Aprovada em 1° lugar (cotas) para Analista Jurídico no concurso da Câmara de Nova Iguaçu
Concursos Públicos“Tenham paciência, às vezes parece que você estuda e nada faz sentido, é assim mesmo, continue! Vai precisar abrir mão de muitas coisas, mas é passageiro […]”
Confira nossa entrevista com Janaina dos Santos, aprovada em 1° lugar (cotas) no concurso da Câmara de Nova Iguaçu para o cargo de Analista Jurídico:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Janaina dos Santos: Sou formada em Direito, tenho 41 anos e moro em Queimados – Rio de Janeiro, sou casada e tenho um filho de 9 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Janaina: Poder dar uma condição de vida melhor para minha família e, claro, a estabilidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Janaina: Eu estava advogando na época e tinha decidido não pegar novas demandas, optei por dar continuidade nas causas que já estavam em andamento para poder me dedicar mais aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação?
Janaina: Fui aprovada na Defensoria Pública RJ para analista processual 11º lugar, Tribunal de Justiça RJ oficial de justiça 4º lugar, Câmara Municipal NI analista jurídico 1º lugar e estou aprovada do concurso do TRF2 para os cargos de AJAA 52º lugar, AJAA 60º lugar e TJAA 408º lugar.
Pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Janaina: Quando estava com o edital aberto, eu não tinha vida social rs…todo tempo livre eu me dedicava aos estudos, inclusive sábados, domingos e feriados.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Janaina: Eu tenho uma excelente rede de apoio em casa. Meu esposo, meu filho, minha mãe e meu irmão foram essenciais para que eu conseguisse alcançar a aprovação. Meu esposo sempre foi um grande incentivador.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Janaina: Para o concurso da Câmara eu foquei quando saiu o edital, estudo há alguns anos e isso serviu para montar uma base. Saber que tinha uma data certa de prova fazia com que eu desse o máximo de mim e isso me mantinha disciplinada, era um sprint final.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Janaina: Estudava mais por PDFs, mas gostava também das videoaulas, dependia da matéria. Gosto da videoaula por ser uma aula dinâmica, mas para avançar no conteúdo é necessário passar pelos PDFs.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Janaina: Eu conheci o Estratégia Concursos por meio de amigos concurseiros.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Janaina: Os materiais do Estratégia são super completos e atualizados, tem tudo na medida certa. Doutrina, atualização jurisprudencial, letra de lei, questões. Gosto muito do passo estratégico, mas foi com a trilha estratégica que meu estudo deu um salto, quando comecei seguir a trilha meu rendimento melhorou muito, você consegue passar por todo edital.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Janaina: Estudava em média 4 horas por dia, às vezes aconteciam uns imprevistos e não conseguia cumprir essas horas que estabelecia. Sou casada, tenho um filho, casa para cuidar e, ainda, trabalho. Houve dias em que só conseguia fazer questões ou uma leitura de lei seca, mas mesmo assim não deixava de estudar. Separava duas matérias para estudar por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Janaina: Fazia minhas revisões por meio de questão, aquelas que eu errava ou respondia com dúvida eu voltava no pdf para fazer uma leitura atenta. E fazia um simulado por semana.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Janaina: Fiz muitas questões na minha trajetória, não sei precisar quantas. O bom de fazer muitos exercícios é que você acaba mapeando a banca, o jeito que ela cobra certos assuntos, as suas preferências.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Janaina: Alguns tópicos do direito administrativo, como, licitação e contratos, precisei recorrer às videoaulas também para assimilar melhor o conteúdo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Janaina: Na semana de prova li muita lei seca e fiz questões. Na véspera da prova assisti à revisão de véspera do Estratégia, sempre faço isso em véspera de prova, porque os professores dão várias questões que encontramos na prova no dia seguinte.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Janaina: Eu treinava com o material de discursiva, rodada de temas, fazia duas discursivas por semana. Pegava temas que já tinham caído em outras provas semelhantes. Tem que treinar tempo de prova, foi assim que consegui a nota máxima na discursiva deste concurso.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Janaina: No início eu estudava muito errado, achava que tinha que esgotar uma matéria e depois seguir para a próxima. Isso me fez perder tempo. Quando comecei a estudar com o material do estratégia vi que as coisas não funcionam assim e passei a estudar da forma correta.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Janaina: Cheguei a pensar em desistir sim, antes das aprovações vieram várias reprovações. Eu me questionava se estava no caminho certo, se aquilo era pra mim, chegava a duvidar da minha capacidade. Mas eu pensava nas renúncias que tinha feito, no tempo que poderia estar com minha família e optava estudar. Tudo em busca da realização de um sonho. Seria loucura voltar atrás depois de todo conhecimento que já tinha adquirido.
O que me motivava era saber que quando acontecesse eu iria mudar a minha realidade e da minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Janaina: Tenham paciência, às vezes parece que você estuda e nada faz sentido, é assim mesmo, continue! Vai precisar abrir mão de muitas coisas, mas é passageiro. É sofrido, é doido, mas quando acontece é recompensador. Tem uma frase de que gosto que diz assim: “O fracasso não sabe lidar com a persistência”. Persista!