Aprovado em 84° lugar no concurso PC-PE para o cargo de Agente de Polícia
Policial (Agente, Escrivão e Investigador)
“Entendam que vocês são únicos, então não se comparem com a vida de ninguém. Cada um tem um preço a pagar para conseguir atingir seus objetivos, quanto mais cedo você entender o seu preço, mais rápido será o resultado. […]”
Confira nossa entrevista com Jonas Rodrigo da Silva Freitas, aprovado em 84° lugar no concurso PC-PE para o cargo de Agente de Polícia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Jonas Rodrigo da Silva Freitas: Sou formado em gestão ambiental, tenho 30 anos e sou do Cabo de Santo Agostinho – PE
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Jonas: Estava trabalhando numa empresa a qual estava me fazendo muito mal, devido a pressão/cobrança, embora o salário fosse alto, eu não estava feliz… somado a isso, em 2021, 2 amigos foram aprovados na PRF. Essa foi a maior motivação que tive para iniciar no mundo dos concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Jonas: No início sim, eu trabalha numa empresa muito distante, acordava às 3:30 todos os dias e só chegava em casa às 20:00. Eu só conseguia estudar 1h em casa, então sempre que eu tinha alguma brecha no trabalho, eu estudava lá mesmo, e sempre que eu conseguia, devido ao cansaço, eu estudava no ônibus a caminho do trabalho ou na volta pra casa. Mas aí me organizei financeiramente, fiz um cronograma e juntei uma grana, e então em 2022 decidi pedir demissão e me dedicar integralmente aos concursos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Jonas: Costumo dizer que sou um ponto fora da curva, pois me falaram sempre que a regra do concurseiro é: primeiro vem as reprovações pra depois vir as aprovações. Pois bem, já havia sido aprovado em 2008 pro SENAI PE e IFPE, aos 14 anos. Em 2023 fui aprovado na PMRN (~1200° lugar ), na Guarda municipal de Olinda (4º lugar), PMSP (~500° lugar). Em 2024 fui aprovado na PMPE (1464º lugar) e na PCPE (agente 84º lugar). Ao total 7 provas e 7 aprovações!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Jonas: Sempre priorizei os bons momentos com a família, amigos e namorada. Mas durante a trajetória dos estudos, tive que diminuir a frequência, mas nunca fui de ficar muito isolado, pois isso faz mal pra mente, e sem a mente no lugar, nada funciona.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Jonas: Graças a Deus minha família super me apoiou em todos os meus planos, respeitavam meus horários de estudos, não me interrompiam, não batiam na porta do meu quarto. Meus amigos respeitaram as minha ausências nos passeios e sempre me motivaram dizendo que eu era capaz.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Jonas: Bom, exclusivamente pra esse concurso estudei desde o dia 20/06/2023, quando decidi que estudaria todos os dias, sem exceção, até a prova da Polícia Civil de Pernambuco, pois, nessa época descobrimos um câncer grave no meu pai, então a única forma de não deixar o desânimo e psicológico me abater foi essa. Foram 249 dias sem parar, sem nenhum dia de folga. Logicamente alguns dias mais, outros menos, mas sempre que eu estava em hospital com meu pai fazendo quimioterapia ou em casa desanimado, eu sempre pensava: já estudei tantos dias, se eu parar hoje vou ter que recomeçar do 0. Então isso me motivava a estudar todos os dias sem errar.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Jonas: Comecei pelas videoaulas, mas depois consegui ficar estudando apenas por PDF/questōes, e isso fez toda a diferença, pois a fixação é muito melhor e você começa a render muito mais! Foram aproximadamente 70 mil questões resolvidas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jonas: Por meio dos meus amigos que passaram na PRF. Quando perguntei pra eles qual cursinho escolher, ambos me indicaram o Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Jonas: Sem dúvidas! A plataforma do Estratégia é perfeita, os PDFs são sensacionais! Facilitou demais a organização do trabalho da equipe que sempre fez os materiais serem o máximo interativo possível. Com certeza evoluí demais com o Estratégia.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Jonas: Estudava em média 4h líquidas por dia, pela parte da manhã eu fazia apenas revisões por questões, e o no período da tarde eu avançava no conteúdo, sempre no máximo 2 matérias por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Jonas: Minhas revisões sempre eram feitas primeiramente por questões. Depois eu via meus resumos. Eu montei um cronograma a qual eu conseguia revisar todos os tópicos do edital 2 vezes no mês.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Jonas: Aqui é o ponto chave da minha preparação, foram quase 70 mil questões, com aproximadamente 88% de rendimento. Fazer questões é vida! Pois, afinal de contas, sua prova é feita de questões não é mesmo ? Então é praticar, praticar e praticar.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Jonas: Sem dúvidas, contabilidade. Tive que ver essa matéria por todos os professores do Estratégia, para só então conseguir ir pros PDFs e dominar a matéria. Persistência e paciência foi o segredo pra dominá-la.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jonas: Foi bem intensa, enfatizei os tópicos aos quais eu tinha menor rendimento e/ou mais dificuldade, sempre fazendo muitas questões. Já um dia antes, vi todo o aulão de Revisão de Véspera do estratégia pelo Youtube.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Jonas: Treinem redação! Levem isso a sério! Subi aproximadamente 100 posições com a minha nota na redação (27,73). Façam uma redação a cada 15 dias no pré edital, e no pós edital façam 1 redação por dia. Entendam o padrão da banca e sejam claros e objetivos na hora de redigir uma redação. O examinador muitas vezes não se preocupa com milhares de informações, eles querem entender sua tese e ver exemplos. Simples assim! Ah, e se puderem, sempre paguem alguém pra corrigir suas redações, ajuda muito!
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jonas: Meu maior erro foi menosprezar a matéria de legislação estadual. E o meu maior acerto foi me antecipar e acreditar na tendência das matérias novas que as polícias civis vem pedindo. (Contabilidade, RLM e estatística)
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Jonas: Nunca pensei em desistir, mas a minha maior motivação foi pensar no futuro, em dar uma vida melhor pra minha família e sem dúvidas dar orgulho pro meu pai, pois na luta contra o câncer, você vê que o seu exemplo anima o paciente, dá esperanças e o ajuda a não se entregar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jonas: Entendam que vocês são únicos, então não se comparem com a vida de ninguém. Cada um tem um preço a pagar para conseguir atingir seus objetivos, quanto mais cedo você entender o seu preço, mais rápido será o resultado. Não esqueçam de colocar Deus na frente de todos os seus planos, ele, e somente ele, sabe o melhor pra você.