Aprovada em 1° lugar para Agente de Tributos na Prefeitura de Jeremoabo - BA
Concursos Públicos“Meu conselho é manter a constância e trabalhar a saúde mental e física, para que esse processo seja o mais leve possível. Nem todos os dias são fáceis, mas com disciplina alcançamos nossos objetivos […]”
Confira nossa entrevista com Jessica de Oliveira, aprovada em 1° lugar para Agente de Tributos na Prefeitura de Jeremoabo – BA:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Jessica de Oliveira: Sou formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), tenho 31 anos e minha cidade natal é Aracaju – SE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Jessica: Desde a universidade, eu tinha o sonho de ser Auditora Fiscal e sempre soube que, por meio dos estudos e da aprovação em concurso público, poderia alcançar estabilidade e transformar minha vida.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Jessica: Inicialmente, eu estudava e trabalhava em um escritório de contabilidade. Tinha uma rotina puxada, com 9 horas de trabalho e quase 3 horas de locomoção. No final de 2018, fui demitida e resolvi me dedicar exclusivamente aos estudos. Passei 1,5 anos apenas estudando e, depois, resolvi empreender e estudar ao mesmo tempo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Jessica: Fui aprovada para Agente Censitário Supervisor do IBGE e conquistei o 1º lugar para Agente de Tributos da Prefeitura de Jeremoabo, na Bahia. Estudo há algum tempo e já prestei vários concursos; em alguns, consegui aprovação, mas fora das vagas. Continuarei estudando para outros concursos, pois meu objetivo é ser Auditora Fiscal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Jessica: Sou uma pessoa caseira. Quando estou no pós-edital, dedico a maior parte do tempo aos estudos e não saio para lugar algum, exceto para fazer caminhadas ao ar livre e ir à missa aos sábados ou domingos. Mas, sem edital, procuro ter uma vida mais leve: viajo com minha família e, às vezes, saio com minhas amigas e primas.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Jessica: Sim. Tenho o apoio dos meus pais, minhas irmãs, irmão, alguns amigos e familiares mais próximos, sempre me apoiaram e entenderam a minha necessidade de estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Jessica: Para o concurso que fui aprovada estudei cerca de 1 mês, para os assuntos específicos do cargo como Código Tributário do Município, em relação as outras disciplinas já tinha uma bagagem de estudos.
Para manter a disciplina sempre tento pensar que isso tudo é uma fase e logo estarei colhendo os frutos do meu esforço.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Jessica: Gosto muito de utilizar os PDF, leitura da lei seca, resumos e utilizo as videoaulas para matérias ou assuntos que tenho mais dificuldade
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jessica: Conheci o Estratégia através de vídeos do Youtube.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Jessica: Já fui assinante do Gran Cursos, mas não gostei da qualidade dos PDFs, muito superficiais na época.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Jessica: O material do Estratégia é sem dúvida o melhor do mercado para preparação de alto nível. Gosto bastante do PDFs , videoaulas, da hora da verdade e estrategiacast.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Jessica: Eu sempre montei meu plano de estudos. Mas em pós edital de alguns concursos da área fiscal, gosto de utilizar os Guias do Andrety Bruno. Comecei a estudar as disciplinas básicas dos concursos fiscais e à medida que terminava uma disciplina diminuía a carga horária da mesma e acrescentava uma nova disciplina. Estudo em média umas 5h líquidas em pré-edital e umas 7 horas líquidas em pós-edital.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Jessica: Faço revisões principalmente através de questões, resumos e videoaulas quando tenho muita dificuldade com determinado assunto.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Jessica: Ao resolver questões, avalio meu desempenho e consigo entender como a banca cobra. No Tec Concursos já resolvi mais de 36000 questões, fora as questões dos PDFs e do site de questões do Estratégia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Jessica: As matérias em que sempre tive mais dificuldade foram Estatística e TI. Aumentei minha carga horária nas disciplinas, Estatística melhorei bastante, mas TI ainda é um calo no meu sapato.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jessica: Continuei com minha rotina de atividades físicas e fui diminuindo o ritmo de estudo nos dias finais. No dia anterior a prova tive que viajar para realizar a mesma, dei uma rápida revisada em alguns assuntos pontuais.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jessica: Meu maior erro foi, sem dúvidas, inicialmente fazer provas que tinham poucas matérias em comum com a área fiscal. Estudei para alguns certames que saíram tipo da área administrativa, bancária, na ânsia de ter uma aprovação nas vagas.
Meu maior acerto foi saber dizer “não” para o que atrapalhava meu estudo, ter constância e procurar materiais de qualidade.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Jessica: Apesar de muitas reprovações, angústias e ansiedades, nunca pensei em desistir. Sempre tive em mente que na hora certa chegaria, tudo é no tempo de Deus, não no nosso.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jessica: Meu conselho é manter a constância e trabalhar a saúde mental e física, para que esse processo seja o mais leve possível. Nem todos os dias são fáceis, mas com disciplina alcançamos nossos objetivos. O estudo para concurso é apenas uma fase, e vai passar. Não se compare a ninguém, pois cada um de nós temos uma história, com suas dificuldades e tudo tem seu tempo. E por fim, não desista! Vai valer a pena!