Aprovado no concurso CGU em 4º lugar para Auditor Federal de Finanças e Controle (DF)
Controladorias/Gestão (CGU, CGE, STN, EPPGG)“Nos dias ruins você tem que lembrar daquilo que o motivou a começar a estudar, o porquê de todo o esforço, qual a realidade que você busca para você e sua família e, sendo algo que realmente lhe fortaleça, como foi para mim, os dias ruins vão diminuir com o tempo”.
Confira nossa entrevista com Jacson Carlos Da Silveira, aprovado no concurso CGU em 4º lugar para Auditor Federal de Finanças e Controle (DF):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Jacson Silveira: Sou natural de Juazeiro do Norte (CE) e tenho 41 anos. Sou formado em Engenharia Civil pela UFCe e tenho Mestrado Acadêmico pela UFRGS em Gerenciamento de Obras.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Jacson Silveira: Trabalhei como Engenheiro Civil em obras desde 2003 até 2016, principalmente em construção pesada (hidrelétricas, aeroporto, refinaria, outros) e mudava bastante de cidade. Por causa do trabalho, morei em algumas cidades (Luziânia/GO, Catalão/GO, Recife/PE, Fortaleza/CE e Varjota/CE), levando minha família sempre junto e isso prejudicava bastante minha filha. Atrelado a isso, a crise na área de construção em 2016 acendeu um alerta e resolvi não procurar trabalho na área em Agosto/2016 e me estruturei para apenas estudar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Jacson Silveira: No começo bem que tentei, mas era quase impossível conciliar estudos como Engenheiro de Obras. Em 2016, quando sai de meu último trabalho da área, não mais procurei nada e fiquei apenas para estudar. Quando entrei em exercício pelo TRE/BA, já no interior da Bahia em 2018, devido ao horário de trabalho do cartório eleitoral, consegui conciliar bem.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Passei em concurso da Prefeitura de Fortaleza 2016 (não lembro colocação), no Ministério da Saúde 2017 (1° lugar Analista Técnico de Políticas Sociais), TRE/PE 2017 (Analista Judiciário – Administrativo, não lembro a classificação), TRE/BA 2017 (1° lugar Analista Judiciário – Administrativo), TRT 7 (12° lugar Analista Judiciário – Administrativo), TCDF 2021 (55° lugar Auditor de Controle Externo) e espero que na CGU 2022. TCU foi minha grande decepção.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Jacson Silveira: Não. Apenas férias com minha esposa e filha.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Jacson Silveira: Sou casado e tenho uma filha de 14 anos. Quando parei minha carreira de Engenheiro Civil apenas para estudar todos ficaram um pouco inseguros, mas eu sempre confiei que sou capaz.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Jacson Silveira: Eu sempre tinha por objetivo Auditor de Controle Externo em Tribunal de Contas, mas no início em 2016 sabia que não teria condições imediatas e optei inicialmente por entrar no serviço público e me dediquei a TREs e TRTs. Após isso, já em 2018, como Analista Judiciário no TRE/BA e Chefe de Cartório Eleitoral, retornei aos estudos em 2018, com foco total no TCDF. A prova só saiu em 2021, não tive a colocação desejada e continuei para fazer TCU e CGU em 2022. Eu tinha meu calendário de estudos, com a divisão das matérias, 2 ou 3 a depender do dia, no começo adequava bastante, mas chegou em determinado tempo que já era automático, segui com ele até o fim.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Jacson Silveira: Primordialmente os PDFs. Algumas matérias como contabilidade e economia, inclui livros no começo pela dificuldade que tive em primeiro momento. Por fim, já quando a preparação estava boa, foquei em resumos e questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jacson Silveira: Em 2015 quando comecei, queria fazer o TCU, mas sabia que não tinha mínima condição, e comecei a assistir as aulas gratuitas online para TREs e TRTs, foi quando conheci o Estratégia. Na época não adquiri o curso, mas naquela época já assistia muitas aulas. Fui adquiri o curso em 2019, pois a partir daquela data sabia que precisava de ajuda para passar como Auditor de Controle Externo.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Jacson Silveira: Não. Bem no começo, para estudar para TREs e TRTs, consegui uns livros com amigos, comprei uns usados, alguns pdfs que os professores passavam nas aulas online no YouTube. Depois apenas Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Jacson Silveira: A diferença foi gritante. Os PDFs eram bem focados naquilo que realmente caia. Para quem vinha estudando por livros, alguns desatualizados, foi um choque realmente. A partir de 2019 quando fiz a assinatura, a preparação mudou bastante. O ponto para mim crucial foi o tempo. Perdia muito tempo em leituras de capítulos de livros, o estudo avançava devagar. A partir dos PDFs, consegui me organizar para estudar 2 e até 3 matérias por dia.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Jacson Silveira: Eu tenho meu calendário com as matérias a estudar em cada dia. Sempre alocava as matérias nos dias mediante alguma dificuldade, para priorizar alguma matéria com dificuldades, mas isso era mais no início, ou na publicação de edital sempre adequava também. De agosto/2016 até entrar em exercício, eram por volta de 10h/dia. Após entrar em exercício, tentava 6h/dias na semana e 10h/dias nos fins de semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Jacson Silveira: Tenho meus resumos, mas gosto de ler as minhas marcações do PDF. Não fazia simulados, respondias as questões nos dias de estudo da matéria, mas nunca parei para fazer um simulado completo, mas foram muitas, muitas questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Jacson Silveira: Não lembro quantas questões, mas a importância é clara. Treino duro e jogo fácil, como diz o Prof. Possati.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
