Aprovado em 2º lugar para Agente Fazendário no concurso ISS-BH
Fiscal - Municipal (ISS)“[…] eu havia encontrado motivos muito fortes que me guiaram durante todo esse tempo e que nunca permitiram que eu desistisse, portanto, encontre seus motivos para passar no concurso dos seus sonhos, […]”.
Confira nossa entrevista com Leandro Magno, aprovado em 2º lugar no concurso ISS-BH para o cargo de Agente Fazendário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Leandro Magno: A primeira Graduação foi em Turismo com Gestão em Hotelaria, a segunda foi em Administração de Empresas. Tenho 42 anos e sou de Belo Horizonte.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Leandro: Minha família possui vários servidores públicos entre tias, primos e meus pais, além de amigos de idade próxima a minha. Meu pai (AFRE-MG) foi a maior inspiração e apoiador.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Leandro: – No concurso de 2018 da Prefeitura de Santa Luzia-MG, fui aprovado para Analista Administrativo em 37º lugar (57 vagas AC) e para Técnico Fazendário (7 vagas AC, tomei posse e entrei em exercício).
– 2º lugar na prova objetiva (14 vagas AC) para Agente Fazendário ISS-BH 2023/2024.
– 8º lugar na prova objetiva (7 vagas AC) para Auditor Fiscal ISS-Ribeirão das Neves-MG.
Sim, pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Leandro: Foi bastante restrita. Priorizei a família e eventos muito importantes de familiares ou amigos próximos, como aniversários, casamentos, etc. Durante sete anos não ingeri bebidas alcoólicas, era uma forma de comparecer a mais eventos sociais sem prejudicar demais os meus estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Leandro: Meus pais eram os maiores apoiadores. Meu pai sempre dizia que o dia em que eu passasse para um concurso relevante da área fiscal tributária seria o dia mais feliz da sua vida. Minha mãe acreditava muito no meu esforço e que um dia eu seria recompensado, ela sempre dizia para eu continuar e que em breve daria certo. Alguns amigos e familiares sempre apoiaram muito, mesmo nos momentos mais difíceis, diziam para eu estudar. Os demais familiares e amigos, no início apoiaram muito, mas, no meio da jornada (11 anos), questionavam se seria mesmo possível, se não haveria outra forma de “vencer na vida”, porém, no final, todos compreenderam que eu continuaria até passar, e foi isso que aconteceu. Aquelas pessoas que não me apoiaram e não me acompanharam até esta aprovação, na verdade, não gostavam mesmo de mim ou não tinham bastante afinidade, essa jornada corrigiu isto da melhor forma possível.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Leandro: Estudei durante 12 meses exclusivamente para Agente Fazendário ISS-BH (2023/2024). Algumas coisas ajudaram muito como:
– Assinatura Platinum;
– Estudar em uma biblioteca foi essencial (orientação do meu coach Prof. Ernani Junior, do meu psicólogo e de outros coachs). Não havia distrações, o objetivo de todos ali era estudar, o que gera um efeito no comportamento. Até o início de 2024 eu não estava estudando em uma biblioteca, mas, neste momento, o meu divórcio (12/2023) começou a atrapalhar e encontrei, na biblioteca, a maneira de manter a disciplina. Nos sábados próximos a prova chegava às 9h00 e saia as 21h00.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Leandro: Essencialmente cursos em PDF e quando tinha muita dificuldade utilizava vídeo-aula. Quando estava com pouco tempo, elegia uma das disciplinas para assistir vídeo-aulas durante o café da manhã, no trajeto de ida e volta do trabalho, no banheiro, assistia os vídeos repetidas vezes.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leandro: Desde 2014 já ouvia alguns colegas do cursinho falar que faziam um disciplina ou outra no Estratégia Concursos. Quando terminei este cursinho, comecei a buscar informações sobre os melhores materiais para concursos na internet, em fóruns, blogs, no youtube e sempre estava lá algum professor do Estratégia Concursos. Chegou a um ponto em que os professores mais recomendados por estes fóruns, blogs e canais do youtube eram do Estratégia Concursos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Leandro: Sim. Os primeiros cursos que eu fiz, tinham materiais desatualizados, não proporcionavam para o concurseiro inexperiente e para o mais experiente uma organização adequada, de maneira a levar o estudante a estudar disciplinas desnecessárias, tinham professores muito ruins.