“[…] aconselho foco, sacrifício (temporário) e que sigam o planejamento sugerido pelos professores. Agindo assim, a aprovação se torna inevitável. A mensagem que deixo para todos é de otimismo e foco nos estudos […]”
Confira nossa entrevista com Laudélio Antônio de Oliveira Bastos, aprovado no XL Exame da OAB:
Estratégia OAB: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Qual o seu nome? Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Laudélio Antônio de Oliveira Bastos: Laudélio Bastos. 58 anos de idade. Residente em Fortaleza/Ceará. Consultor do SEBRAE/Ceará, há 28 anos. Graduado em Administração de Empresas (Universidade Estadual do Ceará) e pós-graduado em Gestão de Negócios e Projetos (Fundação Dom Cabral/MG). Graduado em Direito (Faculdades Estácio/RJ) e pós-graduando em Licitações e Contratos Administrativos (EMD/MG).
Atualmente ocupo o cargo de Secretário Executivo da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Laudélio: Durante os estudos preparatórios para o exame da OAB eu conciliava trabalho com estudos, com carga horária diária de 6h (17h às 23h), somadas aos finais de semana e feriados. Os estudos foram previamente planejados pelo Prof. Igor Maciel, com o apoio da Aline Andreolla (Estratégia).
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Laudélio: Foi a segunda vez, após 17 anos de graduação em Direito. Prestei o exame 38 e fui reprovado apenas na segunda fase, tendo estudado por outro curso . Não fiz a repescagem a que teria direito no exame 39, por motivos pessoais.
Mudei para o Estratégia e fiz o exame 40, onde fui aprovado novamente, dessa vez, nas duas fases.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovado?
Laudélio: Difícil descrever a mesclagem de sentimentos. Felicidade, autoconfiança, satisfação à própria família, gratidão aos Profs. Igor Maciel, João Santinni e assessora Aline Andreolla. Alívio por haver eliminado uma pendência de cunho profissional, etc.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Laudélio: Creio que, aproximadamente, 70% dos colegas de curso preparatório foram aprovados, o que me deixou muito feliz. O diferencial da minha pessoa reside na obstinação e foco nos estudos, aliados ao planejamento e ensinamentos passados pelos professores.
No plano espiritual, atribuo a vitória ao nosso bom Deus, que propiciou-me tranquilidade e discernimento durante a prova.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Laudélio: Durante o preparatório reduzi sobremaneira o convívio social com amigos e família, devido à necessidade de foco nos estudos.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Laudélio: Utilizei-me de todos os recursos da plataforma do Estratégia, apenas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Laudélio: Pesquisando na internet.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Laudélio: Apenas segui os ensinamentos e o plano de estudos sugerido pelos professores.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Laudélio: Não me recordo de alguma dificuldade específica, porque gosto bastante do Direito Administrativo, apesar de muito amplo.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Laudélio: Como disse antes, apenas segui o plano sugerido pelos professores e, graças ao foco nos estudos e à Deus, deu tudo certo.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos. Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Laudélio: Aconselho muita calma e equilíbrio. Seguir o plano traçado pelos professores e, em especial, redigir, com frequência, as peças dos Simulados.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por criar uma peça de qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Laudélio: Como disse, escolhi o Direito Administrativo por gosto pessoal. Sinto-me muito confortável estudando essa disciplina cujos conhecimentos aplico no trabalho do dia-a-dia.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Laudélio: Sobre erros, apontaria apenas a necessidade de maior carga horária de estudos. Sobre acertos, escolhi a disciplina da qual gosto muito e não a que falam ser a menos difícil de aprovação.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Laudélio: A maior dificuldade foi a conciliação entre os afazeres do trabalho e uma carga horária diária considerável de estudos. A motivação sempre foi a necessidade pessoal de sentir-me completo como profissional.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Laudélio: Como já disse, aconselho foco, sacrifício (temporário) e que sigam o planejamento sugerido pelos professores. Agindo assim, a aprovação se torna inevitável. A mensagem que deixo para todos é de otimismo e foco nos estudos. Dará tudo certo!
Aproveito essa oportunidade para enaltecer e agradecer aos Profs. Igor Maciel, João Santinni e à Aline Andreolla por haver acreditado e insistido no meu sucesso. Forte abraço em todos.