Aprovada no concurso Ebserh
“Tenha foco, monte um bom plano de estudos, adquira o material correto (direcionado) para não perder tempo, resolva muitas questões e não se desespere. Quem persiste tem muito mais chance de ser aprovado!”
Confira nossa entrevista com Lara Guerra Rodrigues Pinheiro Nunes, aprovada em 1º lugar no concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no cargo de Fisioterapeuta (Hub-UnB):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Lara Guerra: Sou fisioterapeuta, tenho 36 anos e nasci em Fortaleza – CE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lara: No meu último ano de faculdade (2008), comecei a pesquisar sobre o mercado de trabalho do fisioterapeuta. Na época, namorava o meu marido que é das forças armadas e sempre estaria mudando de cidade. Então comecei a olhar editais de concursos federais, que me permitissem acompanhá-lo nas transferências.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Lara: Sempre trabalhei e estudei. Nos dois últimos anos, decidi pedir demissão do vínculo municipal e passei a atender em uma clínica como autônoma, tendo ainda mais tempo para estudar.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Lara: Até o momento, em 5 concursos:
Prefeitura de Pirassununga SP (9º.lugar)
Prefeitura de Ribeirão Preto SP (24ºlugar)
Prefeitura de São José dos Campos SP (6º.lugar)
Prefeitura de Itobi SP (2º. Lugar)
Sendo o último o concurso Nacional da Ebserh para o Hub-UnB, em 1º. Lugar.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Lara: Foi uma sensação única. Um misto de alegria, de dever cumprido e de que tudo valeu a pena.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Lara: Como foram muitos anos de estudo, passei por fases, altos e baixos, tipo: períodos de estudo de 10 horas por dia e outros sem estudar nada. Tentava não abdicar completamente do convívio social. Ao sair o edital da Ebserh, me planejei para ficar um período do dia com a minha família.
Sempre gostei de estudar em biblioteca, então chegava lá às 8h e saía às 15h; ficava com a família até às 20h. Voltava a estudar, indo até às 23h só nas resoluções de questões do que havia estudado no dia.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Lara: Sou casada, tenho 2 filhos. Minha família sempre me apoiou e me incentivou durante a caminhada. Por muitas vezes precisei deixar as crianças com meu marido, mãe, irmãos, sogra (…) para poder estudar.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Lara: Sei que a realidade de cada pessoa é diferente. Muitas vezes nos vemos desesperados para passar logo e não necessariamente no concurso dos sonhos. Por vezes, acabamos perdendo tempo quando incluímos no plano de estudos inicial, disciplinas não que estavam previstas, fugindo ainda mais do foco do objetivo maior.
Porém, acredito no concurso “escadinha”. Principalmente porque nem todo mundo pode esperar qualquer tempo para passar. Então, é uma resposta subjetiva.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada?
Lara: Estudei 3 meses.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Lara: Sim, por muito tempo passei a estudar só as matérias básicas porque em alguns concursos via que poderia ter ido melhor se tivesse estudado mais português, por exemplo. Assim conseguia manter a disciplina diária e o plano de estudos.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Lara: Estudei pelos PDF’s e videoaulas do curso de Fisioterapia do Estratégia e resolvi milhares de questões.
Uma novidade na minha última preparação foi ter conhecido o “Passo Estratégico” do Estratégia, que me ajudou a direcionar e a revisar os pontos principais com mais tranquilidade.
Vantagens:
PDF’s: material direcionado, de excelente qualidade, e que permite uma cadência individualizada.
Desvantagens:
Para as videoaulas precisamos ter um pouco mais de tempo.
Acrescento que, para a Ebserh, decidi assistir todas as aulas da prof. Mara e da prof. Gislaine. Super recomendo!
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lara: Através da minha irmã que também é concurseira.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Lara: Tento sempre fazer o plano de estudos em cima dos pesos que cada disciplina possui. Então, a específica e português gosto de estudar todos os dias. As outras matérias, estudava de 3 a 4x por semana. Sempre resolvendo exercícios para ajudar a fixar a teoria. E, uma vez por semana, normalmente no final de semana, revia os resumos.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Lara: Tenho dificuldade com raciocínio lógico. As aulas do prof. Brunno Lima me ajudaram bastante.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Lara: Estudei até a hora de pegar a prova (rs). Na semana anterior ao certame, assisti o curso reta final do Estratégia, peguei alguns resumos, revi as leis do SUS e as da legislação específica, e resolvi muitas questões.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Lara: Após tantos anos de preparação, conseguimos identificar os erros e tentar corrigi-los a cada prova.
Nos primeiros concursos ia muito bem na específica e não tanto em português. Então passei a me dedicar mais a esta disciplina e vi que passou a fazer toda diferença.
Acho que acertei quando encararei a dificuldade de frente.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Lara: O mais difícil foi conciliar a família com o trabalho e os estudos. Mas desistir nunca passou pela minha cabeça, até porque estudar para mim sempre foi um prazer.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Lara: Gostaria de ter a minha estabilidade financeira, num vínculo federal.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lara: Tenha foco, monte um bom plano de estudos, adquira o material correto (direcionado) para não perder tempo, resolva muitas questões e não se desespere. Quem persiste tem muito mais chance de ser aprovado!
Confira outras entrevistas em:
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]
Um abraço,
Thaís Mendes