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Leandro: Enquanto eu estudava para Analista Tributário da RFB, fui aprovado no concursos da Prefeitura de Santa Luzia-MG de 2018 para Analista Administrativo e para Técnico Fazendário. Neste momento, apesar de a maioria dos meus materiais já serem do Estratégia Concursos, eu ainda utilizava materiais de outros cursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Leandro: Durante muito tempo estudei com materiais do Estratégia Concursos juntamente com materiais de outros cursos, mas em um determinado momento, a maioria dos meus professores já eram do Estratégia. Quando o Estratégia lançou a assinatura ilimitada, eu comecei a usar somente o Estratégia Concursos, o que melhorou substancialmente meus estudos, pois eu não precisava ficar perdendo tempo procurando materiais, realizando diversos pagamentos, logando em diversas plataformas, meus estudos ficaram muito mais organizados. Além disso a assinatura ilimitada é bem acessível, proporcionando o melhor custo benefício do Brasil. Desde 2014, eu tinha interesse em contratar um coach para concursos, mas não havia um nome de referência e os valores eram muito altos, então no final de maio de 2023 fiz a Assinatura Platinum (coachs aprovados nos concursos mais difíceis do país, com valores acessíveis e acesso a todas ferramentas do Estratégia) que me acompanhou nos meus melhores resultados (2º lugar para Agente Fazendário ISS-BH e 8º lugar Auditor ISS-Ribeirão das Neves).
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Leandro: No início não tinha plano de estudos, isso prejudicou muito. Fiquei muito tempo estudando para RFB sem previsão de edital, o que me levou a estudar disciplinas que só caiam para a RFB, além de perder muito tempo. Sempre estudei várias matérias ao mesmo tempo. O plano de estudos ideal só alcancei através da Assinatura Platinum com o coach professor Ernani Junior.
Quando não estava trabalhando, já cheguei a estudar 10 horas líquidas por dia em alto rendimento, porém isso não era sustentável, pois prejudicava a qualidade do meu sono e não sobrava tempo para atividade física nem uma alimentação adequada. Por fim, encontrei meu ideal, que era, quando eu não estava trabalhando, de 36 horas líquidas semanais, mantendo um período de sono adequado, sem exagerar no café, sem ingerir cafeína a tarde, sem ingerir energético, mantendo uma rotina de atividade física de 3 a 4 vezes por semana e uma dieta adequada.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Leandro: Durante muito tempo foi cometi o erro de não fazer revisões, porém na Assinatura Platinum, o coach Ernani Junior me ensinou a maneira mais eficiente de fazer revisões, através de resumos, simulados e questões. Inclusive, a partir da obrigação de fazer resumos para atender à metodologia do coach, percebi que meu cérebro ficava muito mais ativo ao fazer resumos do que simplesmente ler os pdf. Nas duas semanas que antecederam a prova do ISS-BH as revisões dos assuntos que eu tinha mais dificuldade foram muito importantes também. Além disso, no horário de almoço, no dia da prova, li várias vezes as fórmulas de matemática financeira que, apesar de ser um assunto que eu domino, no último ano de preparação não tive tempo de fazer questões, ainda sim acertei 14 questões em 15 de Raciocínio Lógico Matemático que continua Mat. Financeira, sendo a que errei (mat. Financeira) foi por falta de atenção ou mesmo por falta de prática recente.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Leandro: É muito importante, porém não basta fazer 200 questões de uma disciplina e apenas 10 de outra, fazer 150 de uma aula e nenhuma de outra, é necessário descobrir a dose certa de questões para cada disciplina/aula, essa dosagem foi mostrada para mim através do coach Ernani Junior da Assinatura Platinum.