“Se você traçar metas absurdamente altas e falhar, seu fracasso será muito melhor que o sucesso de todos. Só não desista, esse é o único jeito que te manterá estagnado.”
Confira nossa entrevista com Jean Carlos de Morais, aprovado em 1° lugar no concurso Câmara de Atibaia para o cargo de Procurador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo.
Jean Carlos de Morais: Sou natural da cidade de Nazaré Paulista – SP. Tenho, atualmente, 31 anos de idade. Me formei em Direito em 2015 na PUC-Campinas.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Jean: Desde pequeno acompanho o trabalho de meu pai, que é servidor público municipal na cidade onde moro. Já nessa época comentava com ele que queria trabalhar, também, na Administração Pública.
O modo como escolhi o curso foi por acaso. Eu me inscrevi no Enem, e acabei adquirindo bolsa de estudos para o curso de Medicina e Direito. Optei por Direito porque tenho certo medo de hospitais.
Quando iniciei o curso, detestava as matérias, pois sempre preferi o ramo de “exatas”, mas no decorrer dele fui me adaptando e cada vez mais inclinado para o concurso da magistratura.
Porém, após a graduação, a ideia de prestar concursos ficou distante e acabei advogando por quase oito anos.
Estratégia: Sempre fez concursos para carreira jurídica?
Jean: Fiz poucos concursos para procuradoria municipal, ficando dentro do número de aprovados, mas sem ser chamado para tomar posse.
Fiz também o concurso da magistratura do Estado de São Paulo, onde fui aprovado nas primeiras fases e reprovado na fase de Sentença.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Jean: Sim, durante minha preparação eu estava advogando durante o dia. Então tentava estudar no período noturno o máximo que conseguia, ou até o sono vir.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Jean: Fui aprovado no concurso para agente administrativo municipal de Atibaia com 18 anos. Fui aprovado em concurso para professor substituto de Sociologia em escola pública estadual. Fui também aprovado no concurso do IBGE. Fui aprovado no concurso para agente escolar. Fui aprovado no concurso para escrevente. Além desses concursos de ensino médio, também fui aprovado em algumas procuradorias municipais, embora não tenha ficado dentro do número de vagas, bem como cheguei até a terceira fase do concurso para Magistratura.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Jean: Na verdade, apenas fiz uma revisão dois dias antes. Eu havia sido reprovado três meses antes na terceira fase do concurso da magistratura, o que me deixou muito triste e cabisbaixo. Felizmente consegui aproveitar deste conhecimento adquirido, o que foi suficiente para a aprovação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Jean: Em geral gosto de usar um bom livro e ir grifando os assuntos mais importantes. Já na segunda leitura do material grifado, grifo em outra cor potenciais matérias que esquecerei com o decorrer do tempo.
Fora isso, utilizei materiais em PDF do Estratégia, que também adotam este método de “grifos”, no qual há a versão do material grifada por antigos aprovados.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jean: Sempre acompanhei as aulas de véspera no Youtube. Quando percebi a qualidade dos professores, adquiri material em PDF para estudo e os achei bem completos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Jean: Sim, sempre me incomodou a ausência de completude do material, e ao final da leitura sentia que muitos pontos importantes não eram abordados.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Jean: Não, o material que adquiri sempre foi voltado para a magistratura, assim, atualmente, prefiro utilizar o material do Estratégia que é mais completo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Jean: Muita diferença. Como dito, o que mais gosto do material do Estratégia, além das aulas dos ótimos professores, são os PDFs. Eles são divididos em: materiais completos, material resumido e material grifado por antigos aprovados. Este método é muito bom para revisar o conteúdo durante o final da preparação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Jean: Eu sempre gostei de esgotar toda a disciplina antes de partir para outra. Sempre fui um pouco ansioso, então precisava esgotar aquele tema e quando me sentia satisfeito partia para a próxima disciplina.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Jean: Lia o material grifado e tentava fazer o maior número de questões possíveis.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Jean: Acho extremamente importante, pois ajudam a simular as provas que estão por vir. Já devo ter feito mais de três mil questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jean: Tentei revisar a matéria específica para aquele cargo e ter uma boa noite de descanso no dia anterior à prova. Creio que a última semana deve ser usada para revisar o material e não para tentar adquirir novos assuntos.
Estratégia: Concursos para carreira jurídica são compostos por várias fases. Como foi sua preparação para a prova discursiva?
Jean: Tentei realizar algumas provas na área e calcular o tempo para que no momento real da prova eu já estivesse adaptado e fosse tudo natural.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jean: Errei em desistir e parar de estudar por um longo período. O sucesso é a somatória de vários fracassos que lhe trazem experiência para evoluir e finalmente chegar onde almeja. Gostaria de ter tido essa visão quando encontrei os primeiros obstáculos no mundo dos concursos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jean: Se você traçar metas absurdamente altas e falhar, seu fracasso será muito melhor que o sucesso de todos. Só não desista, esse é o único jeito que te manterá estagnado.