Aprovada em 2º lugar no concurso da Polícia Penal - MG
Concursos PúblicosPolicial (Agente Penitenciário)“Preciso dizer que revisão sempre foi meu ponto fraco. Meu material de revisão era ruim, grande, e eu odiava revisar, porém com o tempo eu percebi que era necessário. Depois que comecei a usar o resumo da aula e os mapas mentais disponibilizados pelo Estratégia, consegui colocar as revisões em prática e todo dia antes de iniciar o estudo de uma determinada disciplina, eu fazia a revisão de um dos tópicos estudados anteriormente.”
Confira nossa entrevista com Lays Mendonça, aprovada em 2º lugar no concurso da Polícia Penal – MG:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lays: Eu me chamo Lays Lorena de Mendonça Maciel, tenho 27 anos e sou nascida e residente no município de Unaí – Minas Gerais. Sou Licenciada em Ciências Biológicas e em Química e servidora municipal, lotada na Secretaria do Meio Ambiente, cargo de Fiscal do Meio Ambiente.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Lays: Meu primeiro contato com o mundo dos concursos se deu por incentivo dos meus pais. Eu cursava o ensino médio, não sabia qual carreira seguir e eles sugeriram que eu estudasse para concurso, porém tinha pouca maturidade, achava que o estudo pós-edital era suficiente, e após a prova não estudava mais. Esse ciclo se repetiu por alguns anos e, nessas idas e vindas, adquiri conhecimento e consegui a aprovação no concurso da Prefeitura de Unaí, no de Professor Temporário do Distrito Federal e no de Professor Efetivo de Minas Gerais. Tomei posse no cargo de professor de MG e, durante o período que trabalhei em sala de aula, apesar de gostar muito do ofício, me vi insatisfeita com as condições de trabalho e com o retorno financeiro, foi quando percebi que precisava retomar os estudos. Mas por que a carreira policial? Então, durante a faculdade eu conheci o trabalho da Perícia Criminal e me apaixonei. Cheguei a pesquisar alguns editais de concurso, mas achava impossível passar numa prova tão concorrida, com um conteúdo programático imenso e poucas vagas, por isso nunca cogitei a hipótese de estudar para esse cargo. Contudo, a insatisfação com a profissão de professora me trouxe a coragem de buscar aquilo que eu realmente queria. Foi assim que resolvi encarar o desafio que seria estudar para o cargo de Perito Criminal e sabia que para isso eu precisaria de constância, dedicação e principalmente um estudo a longo prazo. Assim, em 2020 comecei a me dedicar com afinco para concurso público e a prestar diversos certames da carreira policial enquanto aguardava o edital para o cargo de Perito Criminal.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Lays: Desde que comecei meus estudos para a carreira policial, precisei conciliar trabalho e estudos. Fiz várias mudanças no cronograma de estudos em busca de um horário que eu tivesse maior rendimento e constância. A última mudança e a que mais me adaptei foi começar a estudar de madrugada e inserir nesse período os conteúdos que eu tinha mais dificuldade, pois a mente estava descansada e o ambiente estava bem silencioso e sem interrupções. Assim, começava meus estudos 4h da manhã e encerrava as 06h30, retomava os estudos 18h30 e seguia até no máximo 21h. Aos finais de semana eu tentava manter uma média de 5h líquidas por dia, sem um horário fixo. Eu também costumava ler alguma matéria ou fazer questões sempre que sobrava um tempo no trabalho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Lays: Minha primeira aprovação dentro das vagas foi em 2014, fiquei em 2º lugar no concurso para o cargo de Fiscal do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Unaí. Em 2016 fui aprovada no certame para Professor Temporário do Distrito Federal, acho que em 14º lugar, não lembro bem. Em 2018 fui aprovada em 1º lugar no concurso para Professor Efetivo da Secretaria de Educação de Minas Gerais. E agora em 2022 obtive a aprovação da Polícia Penal de Minas Gerais. Pretendo continuar estudando até ser aprovada para o cargo de Perito Criminal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Lays: Durante a preparação eu abdiquei de muitas coisas. Evitei os eventos sociais, como festas e bares, e não consumia bebida alcoólica, pois me sentia muito dispersa e indisposta nos dias após esses eventos. Ainda assim, sempre que eu optava por sair, não gostava de chegar tarde para não prejudicar o sono. Também passei boa parte da minha preparação sem minhas redes sociais. Criei uma conta no Instagram para acompanhar somente os professores e perfis sobre concurso público, pois era um modo de me manter informada e adquirir conhecimento também. Confesso que com o tempo foi ficando difícil manter esse ritmo e então comecei a praticar atividade física para espairecer e separei um tempo para sair com amigos e familiares.