Aprovado em 51º lugar para Aluno Oficial no concurso PM-RN
Policial (PM/BM - Oficial)“Bem, aconselho adquirir um excelente material do Estratégia! E dizer que todos (sem exceção) podem chegar. A questão é ter a disciplina e a força de vontade, porque na vida de concurseiros apanhamos muito, mas quando conseguimos a tão sonhada aprovação é muito gratificante!”
Confira nossa entrevista com Jefferson Djair Arruda de Lucena, aprovado em 51º lugar para Aluno Oficial no concurso PM-RN:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Jefferson Djair Arruda de Lucena: Sou Jefferson Djair Arruda de Lucena, cabo da Polícia Militar de Pernambuco, natural de Surubim-PE. Tenho 30 anos, sou casado com a Comissária de Polícia Civil de Pernambuco Flaviane Souza de França e temos um maravilhoso filho chamado Davi Lucas. Sou graduado em Direito pela ASCES UNITA.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Jefferson: Estabilidade e qualidade de vida. Área policial porque me identifico, além de ser policial militar há aproximadamente 10 anos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Jefferson: Sim, planejava os estudos. Tinha a disciplina de manter determinadas metas, mesmo que não fossem extensas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Jefferson: Tenho aprovações no cargo de Soldado da PMPE, EAM (Escola de Aprendizes de Marinheiro) e a aprovação na OAB XXVIII.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Jefferson: Reservado. Abdiquei de muitas coisas, a fim de estabelecer uma longa e dura rotina de estudos para concursos. Com relação a saídas, muito pouco e preferencialmente com minha família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Jefferson: Sou casado, tenho um filho. O apoio de familiares e amigos foi dividido, recebi muita força da minha esposa, filho, pais, irmãos, cunhada e sogra, alguns primos e tios.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Jefferson: Uns 3 meses direcionado para o CFO da PMRN. Estabeleci uma rotina e me dediquei ao máximo com o material de estudo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Jefferson: Vídeo aulas e PDFs do Estratégia. Saliento, que utilizei materiais de outros cursos do Estratégia, por exemplo, PRF, CFO PMPB, todos muito eficazes.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jefferson: Amigos, propagandas.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Jefferson: Sim, o que incomodava era a qualidade, pois os matérias do Estratégia são completos e dos outros cursinhos deixavam a desejar.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Jefferson: Sim, mas não fui aprovado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Jefferson: Sim, os materiais são completos e posso dizer com toda certeza que são suficientes para a aprovação. Além disso, quero parabenizar a revisão de véspera do Estratégia, é sensacional.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Jefferson: Dicas dos professores do Estratégia, estudava pelo menos duas matérias por dia, horas líquidas em torno de 4 ou 5 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Jefferson: Questões e simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Jefferson: Concretizar o conhecimento. Durante a trajetória dos estudos para concursos, resolvi em torno de umas 20 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Jefferson: Raciocínio Lógico. Estudei o material disponibilizado pelo Estratégia.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jefferson: Intensa e pré-prova fiz a revisão de véspera do Estratégia (fantástica a revisão).
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Jefferson: Sim, estudei as dicas da professora Janaína. Ela te conduz a esquematizar a tua redação de uma forma muito didática.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Jefferson: Bem, eu estabeleci uma boa rotina de treinos diários e antes mesmo de fazer a prova. Em torno de uns 3 meses.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jefferson: Erros: demorar a se preparar por um material de grande qualidade. Acertos: adquirir um excelente material de estudo, dedicar-se e estabelecer uma longa rotina de estudos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Jefferson: Nunca.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jefferson: Bem, aconselho adquirir um excelente material do Estratégia! E dizer que todos (sem exceção) podem chegar. A questão é ter a disciplina e a força de vontade, porque na vida de concurseiros apanhamos muito, mas quando conseguimos a tão sonhada aprovação é muito gratificante!