Aprovada em 1º lugar no concurso Banco do Brasil na microrregião 21
Bancária (BB, CEF e Bancos Estaduais)“Com certeza meu maior acerto foi ter escolhido o estratégia para me acompanhar nesse processo.“
Confira nossa entrevista com Jéssica Figueiredo, aprovada em 1º lugar no concurso Banco do Brasil na microrregião 21:
Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Jessica Figueiredo: Tenho 29 anos, sou de Rondonópolis (MT) e sou formada em engenharia agrícola e ambiental.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Jessica Figueiredo: A decisão veio a partir de amigos concursados que me falavam sobre a estabilidade.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Jessica Figueiredo: Trabalho em período integral, de segunda a sexta. Eu estudava todos os dias após o expediente e aos finais de semanas, qualquer brecha de horário que eu tinha aproveitada para estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Jessica Figueiredo: O concurso do banco do Brasil foi minha primeira aprovação. Na verdade, antes desse concurso, eu havia tido algumas decepções e não fiquei bem colocada.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Jessica Figueiredo: A sensação é inexplicável! É como tirar um peso dos ombros. Saber que seu objetivo foi cumprido e que finalmente conseguiu foi uma das melhores sensações da minha vida.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Jessica Figueiredo: Em grande parte do tempo da preparação abdiquei da minha vida social. Como trabalhava durante a semana, eu aproveitava os sábado e domingos para estudar e revisar conteúdos. Porém, as vezes o cansaço batia muito forte, e nesses momentos eu escolhi descansar e curtir um pouco.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Jessica Figueiredo: Sou casada e não tenho filhos. Meu marido e meus pais tem me apoiado muito nessa caminhada. Sem o apoio e incentivo deles com certeza não teria conseguido sozinha
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Jessica Figueiredo: Acho que depende muito do tempo que cada um tem para dedicar. O concurso do banco do Brasil não é meu grande sonho, Porém vi uma oportunidade de melhorar de vida e foquei nisso. Fui bastante incentivada por amigos que já atuam no banco, mas eu provavelmente não sairia do meu foco novamente. Meu foco é o Ibama, devido a minha área de formação e pretendo continuar a perseguir esse sonho
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado(a)?
Jessica Figueiredo: Estudei desde abertura do edital.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Jessica Figueiredo: Para esse concurso não estudei antes do edital.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Jessica Figueiredo: Utilizei muito das videoaulas e o PDF. Para mim o que sempre funcionou foi ler os PDFs, assistir as videoaulas fazer meu próprio resumo e fazer questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jessica Figueiredo: Conheci o estratégia através do YouTube. Utilizava muito os materiais gratuitos.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Jessica Figueiredo: Os materiais do Estratégia são focados e completos. As aulas dos professores são Excelentes, com didática impecável.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Jessica Figueiredo: Já indico e continuarei indicando.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Jessica Figueiredo: Não estudei todo o conteúdo, como o tempo estava limitado, foquei no que nunca havia estudado. Português e inglês, por exemplo, foram matérias que apenas revisei nos dias anteriores a prova. Para mim os resumos são a melhor opção para memorizar o conteúdo, aliado com mapas mentais.
Particularmente não gosto de estudar mais de uma matéria por vez, prefiro estudar o mesmo assunto direto até esgotar o conteúdo e só assim passo para o próximo.
Jessica Figueiredo: A minha rotina de estudos foi bem exaustiva na reta final. Acordava todos os dias às 5:30 da manhã, revisava algum conteúdo, ia para o trabalho em período integral e voltava a estudar às 19h. Durante o dia, sempre que havia alguma brecha aproveitava para ler algum resumo.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Jessica Figueiredo: Tive um pouco de dificuldade em rever a matemática básica. Mas continuei fazendo questões até melhorar meu desempenho.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Jessica Figueiredo: A semana que antecedeu a prova foi a mais estressante. Acompanhei todas as revisões e maratonas do estratégia. A véspera da prova foi dia de estudo também. Aproveitei todo o tempo livre para estudar.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Jessica Figueiredo: Tenho uma boa base de português e redação, então não estudei muito. Foquei em entender os temas e as “previsões” que os professores nos davam e ao final dos resumos tentava fazer um escopo do tema.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Jessica Figueiredo: Com certeza meu maior acerto foi ter escolhido o estratégia para me acompanhar nesse processo. Como erro, acredito que o tempo que tive pra estudar me atrapalhou um pouco, então com certeza, começaria a estudar antes do edital.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Jessica Figueiredo: Manter a disciplina foi muito difícil. Existiram momentos de desespero e cansaço em que pensei em desistir. Eu tenho que agradecer muito a minha rede de apoio, meu marido, meus pais e meus amigos foram essenciais para que eu não desistisse.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Jessica Figueiredo: Minha motivação maior foi a chance de poder ter uma vida melhor.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jessica Figueiredo: Tenha foco, tenha ao seu lado pessoas que te incentivem, tenha constância nos estudos, estude sempre que puder e Escolha o Estratégia!