Aprovada em 1° lugar no concurso CRBIO 3 para o cargo de Assistente Administrativo
Concursos Públicos“[…] digo aos concurseiros iniciantes: esse poder está nas mãos de vocês, na fila da aprovação todos verão seu nome no listão. Somente não verá aquele que por ventura resolver desistir.”
Confira nossa entrevista com Juli Boeira de Camargo, aprovada em 1° lugar no concurso CRBio 3 para o cargo de Assistente Administrativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Juli Boeira de Camargo: Meu nome é Juli Camargo e tenho 26 anos. Nasci em Santo Antônio das Missões, interior do Rio Grande do Sul, mas desde a época da faculdade moro em Porto Alegre. Me formei no ano passado em Nutrição na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Juli: Felizmente tenho muitos casos de amigos e familiares que seguiram carreira no serviço público, sendo assim quando concluí a faculdade percebi que gostaria de ter essa estabilidade na minha vida também. Observando esse universo de concursos públicos percebi que muitos deles tem o requisito “graduação superior em qualquer área de formação” e, dessa forma, notei que para esses cargos a demanda de concursos era muito maior. Com isso em mente, resolvi dar uma “espiadinha” nas matérias mais comuns e também nas atividades exercidas nesses cargos e senti que eu tinha uma grande afinidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Juli: Sim, eu trabalho de forma remota, o que facilitou muito na minha jornada de estudos. Quando decidi que realmente iria me dedicar aos concursos públicos, tive total apoio e suporte familiar e assim pude reduzir drasticamente minha carga horária de trabalho e passei a estudar através de ciclos de estudos. Foi necessário mudar totalmente minha rotina, passei a dormir super cedo e a acordar mais cedo ainda haha por volta das 5h30 da manhã, pois durante esse período é quando consigo me concentrar melhor.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Juli: Em abril fiz meu primeiro concurso público para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, apesar de ter estudado muito fui prejudicada pelo meu nervosismo no dia da prova (algo que é difícil simular em casa). Vi essa situação como uma oportunidade para melhorar essas habilidades, foi assim que resolvi prestar o concurso do CRBio de uma forma leve sem aquela super pressão e fui surpreendida com a minha aprovação em primeiro lugar. E sim, sigo estudando e já tenho outras provas em mente :)
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Juli: Foi necessário restringir qualquer atividade que prejudicasse a minha rotina durante a semana. Aos finais de semana uso o tempo extra para fazer revisões, mas me permito descansar e considero esse momento importante para manter a constância. Também aproveito essas brechas para ver meus amigos e meus familiares.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Juli: Me considero uma pessoa muito abençoada nesse sentido, pois sei o quanto a jornada de concurseiro é cansativa e solitária, mas poder contar com o apoio das pessoas que amo foi fundamental. Destaco o apoio do meu marido, que entrou de cabeça nessa história comigo, me ajudando a ter disciplina para acordar cedinho todos os dias e me ouvindo explicar a matéria mil vezes pela casa, haha. Além disso, encontrei amigas que estão passando pelo mesmo processo, e essa trajetória se tornou mais leve no momento em que tive pessoas para compartilhar as frustrações e as vitórias, assim como trocar dicas e experiências.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Juli: Como comentei, eu havia estudado muito para o concurso da ALE-RS e percebi que, no CRBio, teriam várias matérias similares, então ‘reaproveitei’ o conhecimento da minha primeira preparação. Dessa forma, acredito que, para este concurso especificamente, tenha estudado menos de 1 mês.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Juli: Sempre gostei muito das videoaulas, sem dúvidas elas foram essenciais para formar uma base sólida nas principais matérias. Mas considero que a consolidação do conhecimento ocorre através da resolução de questões antigas. Resolvendo questões fica fácil de entender os padrões das bancas, as principais “pegadinhas”, o formato das questões… Agora em relação às desvantagens, com certeza as videoaulas demandam bastante tempo, mas, assim como os outros concurseiros, desenvolvi a habilidade de assistir tudo em 2.5x, o que auxilia bastante haha
