Aprovado no concurso PM CE para o cargo de Soldado (concurso em andamento)
Policial (PM/BM - Praças)“Para mim a realização de exercício foi a parte principal nessa trajetória, nunca saí de um exercício que eu errei sem aprender algo a mais. Eu sempre anotava o erro cometido em uma questão para não o errar novamente. Durante os 3 meses de estudos eu realizei 9 mil questões”
Confira nossa entrevista com Levy Rufino, aprovado no concurso PM CE para o cargo de Soldado (concurso em andamento):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Levy Rufino: Meu nome é Levy Rufino, tenho 20 anos, no momento estou morando em Juazeiro do Norte e estou cursando o 4° semestre da faculdade de Direito.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Levy: O que me levou a estudar para concurso foi meu pai, pois ele é Policial Militar e sempre foi meu exemplo a ser seguido, minha inspiração. O motivo da área policial não foi diferente, eu sempre tive meu pai como espelho e escolhi seguir os passos dele.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Levy: Graças a Deus eu tive o privilégio de apenas estudar, ou seja, dediquei 90% do meu tempo ao estudo.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Levy: Contando com o da PMCE, já fui aprovado em 2 concursos sendo estes a Guarda Municipal de Crato e o último que foi Polícia Militar do Estado do Ceará.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Levy: Eu posso falar que abdiquei sim, pois pós-edital minha rotina era estudar, treinar e dormir.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Levy: Sou solteiro, não tenho filho e não namoro. Moro com meus pais e eles foram fundamentais para eu conseguir manter meu foco, pois sempre me motivaram a estudar com palavras e atitudes, além da minha motivação de dar orgulho a eles.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Levy: Como o edital foi modificado radicalmente, eu tive apenas três meses para me preparar para o concurso e pegar as novas matérias contidas no edital. Creio que a vontade foi o segredo, pois eu acordava e fazia as mesmas coisas de modo automático. Acordava, revisava, comia alguma coisa e ia pegar conteúdos novos.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Levy: Estudei exclusivamente pelos pdfs. A principal vantagem do pdf, no meu ponto de vista, é o estudo ativo, pois eu me disperso muito assistindo videoaula.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Levy: Sempre ouvi falar dos aprovados nos principais concursos do Brasil
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material? (Pode citar uma ou mais ferramentas que mais te ajudaram na preparação).
Levy: Senti uma diferença muito grande, pois eu acordava e já sabia meu planejamento, o que eu ia fazer, as questões que ia resolver, ou seja, o passo estratégico organizou e direcionou todos os meus passos a serem seguidos durante essa trajetória
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Levy: Meu plano de estudos não foi tão bem trabalhado, tendo em vista o pouco tempo que eu tinha para pegar várias matérias novas do edital. Eu revisava todo dia das 7:00 às 8:00 e o resto do dia eu pegava as matérias novas e fazia questões.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Levy: Sim, eu sempre fazia meus resumos e também anotava todos os meus erros de questões realizadas, além dos simulados realizados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Levy: Para mim a realização de exercício foi a parte principal nessa trajetória, pois como eu falei anteriormente, eu nunca saí de um exercício que eu errei sem aprender algo a mais. Eu sempre anotava o erro cometido em uma questão para não o errar novamente. Durante os 3 meses de estudos eu realizei 9 mil questões.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Levy: Minha maior dificuldade é RLM e não superei kkkk.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Levy: Na semana que antecedeu a prova eu fiquei muito ansioso, teve dias que não consegui manter o ritmo esperado, mas deu certo.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Levy: Eu nunca deixei de treinar para o TAF, mesmo no pré-edital, pois além de me preparar para o TAF eu matinha minha saúde mental.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Levy: O maior acerto foi a constância, pois durante esses 3 meses não teve um dia que eu deixei de estudar.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Levy: Não, pois eu vinha de uma aprovação na GCM e sabia que estava no caminho certo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Levy: O que eu aconselho é nunca parar de estudar. É muito sofrido, requer muita dedicação, mas no final sempre vale a pena. Apesar de eu ter 20 anos, eu carrego comigo 3 reprovações em outros concursos, ou seja, antes da aprovação pode haver reprovação. Não se deixe abalar.