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Lays: Eu estou noiva e não tenho filhos. Atualmente moro com meus pais e eles têm sido o pilar da minha jornada. Desde o momento que decidi me dedicar aos estudos, eles me apoiaram, torceram por mim e comemoraram cada pequena vitória, principalmente a aprovação mais recente, que nos fez chorar juntos. Eles que seguraram a barra em casa para que eu pudesse dedicar todo o meu tempo livre à preparação para concurso. Meu irmão, meu noivo e minhas amigas sempre estiveram ao meu lado, orando por mim e me acalmando quando eu mais precisava.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Lays: Como citado anteriormente, comecei a estudar com afinco em 2020 e desde então não parei mais. Direcionei o estudo para a PPMG um mês após a publicação do edital e me preparei por 6 meses para esse concurso. O que me fez manter a disciplina foi perceber que eu estava evoluindo nos estudos e melhorando meu desempenho nas provas e nos simulados, além disso, sempre que estava cansada, eu mentalizava a mudança de vida que o cargo iria me proporcionar e isso me motivava a continuar.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Lays: A minha preparação foi baseada no estudo do curso em PDF, na utilização dos mapas mentais e na realização de muitas questões. Assistia videoaula quando não compreendia o conteúdo ou quando tinha maratona de questões ou algo similar.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lays: Eu conheci o Estratégia Concursos no início da minha trajetória por meio da minha tia, que adquiriu um dos cursos e me apresentou o material.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Lays: Sim. O material em PDF é bem detalhado, com exemplos e muitas questões, o que para mim foi o diferencial na compreensão e fixação do conteúdo. As ferramentas que mais me ajudaram foram os mapas mentais e o resumo da aula feito pelo professor, pois no início da preparação eu perdia muito tempo fazendo meus resumos, hoje eu pego o resumo que o professor fez e, conforme vou estudando, adiciono as informações que para mim são necessárias. Essas duas ferramentas alavancaram o meu processo de revisão do conteúdo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Lays: Meu cronograma variava conforme o certame e o peso de cada disciplina. Para a PPMG estudei todas as matérias ao mesmo tempo, 03 disciplinas diferentes por dia e aproximadamente 4h líquidas. Aos finais de semana a carga horária era maior e voltada para resolução de questões. Três meses antes da prova, comecei a fazer uma redação aos sábados e um simulado aos domingos.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Lays: Preciso dizer que esse sempre foi meu ponto fraco. Meu material de revisão era ruim, grande, e eu odiava revisar, porém com o tempo percebi que era necessário. Depois que comecei a usar o resumo da aula e os mapas mentais disponibilizados pelo Estratégia, consegui colocar as revisões em prática e todo dia antes de iniciar o estudo de uma determinada disciplina, eu fazia a revisão de um dos tópicos estudados anteriormente.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Lays: A resolução de questões é indispensável para uma preparação de qualidade, pois nos ajuda a entender o perfil de cobrança da banca, testar nosso conhecimento e fixar ainda mais o conteúdo. No entanto, a resolução de exercícios precisa ser feita com qualidade, buscando compreender as questões que errou, retomar o conteúdo, enriquecer os resumos e etc. No aplicativo que registro meus estudos, tem mais de 20 mil questões resolvidas, mas uso ele há pouco tempo, então sei que fiz bem mais que isso.