar melhor o tempo na confecção das peças, porque na prova achei 5h pouco. A minha nota poderia ser maior, porque deixei de colocar teses que sabia, mas não tive tempo de colocar. Fui uma das 3 últimas a sair do local de prova.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Liviane: Muito conteúdo, muita coisa nova que não é faculdade, não é abordado com profundidade. Por eu ser acadêmica, isso me causava insegurança diante de tantas reprovações e a minha principal motivação, foi o sonho de me formar já advogada.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Liviane: Eu diria que: Adquirir os produtos do Estratégia, se preparar para uma primeira fase fazendo muitas questões. Na segunda fase, escolher uma disciplina que você goste de estudar, que se identifique e siga as instruções dos professores, porque eles conhecem o caminho que, com certeza, a aprovação vem.