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Juli: Através das lives gratuitas no YouTube, aprendi muitoooo assistindo a resoluções de questões e eventos similares. Com essas experiências passei a gostar muito dos professores e da didática das aulas.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Juli: Sim, estudei por materiais de diferentes cursinhos. Acredito que cada aluno tenha uma forma melhor de aprender, como comentei, eu gosto muito da didática e da organização das videoaulas dos professores do Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Juli: Sim, acredito que a principal diferença é a facilidade pela organização da plataforma. Quem é concurseiro sabe o caos que é estar perdido e não saber por onde começar, então ter um pacote de aulas direcionadas para um concurso facilita muito. Eu, particularmente, gosto muito da estrutura em blocos de aula, assim consigo visualizar e estimar quanto tempo vou levar para concluir cada etapa da preparação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Juli: Eu monto meu plano de estudo de forma antecipada, baseado no edital anterior e, claro, ajusto-o conforme as novas matérias do edital atual. Desde o início, percebi que o que mais me ajudava eram os ciclos de estudo, ou seja, mesclar diferentes matérias no mesmo dia. Dessa maneira, sinto que o conhecimento de cada assunto está sempre fresco na memória. Consigo estudar cerca de 6 horas líquidas por dia no pré-edital e em torno de 8 horas por dia no pós-edital.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Juli: Enquanto assistia as videoaulas eu montava resumos/esquemas, os quais posteriormente se tornaram meus materiais de consulta. Então eu revisava através de questões e conforme surgiam assuntos novos eu ia complementando nas minhas anotações. Também gostava de assistir vídeos de resolução de questões para pegar dicas extras dos professores.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Juli: Sinceramente considero uma das etapas mais importantes e sempre usei a resolução de exercícios como uma forma de autoavaliação. É uma maneira rápida e eficiente de revisar os conteúdos, de conhecer a banca, de administrar o tempo… enfim, só tem a agregar! Minha meta diária era de no mínimo 55 questões, ficando por volta de 1.200 questões por mês. Estou estudando desde janeiro deste ano e com certeza já fiz mais de 12 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Juli: Com certeza foi português e matemática. Sendo essas as matérias mais frequentes nos concursos, eu precisei me dedicar muito para desenvolver uma base considerável. Somente consegui evoluir com muito esforço e, claro, no meu ciclo de estudos eu deixava horas extras para essas matérias.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Juli: Tentei focar em revisar os meus resumos sem acrescentar matérias novas. Repeti a resolução de questões dos assuntos que eu tinha mais dificuldade para memorizar. Já no dia pré-prova, foquei em descansar e organizar a rota para o dia seguinte, assim como comprar água/lanchinhos e, claro, dormir cedo.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Juli: No meu ciclo de estudos, inclui 2 horas por semana para me dedicar à discursiva. Em um momento mais inicial, assisti a várias videoaulas, tentando absorver o máximo possível de dicas. Depois, passei a analisar discursivas anteriores, assim como o padrão de correção da banca. Quando já estava com essas informações consolidadas, eu sorteava temas antigos para escrever minhas próprias respostas, usando cronômetro para simular o tempo da prova. Além disso, utilizei o ChatGPT como uma ferramenta de correção e, através dos feedbacks, busquei aperfeiçoar minha escrita.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Juli: Meu principal erro com certeza foi a comparação. Demorei para entender que cada indivíduo tem suas próprias peculiaridades, que tudo bem se o fulano estuda 12h líquidas e eu não, somos diferentes e isso não me faz menos capaz. Dentro desse contexto, o principal acerto foi justamente acolher as minhas individualidades, entender o meu próprio ritmo e a partir disso focar em evoluir nos meus resultados baseado na minha jornada/experiência.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Juli: Claro, acredito que é comum nos questionarmos se estamos no caminho certo ou se devemos mudar a rota, principalmente nos dias difíceis encarando matérias novas e editais imensos. Nesses momentos, além de relembrar dos meus próprios objetivos e motivos, eu gostava de assistir as entrevistas das pessoas que já passaram e já estão atuando, sempre foi algo que me motivava, ver que pessoas reais conseguiram e como suas histórias de vida mudaram completamente.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Juli: Enquanto estamos imersos nessa rotina de estudos, no universo de acompanhar editais e analisar bancas, muitas vezes esquecemos de coisas óbvias. Em um determinado momento, apreensiva acompanhando a aula de um professor, lembro quando ele parou para fazer uma reflexão, nas palavras dele: “você só não vai passar, se você desistir”. Esse comentário simples foi essencial para mim, naquele momento eu entendi que de fato eu estava diante de uma decisão, se eu não passasse de primeira o que me impediria de passar no segundo, terceiro ou quarto concurso seria apenas a minha desistência. Então, digo aos concurseiros iniciantes: esse poder está nas mãos de vocês, na fila da aprovação todos verão seu nome no listão. Somente não verá aquele que por ventura resolver desistir.