Aprovada em 19º para Técnico Judiciário - Área Administrativa no concurso TRT-15
Tribunais“Se você sonha em se empoderar por meio do estudo, saiba que a caminhada é longa e vale muito a pena. […]”
Confira nossa entrevista com Joseane de Menezes, aprovada em 19º para Técnico Judiciário – Área Administrativa no concurso TRT-15:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Joseane de Menezes: Sou Joseane de Menezes Condé, tenho 49 anos e estudo para concurso há 10 anos. Sou formada em medicina veterinária, desde 2000, pela UFMG e atuei com médica por 10 anos até minha filha nascer. Iniciei meus concursos, comprando uma revista na banca de jornal para o concurso do Banco do Brasil. Depois disso, fui fazendo todos os concursos possíveis, no total de 36.
Em 2023, formei-me em Direito e iniciei minha pós-graduação em Direito Constitucional e Direito Processual Civil pela Damásio. Logo depois de finalizar, iniciei também a pôs graduação em Direito tributário e Direito do Trabalho para complementar. Sou nascida em Ipatinga e morava em Belo Horizonte.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Joseane: Quando minha filha nasceu, fechei meu pet shop e tive que me dedicar na criação e cuidados dela. Depois, comprei uma revista na banca de concursos para iniciar os estudos e me apaixonei perdidamente pelo Direito. Amo estudar e sei que o conhecimento empodera a mulher, em tempos de discriminação e dificuldades. Desde então, já fiz concurso para prefeituras, câmaras, TRT, TRF, TCU, MPU, oficial de promotoria, INSS, Defensorias públicas, AFT, dentre outros.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Joseane: Não, pois fiquei cuidando da família e da casa por 14 anos. Mas sabia que um dia meu nome estaria no DOU e no DEJT.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Joseane: Fui aprovada nos concursos do IBGE, INSS, TRT 15, oficial da promotoria, prefeitura de Piracicaba, dentre outros. Vou continuar estudando para fazer o TRF analista e TRT analista. Além dissso, vo fazer CNU para auditor fiscal do trabalho. Mas, estou muito feliz com a posse no TRT 15 para técnico.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Joseane: Sim, acordo, todos os dias as 5 horas da manhã para estudar e fico, em torno 7 horas por dia estudando. Faço 2 pós-graduações e 1 mestrado em Direito internacional. Por isso, por estudar muito e diversificar as matérias.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Joseane: Meu marido e minha filha me auxiliaram com apoio moral e remuneratório. Meu pai me auxiliou com correção de redações e provas de português. Todos sabiam que eu não ia parar, enquanto não fosse nomeada servidora pública com estabilidade. Ou seja, tenho este sonho há 10 anos e estudo muito mesmo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Joseane: No último concurso do ENAMA, estudei por volta de 6 meses, mas não consegui passar da primeira fase. Tenho uma programação de estudos de matérias básicas, alternado uma matéria de manhã e outra a tarde. À noite, estudo para o Mestrado e faço os trabalhos relacionados.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Joseane: Iniciei há 10 anos com Revistas de bancas de jornal e videoaulas. Depois, fui para os PDFs e exercícios. Atualmente, gosto de mesclar doutrina, jurisprudência, exercícios e resumos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Joseane: Pesquisei sobre qual o melhor curso para concurso do TRT e visualizei o Estratégia. Comprei o pacote TRT 15, TJ SP, INSS e fui assimilando a matéria. Além disso, fui presencialmente nas aulas magnas que eram maravilhosas.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Joseane: Sim comprei o do Aprova concursos para o TJ SP, mas o material era desatualizado e superficial e visualizei que teria que mudar de estratégia para passar no concurso dos sonhos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Joseane: Sim, os PDF são muito diferenciados, pois tem conteúdo, jurisprudência e exercícios atualizados.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Joseane: Decidi estudar de manhã uma matéria e a tarde outra e a noite o Mestrado. Ia alternado matérias e exercícios. Imprimia provas anteriores e ia fazendo ao longo da semana. Quando errava uma questão, anotava em um caderno separado. Além disso, fazia cartazes para ver a matéria na parede.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Joseane: Sim, sempre estudei com meus 14 cadernos que escrevi de mão própria e fazia provas relacionadas ao concurso escolhido.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Joseane: Acredito que a resolução de exercícios faz o assunto ser fixado e auxilia ao aluno mais experimente. Além disso, acredito que imprimir a prova é muito importante para a prática.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Joseane: Até os dias de hoje, minha maior dificuldade é processo penal e penal, por isso assisto a videoaulas e leio muito a doutrina correlacionada, pois estas matérias são muito importantes.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Joseane: Para o TRT 15, estudei 6 meses, alternando matérias de manhã e à tarde. Acordava as 5 da manhã e relia os cartazes da parede para fixar a matéria. Outrossim, os PDFs da estratégia foram sensacionais na fixação de conteúdo.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Joseane: Sim, tinha redação com tema relacionado ao direito do trabalho e por isso fiz aula de redação por 2 anos. Realizava 1 redação por semana com um tema diferente na folha de resposta que imprimia da FCC.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Joseane: Meus erros foram relacionados a não focar em um só concurso e diversificar demais. Todavia, os acertos foram relacionados na perseverança em reler assuntos repetitivos para fixar o assunto. Fiz um material de revisão único. Mas sei que cada um deve achar uma maneira de se reinventar nesse mundo de concurseiro.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Joseane: Nunca, sempre soube que um dia ia dar certo e realmente deu. Sou triatleta de percursos longos e o esporte me auxiliou muito nessa espera sem fim.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Joseane: Se você sonha em se empoderar por meio do estudo, saiba que a caminhada é longa e vale muito a pena. Nunca acredite que não pode fazer uma coisa, pois as pessoas se incomodam com quem está tentando realizar o sonho. Agora, todos vem me parabenizar, mas poucos estavam conosco na caminhada de estudos.