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lays: Eu sempre tive muita dificuldade na matéria de Direito Penal. Achava o conteúdo confuso, com muitos detalhes, aquele tanto de majorante e qualificadora (que demorei a descobrir que não era a mesma coisa, rsrs) e aquele rol imenso de crimes. Quando era dia de estudar ela, eu sempre dava um jeito de trocar por outra matéria, jurando que a outra era mais importante. Só que em um determinado momento tive que encarar o Direito Penal e, para isso, associei o estudo dos PDFs com as videoaulas, fiz muitas questões, errei a mesma questão várias vezes e acabei aprendendo algumas coisas na raiva mesmo; raiva de errar a mesma questão repetidas vezes. Foi com bastante insistência que aprendi Direito Penal e hoje acho uma matéria muito tranquila.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lays: A semana que antecedeu a prova foi voltada para a revisão do conteúdo, principalmente daqueles pontos que eu tinha maior dificuldade. Também fiz algumas questões e revisei aquelas que errei nos simulados. Não sou adepta ao descanso no dia pré-prova, mas faço um estudo mais leve, sem muita pressão. Assim, no sábado anterior ao dia da prova, eu assisti a revisão de véspera do Estratégia Concursos e fiquei acompanhando a explicação dos professores, sem fazer anotações, só aproveitando a aula e o incentivo que eles davam.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Lays: Nesse certame, a discursiva tinha o mesmo valor da prova, 100 pontos. Por mais que eu tirasse uma boa nota na prova objetiva, a discursiva seria o diferencial para me colocar dentro ou fora das vagas. Isso me deixou muito insegura e com medo, mas sabia que tinha tempo para melhorar meu repertório, parte mais desafiadora para mim, e busquei dedicar-me a isso. Apostei minhas fichas nos PDFs de temas de redação do Estratégia e complementei com o curso do Prof. Rodolfo Gracioli. Estudei temas para redação 2x por semana e aos poucos fui colocando em prática e fazendo as redações. Essa combinação deu super certo e, apesar de não ter estudado especificamente o tema que caiu na prova, eu estava segura e consegui organizar as ideias e o conhecimento que adquiri estudando outros temas.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Lays: A segunda etapa do concurso constituiu na prova de aptidão psicológica e psicotécnica. Procurei saber sobre os testes que são aplicados nos concursos policiais e tentei entender a dinâmica do exercício, sem me preocupar em decorar gabarito, para que no dia eu não tivesse dificuldade em compreender o teste. Atualmente estou na terceira fase, a dos exames médicos. É uma fase um pouco mais chata e que exige muita atenção do candidato, pois são muitos detalhes e informações que se não estiverem no laudo podem reprovar o candidato. A próxima fase é o Teste de Aptidão Física. Como pratico atividade física regularmente, o TAF não tem sido minha grande preocupação. Já consigo fazer todos os exercícios dentro do tempo e critérios estipulados, mas preciso aperfeiçoar alguns detalhes para não errar no dia.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lays: Meus principais erros foram subestimar a importância das revisões e postergar o estudo das matérias que eu não gostava, ambos cometidos no início da jornada de concurseira. Meus maiores acertos foram investir em um material de qualidade e priorizar a resolução de questões com qualidade e atenção.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lays: Sim. Para mim, sentar na cadeira e estudar é a parte mais fácil. O maior desafio dessa jornada está na parte emocional. Você estuda, dedica, abdica de várias coisas na vida e espera que a recompensa venha logo, mas nem sempre é assim, e, conforme as reprovações vão se acumulando, você começa a questionar se vale mesmo a pena, se você está fazendo certo, se você é capaz… É muito difícil estudar e não criar uma expectativa, então uma hora ou outra isso acaba pesando. Foi nesse momento que me apoiei nas pessoas ao meu redor que, por muitas vezes, acreditaram em mim mais que eu mesma. Busquei lembrar o motivo que me fez começar e repetir várias vezes para mim que desistir poderia trazer um alívio momentâneo, mas só iria me afastar do meu propósito.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lays: Para aquele que está iniciando seus estudos para concursos, aconselho que procure um bom material e um bom time de professores e, quando encontrar, seja dedicado, perseverante e nunca se esqueça dos motivos que o fizeram começar. Além disso, tenha paciência, não se cobre tanto, aproveite o processo, aprenda com as derrotas e comemore cada vitória. A caminhada não é fácil, mas a recompensa é certa e muito gratificante!
Seu futuro depende de muitas coisas, mas principalmente de você! – Frank Tyger.