Aprovado em 1° lugar PCD no concurso TJ RJ para o cargo de Técnico Judiciário na 5ª Região
Tribunais“Nunca desistam dos seus sonhos. Todos são capazes, mantendo o foco, disciplina, abdicando do lazer para, no futuro, poder ter tranquilidade e conforto, proporcionando à sua família também. Concurso é como uma fila. Você está nela aguardando sua vez, até porque estudar não é para passar, e sim até passar.”
Confira nossa entrevista com Leonardo Almeida de Oliveira, aprovado em 1° lugar PCD no concurso TJ RJ para o cargo de Técnico Judiciário na 5ª Região:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Leonardo Almeida: Eu me chamo Leonardo Almeida de Oliveira. Tenho 41 anos, moro na cidade de Valença (RJ). Sou formado em Técnico em Contabilidade e Gestão Pública, com ênfase na parte pública em Orçamento Público , Finanças e Licitações.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Leonardo: Eu percebi que o concurso público é uma ótima forma de crescimento profissional, privilegiando a meritocracia, sempre apoiada pela minha mãe, que foi uma das maiores incentivadoras para que eu estudasse, fosse sempre o melhor em tudo que fizesse, a diferença.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Leonardo: Eu trabalhava na iniciativa privada como ambulante, mas sempre estudando. Me formei em 2005 em Contabilidade. Aí resolvi prestar um concurso pra técnico em contabilidade, estudando 5 horas por dia, sempre depois das 23:00, único horário disponível, por causa do trabalho e estudos.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Leonardo: Eu já fui aprovado em 3 concursos contando com esse último, sendo que o primeiro concurso foi em 2005 passando em 1º lugar para Técnico em Contabilidade na Prefeitura de Rio das Flores-RJ. O segundo concurso que consegui êxito foi o da Prefeitura de Valença-RJ em 2012, passando em 5º para Técnico em Contabilidade ll. Depois desses, bati na trave em vários concursos, sendo contemplado com este agora do TJ-RJ passando em 1º na cota PCD para a 5ª região. Pretendo fazer Faculdade de Direito e ser aprovado no concurso da magistratura
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Leonardo: Sempre fui uma pessoa bem reservada, caseira, priorizando os estudos para poder dar uma vida melhor para os meus pais. Preferia curtir a família, saindo algumas vezes com colegas de trabalho.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Leonardo: Não sou casado, mas namoro. Não tenho filhos. Minha família sempre me apoiou mesmo que sempre há pessoas que acham exageros estudar demais, porém eu tenho uma meta e pretendo cumpri-la. Um grande esforço agora é necessário para que mais adiante se possa adquirir tranquilidade para uma vida inteira.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Leonardo: Eu comecei a estudar em 2020. Após a suspensão do concurso, aconteceram alguns contratempos, e retornei em novembro de 2020, mantendo o foco e disciplina, com estudos de forma qualitativa e organizada, mesmo tendo perdido minha mãe em junho do ano passado, quase me fazendo desistir, mas consegui reunir forças para continuar, pois isso é que ela ia querer, pois sempre foi minha maior incentivadora e motivadora.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?
Leonardo: Por causa da minha deficiência visual, eu priorizei as vídeo aulas, por contar com excelentes professores e depois lendo o material em PDF, principalmente o simplificado, que me direcionava bem nos estudos. A única desvantagem que presenciei foi a desativação do site, precisando ter que reiniciar se o vídeo ficar pausado por alguns minutos. Fora isso, foram muito mais vantagens.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leonardo: Por meio da internet e propagandas no YouTube. Aí analisei, vi as aulas demonstrativas e gostei muito, unindo custo e benefício.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Leonardo: Eu antes experimentei outros, por causa da facilitação do pagamento, mas comprovei que não estava me dando o retorno necessário e fiz um esforço e adquiri o Estratégia, e não me arrependi.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Leonardo: Já tinha feito, mas me arrependi. Não atendeu às minhas expectativas. Não fui aprovado. Nos outros concursos fui aprovado assistindo aulas no YouTube pelas vídeo aulas do Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material?
Leonardo: Sim. Me deu um direcionamento, pois o Estratégia tem além das videoaulas, PDF, tem um outro mecanismo muito bom que é o Fórum de dúvidas, além dos simulados que me mostrava onde eu precisava me aperfeiçoar.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Leonardo: Estudava 5 horas líquidas por dia com mais 1 hora para exercícios, intercalando sempre 3 matérias distintas todos os dias, mas sempre Português estando inserido nelas, por achar a matéria que dita o ritmo nos concursos públicos.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Leonardo: Eu procurava reescrever o que os professores escreviam nos slides, para ter uma maior fixação do conteúdo, sempre ao final com simulados sobre a matéria estudada com foco na banca do concurso.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Leonardo: É de suma importância para verificar o desempenho. Eu imprimia as questões, desligava o celular, colocava um cronômetro para ver quanto tempo conseguia resolver cada questão, para não correr o risco de me perder no tempo no dia da prova.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Como você fez para superar estas dificuldades?
Leonardo: Português. Tinha dificuldade em interpretação e compreensão de texto. Foi aí que no curso que uma professora conseguiu com sua didática fazer com que eu aprendesse de forma satisfatória e com eficiência. Ela é a professora Adriana Figueiredo. A professora de Português que fez meu desempenho chegar a praticamente 100% na parte de Português.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Leonardo: Fiz uma avaliação de desempenho e verifiquei os assuntos de cada matéria que precisaria reler, assistir aulas. As outras intensifiquei por meio de questões anteriores. E na véspera assisti a praticamente todo resumão de véspera feito pelo Estratégia.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Leonardo: Subestimar um pouco uma disciplina que você acha que não vá ter dificuldade na hora da prova. Todas as disciplinas merecem atenção, pois cada ponto faz uma diferença no resultado final.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Leonardo: Sim. Quando perdi minha mãe em junho repentinamente. O que me deu forças foi que ela tenha sido a pessoa que mais me incentivou a estudar, ser uma pessoa que fizesse a diferença, procurando ser o melhor. Sei que ela tá feliz onde quer que esteja, sentindo orgulho de mim
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leonardo: Nunca desistam dos seus sonhos. Todos são capazes, mantendo o foco, disciplina, abdicando do lazer para, no futuro, poder ter tranquilidade e conforto, proporcionando à sua família também. Concurso é como uma fila. Você está nela aguardando sua vez, até porque estudar não é para passar, e sim até passar.