No começo contabilidade geral. Prof Marcondes me salvou e depois desenvolvi o conteúdo com o Prof. Silvio Sande. Economia também foi mais difícil.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jacson Silveira: Resumos apenas, principalmente aquelas matérias que na minha avaliação seriam mais difíceis. Na pré-prova, assistia apenas as aulas de revisão e lia alguma coisa que me chamava atenção ou que o professor ressaltasse, mas depois da aula.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Jacson Silveira: Bom, após o edital, mudava um pouco o estudo, passava a escrever mais, além de alguns resumos, fazia pequenos textos de determinados assuntos pensando em discursiva. Acho que depende de cada um. Sempre escrevi bem e de modo rápido, o tempo nunca foi problema, então me preocupava em me lembrar dos conteúdos e tentava listar tópicos e escrevia pequenos textos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jacson Silveira: O principal erro foi o tempo de estudo. Perdi muito com materiais bem diversos, estava me cansando muito. O acerto foi o Estratégia, mudou a forma de pensar, os PDFs mudaram meu ritmo, meu humor e minha esperança.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Jacson Silveira: NUNCA. Ainda penso de vez em quando fazer Senado e Câmara dos Deputados, mas acho que já está bom.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jacson Silveira: Saber de antemão que em tudo na vida terão dias ruins e bons. Na preparação de concursos não é diferente. Nos dias ruins você tem que lembrar daquilo que o motivou a começar a estudar, o porquê de todo o esforço, qual a realidade que você busca para você e sua família e, sendo algo que realmente lhe fortaleça, como foi para mim, os dias ruins vão diminuir com o tempo. Nesses dias ruins, pare, reflita rapidamente sobre os motivos, se imagine após tudo ter dado certo e continue estudando até a nomeação.
“Nos dias ruins você tem que lembrar daquilo que o motivou a começar a estudar, o porquê de todo o esforço, qual a realidade que você busca para você e sua família e, sendo algo que realmente lhe fortaleça, como foi para mim, os dias ruins vão diminuir com o tempo”.
Confira nossa entrevista com Jacson Carlos Da Silveira, aprovado no concurso CGU em 4º lugar para Auditor Federal de Finanças e Controle (DF):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Jacson Silveira: Sou natural de Juazeiro do Norte (CE) e tenho 41 anos. Sou formado em Engenharia Civil pela UFCe e tenho Mestrado Acadêmico pela UFRGS em Gerenciamento de Obras.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Jacson Silveira: Trabalhei como Engenheiro Civil em obras desde 2003 até 2016, principalmente em construção pesada (hidrelétricas, aeroporto, refinaria, outros) e mudava bastante de cidade. Por causa do trabalho, morei em algumas cidades (Luziânia/GO, Catalão/GO, Recife/PE, Fortaleza/CE e Varjota/CE), levando minha família sempre junto e isso prejudicava bastante minha filha. Atrelado a isso, a crise na área de construção em 2016 acendeu um alerta e resolvi não procurar trabalho na área em Agosto/2016 e me estruturei para apenas estudar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Jacson Silveira: No começo bem que tentei, mas era quase impossível conciliar estudos como Engenheiro de Obras. Em 2016, quando sai de meu último trabalho da área, não mais procurei nada e fiquei apenas para estudar. Quando entrei em exercício pelo TRE/BA, já no interior da Bahia em 2018, devido ao horário de trabalho do cartório eleitoral, consegui conciliar bem.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Passei em concurso da Prefeitura de Fortaleza 2016 (não lembro colocação), no Ministério da Saúde 2017 (1° lugar Analista Técnico de Políticas Sociais), TRE/PE 2017 (Analista Judiciário – Administrativo, não lembro a classificação), TRE/BA 2017 (1° lugar Analista Judiciário – Administrativo), TRT 7 (12° lugar Analista Judiciário – Administrativo), TCDF 2021 (55° lugar Auditor de Controle Externo) e espero que na CGU 2022. TCU foi minha grande decepção.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Jacson Silveira: Não. Apenas férias com minha esposa e filha.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Jacson Silveira: Sou casado e tenho uma filha de 14 anos. Quando parei minha carreira de Engenheiro Civil apenas para estudar todos ficaram um pouco inseguros, mas eu sempre confiei que sou capaz.