Aprovado em 1° lugar no concurso Prefeitura de São José dos Campos para o cargo de Analista Técnico - Engenharia de Segurança do Trabalho
Concursos Públicos“Não pare, continue, muitas serão as dificuldades, mas o que mais vai encurtar a trajetória até a aprovação será a consistência. É claro que um bom direcionamento também tem grande poder para acelerar a aprovação […]”
Confira nossa entrevista com José Aureomar Chaves Wolff Neto, aprovado em 1° lugar no concurso Prefeitura de São José dos Campos para o cargo de Analista Técnico – Engenharia de Segurança do Trabalho:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
José Aureomar Chaves Wolff Neto: Olá, me chamo José Wolff, tenho 32 anos, nascido em Marabá-PA, hoje moro em Sorocaba-SP, sou casado, tenho 2 filhos, formado em engenharia aeroespacial pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
José: Durante o meu último ano na faculdade já sabia que seria difícil encontrar trabalho na minha área, pois nem estágio eu consegui. Então decidi que iria estudar para concurso para garantir um trabalho com um bom salário.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
José: Trabalho, ainda estudo e cuido da família. Não é fácil, muitas vezes a solução é estudar de madrugada, colocar uma videoaula enquanto lava louça, trabalhar escutando uma revisão…
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
José: Esse foi o primeiro concurso em que fui aprovado dentro das vagas, em outras provas já cheguei até passar de fase em colocações que estariam dentro das vagas, mas desisti antes das fases seguintes. Continuo estudando, fiz a prova do CNU tive a discursiva corrigida para o bloco 4 e estou estudando para a CAGE RS.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
José: Minha esposa abraçou o projeto junto comigo e me ajudava a priorizar os estudos dentro da agenda da nossa família, mas existiam momentos em que eu percebia que ir ao parque com minha esposa e filhos além de ser uma necessidade para eles, iria ajudar a minha preparação no sentido de me motivar e me dar um gás para continuar estudando.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
José: São poucas as pessoas que sabem desse meu projeto de me tornar um servidor público, mas quem sabe me apoia, minha família, principalmente.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
José: Foram mais ou menos 6 meses focado. Para manter a disciplina eu me apegava na minha fé e visualizava o futuro que eu quero pra mim e pra minha família.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
José: Eu usava os PDFs e videoaulas do Estratégia. Também treinava em site de questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
José: Em 2017 pesquisei na internet sobre cursos para concursos, descobri que o Estratégia era tido como o melhor, mas também era o mais caro. Fiquei com vontade de comprar um curso do Estratégia, mas por falta de dinheiro comprei um curso da concorrência, me arrependi. No final de 2018 comprei o meu primeiro curso do Estratégia, e então comecei a entender o que realmente era estudar para concurso. Desde então estou no Estratégia e continuo até a posse como Auditor.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
José: O curso que eu comprei só tinha videoaulas, na época eu não sabia, mas hoje eu nem compraria um curso assim, me admira um site vender um curso como esse.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
José: Fiz 2 provas, não sabia nem o que estava fazendo, muito menos teria chance de ser aprovado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
José: Senti muita diferença estudando pelo Estratégia, o fato de você poder confiar em 2 tipos de materiais (videoaula e PDFs) como cursos completos te dá muita segurança para estudar por qualquer um deles e ainda complementar um ponto de difícil entendimento com a aula do outro material. O Passo Estratégico é uma ferramenta de revisão maravilhosa também.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
José: Por ser uma pessoa que gosta de concluir o que começo, dei preferência a estudar 2 disciplinas ao mesmo tempo para conseguir concluir todo o conteúdo e só então passar para outra disciplina.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
José: Prefiro revisar por questões, e era assim que fazia. Também aproveitava para revisar escutando videoaulas enquanto realizava atividades manuais como lavar louça, arrumar a casa, treinar na academia, dirigir…
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
José: Fazer questões é essencial para preparação em concursos, somente com essa prática que foi possível eu realmente converter o tempo de estudo em acertos no dia da prova.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
José: Segurança do trabalho foi um grande desafio para mim, o número de normas e dispositivos é enorme, para superar essa dificuldade eu tive que dedicar mais tempo a essa disciplina.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
José: Na última semana eu dediquei mais tempo às questões, até porque hoje em dia é muito fácil estudar por questões sendo que junto com elas o comentário já traz a teoria sobre aquele assunto.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
José: O maior erro na minha trajetória de estudo para concurso foi a falta de consistência, mas o maior acerto foi nunca ter desistido. Desanimo e quedas vão acontecer, mas se levantar em cada uma delas é necessário.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
José: Desistir sempre passa pela cabeça, você pensa que aquilo não é pra você, que é perda de tempo, que nunca vai dar certo, mas a chance de dar uma vida melhor para a minha família sempre me motivou e sempre vai me mover.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
José: Não pare, continue, muitas serão as dificuldades, mas o que mais vai encurtar a trajetória até a aprovação será a consistência. É claro que um bom direcionamento também tem grande poder para acelerar a aprovação, e foi isso que eu encontrei no Estratégia Concursos.