Aprovado em 1° lugar no concurso Câmara de SP para o cargo de Consultor - Engenharia Civil - SST
Concursos Públicos“Minha principal mensagem é: não desista! Lute e seja disciplinado todos os dias, que no futuro todo esse esforço será recompensado e você agradecerá todos os dias por ter começado e se dedicado aos estudos.”
Confira nossa entrevista com João Carlos Silva de Assis, aprovado em 1° lugar no concurso Câmara de SP para o cargo de Consultor – Engenharia Civil – SST:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
João Carlos Silva de Assis: Meu nome é João Carlos, tenho 30 anos e sou formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nasci no Rio de Janeiro, mas morei grande parte da minha vida em Minas Gerais na cidade de Itanhandu.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
João: Meus pais são concursados, então sempre tive contato com o funcionalismo público dentro da minha casa. Mas a decisão de estudar veio após terminar a minha graduação, ter um pouco de contato trabalhando na iniciativa privada, o que me mostrou que eu poderia ter mais oportunidades de crescimento e de qualidade de vida no setor público.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
João: Foi procurando na internet os melhores cursinhos preparatórios e logo percebi que o Estratégia é a referência, onde tem os melhores materiais e os melhores professores.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
João: No início eu conciliei trabalho e estudo, então acordava cedo, cerca de 5 horas da manhã para estudar antes do trabalho, conseguindo estudar durante umas duas horas líquidas. Após o trabalhado eu também estudava, mas como já estava mais cansado só conseguia fazer mais ou menos uma hora líquida, totalizando três horas líquidas por dia. Mas eu tomei a decisão de sair do meu trabalho para focar 100% nos estudos, assim ficava entre seis e sete horas líquidas por dia estudando.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
João: No início dos meus estudos sim, mas na parte final fiquei dedicado 100% aos estudos.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
João: Utilizei principalmente PDF, que é um material mais completo e que eu poderia estudar uma maior quantidade de matéria em um menor espaço de tempo. Também utilizei as videoaulas para complementar meus estudos com assuntos que tinha mais dificuldade.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
João: Estudei cerca de um ano e meio. Utilizava a tática de ser muito disciplinado com toda minha rotina, então já tinha planejado cada momento do meu dia para não sair da rotina de estudo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
João: No início tinha mais dificuldade com Português, assim tentava ver as videoaulas dos assuntos que não dominava e fiz milhares de questões para fixar os conteúdos.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
João: Na reta final tentava retornar nas questões que eu tinha marcado como favoritas, que me ajudavam a relembrar os temas e também algumas pegadinhas que a banca poderia colocar nas questões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
João: No meu concurso teve redação, então eu tentava fazer pelo menos duas redações por semana para testar além da estrutura da redação o tempo de execução para chegar com uma estratégia pronta para a prova.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
João: Não sou casado e nem tenho filhos, mas minha família foi um dos fatores mais importantes para mim no estudo, desde do primeiro dia eles me apoiaram e acreditaram no meu sonho de ser servidor.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
João: Um orgulho imenso de saber que fui convidado para participar de um evento sensacional e de uma das empresas mais competentes no trabalho que eu conheço.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
João: Conhecia pelo último ano, mas não imaginava que poderia ser convidado, então fiquei muito feliz quando o convite chegou.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
João: Erros foram cometidos principalmente no início, quando utilizei materiais mais extensos que o necessário e fiz alguns resumos que não foram úteis. Acertos eu acredito que foi ser muito disciplinado e também fazer milhares de questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
João: Não passava muito pela minha cabeça desistir, porque era um sonho que eu sabia que iria correr atrás até conseguir. Olhando pra trás o meu eu de 5 anos atrás ficaria muito orgulhoso das coisas que construí, principalmente agora sendo concursado.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
João: Minha principal mensagem é: não desista! Lute e seja disciplinado todos os dias, que no futuro todo esse esforço será recompensado e você agradecerá todos os dias por ter começado e se dedicado aos estudos.