Aprovado em 3° lugar no concurso PETROBRAS no cargo de Analista de Sistemas - Infraestrutura
Engenharias e TI“Procure quais os temas que caem mais para aquele cargo, para estudar com um bom direcionamento. Se teste! Faça questões, revisões, tente lembrar o que você estudou, procure formas de saber se você está de fato absorvendo todo o conteúdo que está estudando”
.
Confira nossa entrevista com Jáder Távora Soares, aprovado em 3° lugar no concurso PETROBRAS no cargo de Analista de Sistemas – Infraestrutura:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Jáder Távora Soares: Tenho 30 anos, sou de Fortaleza – CE, onde sempre morei. Sou graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará, tendo focado durante a graduação na área de Redes de Computadores. Estudei em turmas com foco em ITA/IME durante o Ensino Médio, no Colégio 7 de Setembro, que me deu uma boa base de português.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Jáder: A procura pela estabilidade. A área de Tecnologia de Informação está indo bem no momento, mas a situação trabalhista, como a PJotização, torna o futuro muito incerto.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Jáder: A maior parte do tempo sim. Fui demitido no final de janeiro e com rescisão, FGTS e Seguro-Desemprego decidi estudar em tempo integral no último mês antes desse concurso.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Jáder: Esse foi o primeiro! Antes só fiquei no cadastro de reserva na PEFOCE. Vou fazer outros dois antes do resultado final da Petrobrás sair.
Sobre continuar estudando, acho que vai depender dos concursos que aparecerem para a minha área ainda esse ano.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Jáder: O que é isso? Entre a pandemia, o trabalho e o estudo, socializar foi algo bem raro, umas 5 vezes desde que comecei a estudar. A maioria das interações acabaram sendo apenas virtuais.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Jáder: Sou solteiro, sem filhos. Moro com a família. Tive muito apoio para fazer concursos, porque minha mãe é concursada na Universidade Federal do Ceará. Então ela sempre apoiou essa decisão!
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Jáder: Eu comecei a estudar para concursos em Maio/2021, focando no concurso da Perícia Forense do Ceará. Em Julho/2021 fiz o do ITEP-RN e depois o da PEFOCE, ambos para Perito Criminal (na área de computação). Depois fiz da FunSaúde e do IFCE, ainda em 2021.
Já em 2022 fiz o da UFC, em Janeiro, e o da Petrobrás, em Fevereiro. Entre todos esses concursos o conteúdo é muito semelhante, então a cada concurso eu ia estudando mais conteúdo e chegando mais preparado.
Para mim, a pressão da quantidade de concursos e das datas ajudou bastante. Quando cada um desses concursos se aproximava, eu conseguia focar bastante.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Jáder: Principalmente os conteúdos em PDF e videoaulas. O bom do conteúdo em PDF é você poder tomar seu tempo ou tirar uma dúvida rapidamente. As videoaulas são boas por serem rápidas e bem elaboradas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jáder: Na internet, procurando por notícias de concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Jáder: O acesso às questões era muito fácil e organizado, facilitando encontrar as questões das áreas ou bancas que você está procurando e a variedade das videoaulas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Jáder: Eu estudava um conteúdo de cada área por vez, alguns conteúdos levavam muito tempo, enquanto outros acabavam em um dia. Estudava durante a noite.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Jáder: Sempre estudo fazendo resumos e anotações, para mim, o ato de escrever uma coisa ajuda bastante a memorizar. Para revisar um assunto, eu relia o que tinha escrito e tentava lembrar as informações que eu achava mais importantes.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Jáder: Eu achei importante, para ter uma noção de como eu estava nos conteúdos do concurso. Fiz um caderno de questões, no Sistema do Estratégia, com as questões dos assuntos do edital específicas da banca do meu concurso e usei como base para saber quais áreas eu precisava estudar mais.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jáder: Durante a semana eu fiz revisões, mas no dia pré-prova eu não estudei nada, uma forma de desacelerar para estar bem e calmo no dia da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jáder: Acho que meu maior acerto foi procurar quais conteúdos tinham mais chance de cair em cada um dos concursos que eu fiz, para estudar aquele conteúdo específico.
No da Petrobrás, o último conteúdo que eu estudei foi ISSO 27.0001 e 27.002 e caíram duas questões. Se não soubesse elas, estaria fora das vagas.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Jáder: Ainda não. Quando decidi começar a estudar para concurso, decidi que ia me dedicar por, pelo menos, um ano. E no começo desse ano estava decidido a estudar pelo menos até o final de 2022.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jáder: Tenha uma boa base, estude português se você tem dificuldade, pois a maioria dos concursos vai cair essa disciplina, e em muitos pode ser um diferencial. Procure quais os temas que caem mais para aquele cargo, para estudar com um bom direcionamento. Se teste! Faça questões, revisões, tente lembrar o que você estudou, procure formas de saber se você está de fato absorvendo todo o conteúdo que está estudando.