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Leandro: Contabilidade Pública, Economia e AFO, disciplinas menos comuns na área fiscal e muito extensas. Superei através de muito estudo, revendo as questões que errei com o respectivo assunto e melhorando meus resumos a este respeito. Além disso, sempre anotei as porcentagens de acertos por assunto, assim, nas últimas revisões antes da prova, priorizei os assuntos como menor porcentagem de acertos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Leandro: Foi de revisão através questões, porém atendendo a uma rotina de sono satisfatória, pois eu precisaria chegar bem descansado no dia da prova, que seria de 8 horas dividas em dois turnos de 4 horas.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Leandro: A prova para Agente Fazendário ISS-BH foi composta por uma dissertação, com tema sobre atualidades, correspondendo a 27% da pontuação total do certame. Meu coach dosou perfeitamente a quantidade de redações a serem feitas antes da prova, que para este certame foram duas, o que atendeu muito bem, dado a porcentagem da pontuação total para este quesito, dado que eu fiquei em 2º lugar na prova objetiva e dado que eu já tinha treinado muitas redações em anos anteriores. Meu concelho é que, se a discursiva for uma dissertação sobre assuntos diversos, não tente adivinhar o assunto, ninguém o fará, nem o melhor professor do mundo, não perca tempo lendo sobre atualidades que possam ser o tema cobrado em sua prova, por outro lado, faça muitas e muitas redações e entregue-as para um professor corrigi-las, pois o candidato deve estar preparado para escrever sobre qualquer assunto. Lembrando que a gramática, a maneira de se escrever uma dissertação, entre outros quesitos serão avaliados, conforme o edital, então esteja preparado.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Leandro: ERROS:
– Estudar por materiais de baixa qualidade;
– Estudar sem planejamento;
– O maior erro foi estudar focado para a RFB por 4 anos sem haver autorização, sem comissão formada, sem previsão de concurso;
– Não ter começado a estudar pelas disciplinas básicas para uma área de concurso;
– Sedentarismo;
– Excesso de cafeína;
– Não cuidar da alimentação e do sono.
ACERTOS:
– Nunca ter desistido;
– Muita disciplina;
– Vídeos no youtube ou livros sobre desenvolvimento pessoal, sobre disciplina, sobre motivação;
– Não culpar terceiros pelas minhas derrotas;
– Dieta adequada, atividade física, qualidade de sono;
– Assinatura Platinum.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Leandro: Pensei em desistir após o falecimento do meu pai (meu maior amigo, maior apoiador, meu conselheiro, meu herói em todos os aspectos da vida) em novembro de 2021. A motivação para continuar foi justamente a lembrança do meu pai, de tudo que ele fez para educar os seus filhos, quanto ele queria que eu passasse, isso fez com que eu buscasse forças para continuar, estudar era uma maneira de eu não ficar triste pela sua partida, era uma maneira de ocupar minha mente com algo que era tão importante para mim e para meus pais. Hoje, eu posso dizer que meus pais e eu conseguimos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leandro: Comece pelas disciplinas que sempre caem em concursos públicos, quais sejam: Português (você esta no Brasil, então de um jeito ou de outro essa disciplina será cobrada em sua prova), Direito Constitucional, Direito Administrativo e Como se Preparar para Concursos Públicos (esta para você entender mais sobre concursos, para aprender as melhores técnicas de estudos ou para descobrir que concursos não é para você). Durante o estudo destas disciplinas, você descobrirá em qual área de concursos você deseja se dedicar e o quanto você quer isso. A mensagem que eu deixo é que, durante os longos anos de preparação, eu cometi vários erros, muitas coisas ruins aconteceram que quase me levaram a desistência, tive momentos em que não sobrava tempo para estudar. Porém lá atrás eu havia encontrado motivos muito fortes que me guiaram durante todo esse tempo e que nunca permitiram que eu desistisse, portanto, encontre seus motivos para passar no concurso dos seus sonhos, estude sempre, nem que seja 15 minutos por dia, seja no banheiro, no ônibus, no carro, na fila, no trabalho, seja onde for, pois quando você encontrar mais tempo para um estudo de qualidade, todo esse tempo picado também o ajudará.