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Jacson Silveira: Eu sempre tinha por objetivo Auditor de Controle Externo em Tribunal de Contas, mas no início em 2016 sabia que não teria condições imediatas e optei inicialmente por entrar no serviço público e me dediquei a TREs e TRTs. Após isso, já em 2018, como Analista Judiciário no TRE/BA e Chefe de Cartório Eleitoral, retornei aos estudos em 2018, com foco total no TCDF. A prova só saiu em 2021, não tive a colocação desejada e continuei para fazer TCU e CGU em 2022. Eu tinha meu calendário de estudos, com a divisão das matérias, 2 ou 3 a depender do dia, no começo adequava bastante, mas chegou em determinado tempo que já era automático, segui com ele até o fim.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Jacson Silveira: Primordialmente os PDFs. Algumas matérias como contabilidade e economia, inclui livros no começo pela dificuldade que tive em primeiro momento. Por fim, já quando a preparação estava boa, foquei em resumos e questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jacson Silveira: Em 2015 quando comecei, queria fazer o TCU, mas sabia que não tinha mínima condição, e comecei a assistir as aulas gratuitas online para TREs e TRTs, foi quando conheci o Estratégia. Na época não adquiri o curso, mas naquela época já assistia muitas aulas. Fui adquiri o curso em 2019, pois a partir daquela data sabia que precisava de ajuda para passar como Auditor de Controle Externo.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Jacson Silveira: Não. Bem no começo, para estudar para TREs e TRTs, consegui uns livros com amigos, comprei uns usados, alguns pdfs que os professores passavam nas aulas online no YouTube. Depois apenas Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Jacson Silveira: A diferença foi gritante. Os PDFs eram bem focados naquilo que realmente caia. Para quem vinha estudando por livros, alguns desatualizados, foi um choque realmente. A partir de 2019 quando fiz a assinatura, a preparação mudou bastante. O ponto para mim crucial foi o tempo. Perdia muito tempo em leituras de capítulos de livros, o estudo avançava devagar. A partir dos PDFs, consegui me organizar para estudar 2 e até 3 matérias por dia.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Jacson Silveira: Eu tenho meu calendário com as matérias a estudar em cada dia. Sempre alocava as matérias nos dias mediante alguma dificuldade, para priorizar alguma matéria com dificuldades, mas isso era mais no início, ou na publicação de edital sempre adequava também. De agosto/2016 até entrar em exercício, eram por volta de 10h/dia. Após entrar em exercício, tentava 6h/dias na semana e 10h/dias nos fins de semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Jacson Silveira: Tenho meus resumos, mas gosto de ler as minhas marcações do PDF. Não fazia simulados, respondias as questões nos dias de estudo da matéria, mas nunca parei para fazer um simulado completo, mas foram muitas, muitas questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Jacson Silveira: Não lembro quantas questões, mas a importância é clara. Treino duro e jogo fácil, como diz o Prof. Possati.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
No começo contabilidade geral. Prof Marcondes me salvou e depois desenvolvi o conteúdo com o Prof. Silvio Sande. Economia também foi mais difícil.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jacson Silveira: Resumos apenas, principalmente aquelas matérias que na minha avaliação seriam mais difíceis. Na pré-prova, assistia apenas as aulas de revisão e lia alguma coisa que me chamava atenção ou que o professor ressaltasse, mas depois da aula.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Jacson Silveira: Bom, após o edital, mudava um pouco o estudo, passava a escrever mais, além de alguns resumos, fazia pequenos textos de determinados assuntos pensando em discursiva. Acho que depende de cada um. Sempre escrevi bem e de modo rápido, o tempo nunca foi problema, então me preocupava em me lembrar dos conteúdos e tentava listar tópicos e escrevia pequenos textos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jacson Silveira: O principal erro foi o tempo de estudo. Perdi muito com materiais bem diversos, estava me cansando muito. O acerto foi o Estratégia, mudou a forma de pensar, os PDFs mudaram meu ritmo, meu humor e minha esperança.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Jacson Silveira: NUNCA. Ainda penso de vez em quando fazer Senado e Câmara dos Deputados, mas acho que já está bom.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jacson Silveira: Saber de antemão que em tudo na vida terão dias ruins e bons. Na preparação de concursos não é diferente. Nos dias ruins você tem que lembrar daquilo que o motivou a começar a estudar, o porquê de todo o esforço, qual a realidade que você busca para você e sua família e, sendo algo que realmente lhe fortaleça, como foi para mim, os dias ruins vão diminuir com o tempo. Nesses dias ruins, pare, reflita rapidamente sobre os motivos, se imagine após tudo ter dado certo e continue estudando até a nomeação.