“[…] confie no material, tenha força e disciplina para cumprir suas metas, apesar de toda ajuda, o momento de sentar e estudar é somente seu, é solitário, mas a conquista da aprovação é para si e para todos, então se honre para honrá-los.”
Confira nossa entrevista com Joubert da Silva Ananias, aprovado no Exame CFC 2024.1:
Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Quando se formou em Contabilidade? Qual sua idade? De onde você é?
Joubert da Silva Ananias: Me chamo Joubert da Silva Ananias, 37 anos, de Iguaba Grande RJ, sou casado e tenho duas filhas. Trabalho em SP como Bombeiro Militar, e terminei todos os assuntos da faculdade, mas ainda não me formei.
Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Joubert: Trabalhava e estudava, e conciliei com os estudos para concursos públicos. Minha escala de serviço é 24h/48h, então dava um gás maior nas folgas.
Já havia tentado outras vezes?
Joubert: Não, foi a primeira tentativa.
Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Joubert: Alegria, alívio, tirei um peso grande para continuar estudando para os concursos e poder trabalhar na área.
Como era sua vida social durante a preparação para o Exame? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Joubert: Quase não saía, mas não era tão radical, assistia algumas séries e games.
Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
Joubert: Para o exame foi somente um mês, mas como já estudava pra concursos, ajudou bastante.
Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Material da faculdade, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Joubert: Passo Estratégico, revisão poderosa, rápida e eficiente.
Como conheceu o Estratégia Concursos?
Joubert: Conheci em 2018 através do Youtube e amigos, estou aqui desde então.
Você estudou todas as matérias?
Joubert: Não, muitos assuntos eu não olhei por causa do tempo.
Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizado. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Joubert: Fiz ciclo de estudos, onde via pelo menos três matérias diferentes, não fazia resumos. No Passo Estratégico tem dados estatísticos, e dei maior atenção nos assuntos mais cobrados, através de leitura, releitura, e exercícios.
Joubert: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Joubert: Custos, lia mais vezes do que as outras e mais exercícios, exceto contabilidade geral.
A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Como eu já estava estudando para concursos, não mudou tanto minha rotina, mas no final de semana dava um gás maior.
Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
Joubert: O tempo foi bem razoável, pois não tinham muitas questões de contas ou grandes, então deu para fazer tranquilo.
Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Joubert: Deixei para estudar um pouco em cima da hora, então acabei fazendo uma preparação que não foi a ideal, tendo que abrir mão de muitos assuntos. Contudo fiz uma boa estratégia com os ciclos e por já conhecer a banca, foquei bastante em teoria, e deu certo.
Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
Joubert: Deixar para se preparar faltando pouco tempo, irem só com o conhecimento da faculdade sem adquirir um cursinho.
O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Joubert: Ausência da minha parte, tive que me dedicar mais por faltar pouco tempo e estar conciliando com os estudos do concurso. Minha maior motivação é minha família, sempre, e estou largando o militarismo para trabalhar na área, então era importantíssimo conseguir essa aprovação.
Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Joubert: Faça um bom planejamento, tanto didático, quanto em sua vida pessoal, confie no material, tenha força e disciplina para cumprir suas metas, apesar de toda ajuda, o momento de sentar e estudar é somente seu, é solitário, mas a conquista da aprovação é para si e para todos, então se honre para honrá-los.