Aprovado em 1º lugar no concurso da Politec PE para o cargo de Perito Criminal - Ciências Contábeis
Policial (Peritos, Papiloscopistas)“[…] Nunca deixe de acreditar no seu potencial e lembre-se de que cada esforço te aproxima do seu objetivo. […]”
Confira nossa entrevista com José Alves Bezerra Neto, aprovado em 1º lugar no concurso da Politec PE para o cargo de Perito Criminal – Ciências Contábeis:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
José Alves Bezerra Neto: Meu nome é José Alves Bezerra Neto, sou formado em Administração e Ciências Contábeis, tenho 39 anos e sou natural de Recife, Pernambuco.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
José: Decidi começar a estudar para concursos porque queria maior estabilidade profissional e uma melhoria financeira. Especificamente para o cargo de Perito Criminal, sempre me interessou por seu impacto direto na segurança pública.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
José: Sim, trabalho como servidor do INSS desde 2008 e voltei a estudar para concursos em 2021. Conciliei trabalho e estudos, dedicando parte das noites para estudo e reservando os fins de semana para um estudo mais prolongado.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
José: Fui aprovado em 2008 no concurso do INSS no cargo Técnico do Seguro Social e em 2024 no de Perito Criminal de Pernambuco, obtive em ambos a primeira colocação no local/cargo que optei. Pretendo continuar estudando para futuras oportunidades de crescimento.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
José: Durante a preparação, minha vida social foi mais restrita. Priorizava os estudos, mas reservava tempo para momentos de lazer com minha esposa e filhos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
José: Sim, minha família e amigos foram muito compreensivos e apoiadores. Meus pais e minha esposa foram grandes incentivadores. Inclusive minha esposa é estudante de medicina e o ambiente familiar sempre foi de muito estudo e apoio mútuo. Esse apoio foi essencial para meu sucesso.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
José: Estudei especificamente para o último concurso por cerca de 1 mês. Pode parecer pouco, mas já estava com uma base muito forte devido a outros certames. Procurei manter nesse período a disciplina estabelecendo metas diárias de estudo, utilizando técnicas de revisão e resoluções de questões, fiz todos simulados disponibilizados no Estratégia.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
José: Utilizei uma combinação de cursos em PDF, videoaulas e simulados. A principal vantagem dos materiais em PDF foi a possibilidade de um estudo mais célere, enquanto as videoaulas ajudaram em assuntos complexos. Os simulados foram importantes para me familiarizar com o estilo das provas da banca.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
José: Conheci o Estratégia Concursos pela pesquisa online sobre os melhores materiais de estudo.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Estudei desde o início com o Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
José: Sim, senti uma diferença significativa. O material do Estratégia é muito completo e detalhado. As ferramentas de acompanhamento de desempenho e os simulados foram os diferenciais que mais me ajudaram.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
José: Dividi meu tempo entre várias matérias, priorizando os assuntos mais importantes no certame ou que tinha mais dificuldade, estudando cerca de 3 horas líquidas por dia. Focava em uma combinação de leitura, videoaulas e resolução de questões para reforçar o conteúdo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
José: Fazia resumos e simulados regulares para revisar e praticar os conteúdos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
José: A resolução de exercícios foi fundamental para a consolidação do conhecimento. Fiz milhares de questões ao longo da minha preparação, o que me ajudou a identificar e corrigir minhas falhas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
José: Tive mais dificuldade na disciplina de Português e algumas de Direito. Para superar, procurei me dedicar com mais intensidade nessas disciplinas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
José: Na semana que antecedeu a prova, foquei em revisões e resolução de simulados. No dia pré-prova, optei por assistir a aula de Revisão de Véspera e sou daqueles que ficam até o último momento ativando a memória de curto prazo, sei que não é o que define a aprovação, mas ajuda a acertar algumas questões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
José: Para a prova discursiva, utilizei as Rodadas de temas do Estratégia. Aconselho a não subestimar essa parte e a praticar bastante.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
José: Meu principal erro foi subestimar algumas disciplinas no início. Aprendi que todas as matérias são importantes e merecem atenção. Meu maior acerto foi a constância e a disciplina nos estudos, que me permitiram alcançar a aprovação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
José: Sim, houve momentos de desânimo, mas a vontade de proporcionar uma vida melhor para minha família e alcançar a realização profissional me motivaram a continuar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
José: Aconselho a ter paciência e persistência. A jornada de um concurseiro pode ser longa, mas com dedicação e uma boa estratégia, é possível alcançar o sucesso. Nunca deixe de acreditar no seu potencial e lembre-se de que cada esforço te aproxima do seu objetivo. E para finalizar, deixo uma frase atribuída a Albert Einstein que carrego na vida: “O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”.