“Somos mais fortes do que pensamos, conseguimos fazer tudo aquilo que sonhamos, mas para isso é preciso dar o primeiro passo. A luta é grande mas a vitória é certa […]”
Confira nossa entrevista com Jefferson Viana Alves, aprovado no XXXIX Exame da OAB:
Estratégia: Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Jefferson Viana Alves: Tenho quarenta anos, moro em Ituiutaba-MG e concluí a graduação pela Universidade Federal de Rondônia.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Jefferson: Durante os estudos, trabalhava, cuidava de duas filhas lindas e estudava entre um afazer e outro. Confesso que não foi fácil, mas valeu a pena!
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Jefferson: Não, já prestei várias vezes, sempre passei na primeira fase e confesso que tinha medo de encarar a segunda. Perdi esse medo no 38 (reprovei) confundi ADO com MI, isso me tirou do chão, mas não desisti. No 39 fui aprovado. :)
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovado?
Jefferson: Foi uma sensação simplesmente incrível! Fiquei tão animado que nem consegui dormir de tanta adrenalina.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Jefferson: Eu terminei a graduação em Rondônia, perdi o contato com eles, mas muitos já são advogados. O diferencial, com certeza, é desejar profundo, eu mentalizei antes de sair de casa: “Vou sair Sr. Jefferson e voltarei Dr. Jefferson”. Estudar com afinco, acreditando no resultado positivo é fundamental.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Jefferson: Minha vida social era normal, sempre em eventos com amigos e familiares, nada radical.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Jefferson: Sou aluno Estratégia OAB até a aprovação, eu usei tudo que o curso ofereceu, TUDO! :) O Professor Diego e Professora Kamila foram fundamentais, do início à aprovação. Muito obrigado professores!
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB?
Jefferson: Fiquei sabendo do curso, por indicação de um colega de trabalho.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Jefferson: A forma como os tópicos são organizados facilita tudo. As aulas de fácil compreensão, professores cirúrgicos em suas explicações, sem falar nos recursos disponíveis como Download, OAB Cast ou até mesmo o LDI fazem toda diferença.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Jefferson: Recomendo 100%, invista em você, garanto que não vai se arrepender.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Jefferson: Realmente é muito conteúdo, mas com as dicas do Estratégia, fica fácil filtrar e focar nas disciplinas essenciais. Sempre.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Jefferson: Confesso que as novas disciplinas me deixaram meio receoso, me refiro ao direito eleitoral, financeiro e previdenciário, já que pouco estudei na faculdade, mas como somos eternos aprendizes, estudei os pontos principais e deu tudo certo!
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Jefferson: Um pouco de cada, como são muitos assuntos, escolhia os que não me sentia muito preparado e relembrava.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos. Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Jefferson: Realmente, os sete dias anteriores à prova são bem estressantes, o coração vai a mil. Eu escolhi estudar o máximo disponível, no sábado acompanhei a revisão de véspera, assisti tudo e continuei estudando até o final do dia. Domingo foi sucesso! :)
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Jefferson: Escolhi Direito Constitucional. Todas as disciplinas derivam da nossa carta magna, então achei mais sensato.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Jefferson: Acredito que o erro é pensar que sabemos de tudo, que não precisa ver esse ou aquele tópico. Sobre os acertos? Reconhecer que precisamos ler tudo, mesmo sem gostar tanto da matéria. Essa decisão fez toda diferença.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Jefferson: Manter a calma e foco para estudar, já que o dia a dia é muito cansativo. Encontrar forças para se concentrar, é algo que precisa ser feito. Tem que ser feito. Minha motivação? Minhas filhas: Ana Laura e Ana Lívia! Pensava nelas sempre para me manter focado e constante.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jefferson: Somos mais fortes do que pensamos, conseguimos fazer tudo aquilo que sonhamos, mas para isso é preciso dar o primeiro passo. A luta é grande mas a vitória é certa! Seja um aluno Estratégia OAB, vale muito a pena! Sucesso e até breve Doutor(a)!