.
“Faça a prova antes de terminar a faculdade, não deixe o conteúdo esfriar. O conteúdo visto lá muitas vezes não é o suficiente para você passar no exame. Pra não ter dúvida, um curso preparatório faz toda a diferença […]”
Confira nossa entrevista com Karen Izidro Battaglia, aprovada no XXXIX Exame de Ordem:
Estratégia: Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Karen Izidro Battaglia: Tenho 42 anos e sou de Bento Gonçalves/RS. Concluí a faculdade em 2015.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Karen: Estudava sempre que possível, mas todos os dias tirava um tempo, procurava seguir o cronograma e as atividades, pois tinha que conciliar trabalho, estudo, casa e filha.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Karen: Não, foram inúmeras vezes, mas estudando com foco e propósito, depois de anos, foi somente agora mesmo.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovada?
Karen: Bhaaaa foi a melhor sensação depois do nascimento da minha filha, sério! Me senti leve, sem aquela carga de preocupação e cobrança.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Karen: Como faz muito tempo que estou tentando, alguns até passaram, outros não, e muitos desistiram.
Com certeza a mentoria me deixou confiante, as palavras dos professores de apoio e acompanhamento mais de perto e individual fazem muita diferença.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Karen: Vida social, o que é isso?! (kkkk) Brincadeiras à parte…
No final de ano passei com a família, até tirei uns dias de férias sem estudos, mas nada que me tirasse do foco. Assim que possível voltei rapidinho para a rotina de preparação.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Karen: O código do Estratégia atualizado. Aulas presenciais, telepresenciais, cursos em PDF, videoaulas somente. Como sou muito visual, as videoaulas funcionam demais e a marcação de código. Mas também o PDF se faz necessário para treinamento de tempo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB?
Karen: Na busca de cursos preparatórios, me identifiquei com o método e descontração dos professores.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Karen: Material completo, fácil de localizar, sempre atualizado, a busca no site também é ótima.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Karen: Com certeza, tenho amigos que precisam saber, para não precisar sofrer tanto para aprovação. Se eu tivesse esse conhecimento antes, já estaria há tempo aprovada.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Karen: Eu fazia muitos exercícios e com a técnica usada pelos professores, sempre fazia a conexão entre assuntos, visto que é essencial. O plano de estudo quem montou foram os professores, com o que eu tinha mais dificuldade.
Estratégia: Você tinha mais dificuldade em alguma disciplina? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Karen: Sim, com certeza. Fazendo mais exercícios, assistindo a aulas, lendo os PDF e refazendo provas passadas.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Karen: Como havia estudado muito, eu estava preparada, mas tive que tentar reorganizar o emocional e a ansiedade, os maiores inimigos de quem presta o Exame. Muitos exercícios, sempre. Não fiz resumos, porque o material era o suficiente.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Karen: Nesse exame desacelerei, mas procurei conhecer meu código mais ainda. São muitos assuntos e temas, para ao menos tentar não perder tempo em procurar. Funcionou.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Karen: Direito Civil. Adoro a matéria, já tinha um pouco de contato com essa área, mas, com certeza, os Professores, eles conseguem passar o conhecimento de uma forma interessante que prende a nossa atenção e não me dava sono como em outros. Divertidíssimo, engraçado é essencial na hora de passar os conteúdos.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Karen: Erros: emocional, preocupação, cobrança interna de achar o que os outros pensariam.
Acertos: escolher o Estratégia, principalmente os professores Paulo/Rafa. E ir no meu tempo, tive tempo de estudar. E a frase do professor que levarei para a vida “Pega e vai, só vai”.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Karen: Motivação sempre foi a família, Deus, a fé. Depois tem que fazer acontecer, cada um faz a sua parte.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Karen: Faça a prova antes de terminar a faculdade, não deixe o conteúdo esfriar. O conteúdo visto lá muitas vezes não é o suficiente para você passar no exame. Pra não ter dúvida, um curso preparatório faz toda a diferença.
Entenda que quase todos te enxergam como concorrentes e não querem que você brilhe mais que ele.