Aprovado em 7° lugar para Especialista Portuário - Administrador no concurso APS SANTOS
Concursos Públicos“[…] De pouco em pouco, você vai ter certeza na resolução de questões que no começo você nem sabia por onde começar a resolver. Todo conhecimento adquirido vai se acumulando […]”
Confira nossa entrevista com Leonardo Marques Silva, aprovado em 7° lugar no concurso APS SANTOS para o cargo de Especialista Portuário – Administrador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Leonardo Marques Silva: Sou formado em Administração de Empresas pela Strong Business School de Santos, tenho 27 anos, nascido em Santos-SP, cidade na qual continuo morando.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Leonardo: Além dos atrativos já conhecidos da remuneração e estabilidade, eu sentia a necessidade de trabalhar com algo que eu pudesse gerar um impacto positivo na sociedade, possibilidade que eu encontrei na área pública.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Leonardo: Eu me dediquei exclusivamente aos estudos desde que comecei a preparar para prestar concursos públicos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Leonardo: Além da minha aprovação em 7º lugar no concurso da APS para Especialista Portuário – Administrador, eu fui aprovado em 3º lugar no cargo de Auditor Fiscal de Tributos Municipais de Mongaguá, concurso que se encontra temporariamente suspenso no momento. Além dos concursos em andamento no qual estou participando, não tenho a intenção de prestar novas provas após essa aprovação que eu tanto buscava.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Leonardo: Eu busquei dedicar boa parte do meu tempo de segunda à sexta aos estudos, sempre visando deixar o meu final de semana livre para que eu pudesse aproveitar o meu tempo com minha namorada, amigos e família, então eu sinto que consegui viver muito bem essa época.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Leonardo: Primeiramente, a torcida da minha namorada, da minha família e dos meus amigos foi fundamental para me manter animado durante esse período de estudos. Além disso, sinto que o apoio dos meus pais e do meu irmão foi imprescindível, indo da ajuda com os custos envolvidos nessa jornada até as caronas para os locais de prova, muitas vezes em outras cidades.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Leonardo: Estudei por mais de dois meses focado no concurso da APS, após ter prestado mais de uma dezena de outros concursos, sendo que comecei a estudar para concursos no começo do ano passado. O cargo sendo na minha área de formação, com uma ótima remuneração e ainda na minha cidade natal (e atual) foram todos pontos que me mantiveram estudando firme em busca desse resultado.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Leonardo: Estudei quase que totalmente por cursos em PDF que, por um lado, exigiam maior disciplina da minha parte (uma vez que os estudos dependiam quase que 100% de mim apenas), e, por outro, permitiram-me estudar com maior tranquilidade, no meu próprio ritmo, de acordo com as minhas necessidade e até mesmo de acordo com o meu ânimo no dia.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leonardo: O primeiro contato foi por propagandas em redes sociais, em especial no Youtube.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Leonardo: Estudei direto com o Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Leonardo: Durante os meus anos de estudos antes de prestar concursos públicos, percebi o quão importante é, para mim, um material de estudos bem formulado. Com os PDFs do Estratégia, eu pude aproveitar um material de qualidade superior a qualquer outro que tive acesso, indo das teorias, explicadas com clareza e completude, até a grande quantidade de questões comentadas, que contam cada uma com um passa a passo de como as resolver caso seja necessário.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Leonardo: Eu busquei me dedicar a três matérias por dia, gastando em média 2 horas para cada, totalizando 6 horas no dia. Na prática, variações ocorriam. Já cheguei a usar 8 horas de estudo num dia quando eu lidei com muitas matérias novas para um concurso mais “puxado”, e já cheguei a estudar 4 horas durante um bom tempo quando eu estava apenas revisando matérias que já conhecia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Leonardo: Eu revisei boa parte dos conteúdos com base nas questões comentadas, mas, dependendo da matéria, utilizei também os resumos e mapas mentais do próprio material do Estratégia, além da eventual leitura de “leis secas” quando necessário.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Leonardo: Sinto que a resolução de exercícios foi a principal ferramenta que utilizei nessa jornada de concursos. Sentia que elas eram indispensáveis para eu me acostumar com os conteúdos que poderiam ser cobrados em minhas provas, o que me ajudou muito nessa preparação. Não sei dizer ao certo quantas questões resolvi durante todo esse tempo, mas muitas vezes eu cheguei a resolver 40 questões por matéria, totalizando 120 em um dia, durante as minhas revisões para concursos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Leonardo: Sinto que as minhas maiores dificuldades foram, no início, com as matérias de Direito, que sempre estão presentes de alguma forma em provas de nível superior. Tive pouquíssimo contato com a matéria antes dos estudos para concurso público, então tudo era novidade para mim. No entanto, a insistência foi a chave para eu dominar esses conteúdos, lendo todas as aulas com calma, lendo e relendo diversas questões comentadas e resumos, e até mesmo lendo algumas leis na íntegra. Depois de algum tempo, era como se eu estivesse habituado com o “idioma” que estavam usando.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Leonardo: Eu sempre buscava seguir o meu cronograma habitual de estudos, mas fazia algumas pequenas modificações, dedicando menos tempo para matérias que eu estava mais seguro, enquanto dedicava mais tempo para matérias que exigiam algumas “decorebas”, normalmente em relação a leis.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Leonardo: Eu diria que meus principais acertos foram usar o material do Estratégia desde o começo, o que foi indispensável para que eu pudesse me organizar melhor desde o princípio, e também nunca ter parado de estudar, pois eu senti que todo o conhecimento para concursos era cumulativo, com assuntos que eu já havia estudado constantemente retornando, e cada vez pareciam mais fáceis de entender. Quanto aos erros, sinto que dediquei pouco tempo de estudo para matérias que eu não dominava no começo, o que me fez demorar mais do que poderia para aprender certas matérias, e também demorei para começar a ler leis na íntegra, que logo se mostrou uma atividade indispensável para revisões principalmente.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Leonardo: Nunca cheguei a desistir, mas me desanimei em certos momentos com o desgaste que vinha com estudos e a aprovação que não veio fácil. Minha namorada foi a minha principal motivadora nessas horas, que me trazia conforto em momentos difíceis, e que sempre me lembrava qual era o futuro que eu estava buscando com todo aquele esforço. Sinto que manter por perto pessoas que se importam assim com você, e com o que você quer, é a melhor fonte de motivação que se poderia ter.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leonardo: Eu sinto que manter o ritmo é o mais importante. Eu diria que é extremamente difícil, se não impossível, absorver toda a vasta gama de conhecimentos que um concurso de alto nível exige, e ainda passar na primeira tentativa. Porém, encontrar o seu ritmo te ajuda a absorver, aos poucos, todos esses conhecimentos. Tentativa e erro fazem parte tanto do planejamento dos estudos, quanto da realização de provas. Aprender com todo e qualquer erro é fundamental. De pouco em pouco, você vai se sentir mais seguro em relação a matérias que você nem havia tido contato antes. De pouco em pouco, você vai ter certeza na resolução de questões que no começo você nem sabia por onde começar a resolver. Todo conhecimento adquirido vai se acumulando. E então, com o tempo, a sua aprovação acaba chegando de maneira natural, como consequência de todo o seu esforço.