Aprovado em 7º Lugar no Concurso ISS Campina Grande para o Cargo de Fiscal de Tributos Municipais
Fiscal - Municipal (ISS)“Achei o material bem direcionado e professores muito bem preparados. As ferramentas que mais me ajudaram foram os simulados, as questões inéditas e as videoaulas”.
Confira nossa entrevista com Iygar Nunes, aprovado em 7º Lugar no Concurso ISS Campina Grande para o Cargo de Fiscal de Tributos Municipais:
Estratégia Concursos: De onde você é? Qual é sua idade? E sua formação?
Iygar Nunes: Me chamo Iygar, sou de Maceió – AL, tenho 30 anos e sou formado em Ciências Contábeis.
Estratégia: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Iygar: Trabalho na área de contabilidade, desde 2011, e atuo como Contador em meu escritório próprio, desde 2016. Decidi estudar para concursos em abril de 2020, com a chegada da pandemia no nosso país. A mesma fez com que mais da metade das empresas que meu escritório prestava serviço fechassem ou deixassem de pagar nossos honorários. Além disso, eu tinha um outro negócio próprio que envolvia alimentação e diversões públicas que foi fortemente afetado pela pandemia, isso me obrigou ao afastamento deste negócio. Percebi como o mercado privado do nosso país é instável, não apresenta uma segurança ao empreendedor e não desejaria passar por essa situação no futuro novamente, quando já estivesse com filhos e uma família para sustentar.
Estratégia: Como foi a escolha pela área fiscal? O que pesou mais para você quando teve que definir esse foco de estudo?
Iygar: No início, o serviço público não era atrativo aos meus olhos, imaginava que era uma carreira limitada. Após me aprofundar na natureza e na essência das fazendas públicas, vi que o fisco tem uma função social muito grande, ele não apresenta unicamente a função de arrecadar, mas também a de trazer justiça social. Aliado a isso, a área fiscal apresenta ótimas remunerações, que poderiam me trazer uma estabilidade financeira pelo longo da minha vida. A opção pela área fiscal veio exatamente por conta desta junção: possibilidade de contribuir pela justiça social e estabilidade financeira.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Iygar: Sempre trabalhei e estudei. Porém, como era dono do meu próprio negócio (escritório contábil) junto com outro sócio, tinha a possibilidade de escolher os horários que dedicaria aos afazeres do escritório. Meu sócio foi fundamental nessa trajetória, pois assumiu muitas responsabilidades tendo em vista que eu precisava de muito tempo de estudo.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Iygar: Fui aprovado nos concursos da SEFAZ – AL 2021 (último) e SEFAZ – ES 2021, mas fiquei distante das vagas. Em 2020, já havia sido aprovado no concurso de Auditor Fiscal de Capanema – PR (10º) e Analista de Controle Interno de Delmiro Gouveia – AL (3º) e Auditor Fiscal de Itabaiana – SE (58º), mas fiquei também fora das vagas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Por pesquisas no Google.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente? (Caso tenha estudado direto conosco, pode pular esta pergunta e a próxima)
Iygar: Cheguei a fazer a assinatura de um curso em 2020/2021, mas não me adaptei muito aos materiais, talvez eu ainda fosse muito “verde” para os estudos. Porém, recordo que achava os materiais muito extensos e, algumas vezes, sentia que as videoaulas não eram tão atualizadas e direcionadas ao concurso que estava almejando.
Estratégia: O concurseiro já se dedica tanto hoje para ser aprovado e investe bastante! Imagine chegar na prova e ver questões que abordam assuntos que o professor nem abordou nas videoaulas ou no material em PDF. Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado? (Responder somente em caso de resposta positiva na questão anterior)
Iygar: Fui aprovado em alguns concursos enquanto era assinante de outro curso, mas não utilizei o material de forma direcionada e decisiva nos concursos que passei. Nesta época, eu usava esse material para estudar matérias básicas, tipo Contabilidade, Constitucional, Administrativo, Tributário, etc. Era uma forma de criar uma base, mas não cheguei a utilizar esses materiais de forma direcionada como fiz com o Estratégia, que me proporcionava PDFs específicos para o concurso que queria e várias questões no sistema de questões.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material? (Pode citar uma ou mais ferramentas que mais te ajudaram na preparação).
Iygar: Sim, achei o material bem direcionado e professores muito bem preparados. As ferramentas que mais me ajudaram foram os simulados, as questões inéditas e as videoaulas.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? O que funcionava melhor para você? Videoaulas, PDFs, livros?
Iygar: Resolução de questões no Estratégia e em outra plataforma, leitura da lei seca e revisão. No site do Estratégia, utilizei mais as videoaulas. Utilizava também os PDFs, principalmente para as legislações específicas, mas minha prioridade sempre foi ler a lei seca, resolver questões e quando tinha alguma dificuldade partia para as videoaulas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Iygar: Montei com o auxílio de meu cunhado, que também passou em um concurso de Procurador do Amapá. Eu estudava cerca de 4 matérias por dia, e dedicava 2 horas para cada matéria, que totalizava umas 8 horas líquidas diárias.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Iygar: Fiz meus próprios resumos para todas as matérias. O ciclo era esse: breve leitura, resolução de questões, criação de resumos, revisão.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Iygar: Resolver questões é o principal para mim. Em uma plataforma de questões, resolvi mais de 13 mil questões. Porém, se somar as que resolvi nos PDFs e no Sistema de Questões do Estratégia e, ainda, em outro sistema de questões distinto, devo ter resolvido cerca de 18 mil questões, em 1 ano e 8 meses de estudo.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Iygar: Tinha bastante dificuldade em Português e Auditoria. Para superar isso, dediquei o dobro de horas de estudo para essas matérias, foi na raça mesmo. Lembro que, para tornar o estudo mais agradável, eu mesclava leitura com videoaulas. As videoaulas consumiam mais tempo de estudo, mas me faziam entender assuntos que não compreendia somente com a leitura.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Iygar: Já moro junto da minha noiva há 1 ano e meio e tanto minha família, quanto a família da minha noiva me apoiaram muito. Eles sempre me apoiaram quando o dinheiro ficava curto para fazer viagens e com palavras de motivação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Iygar: Fui radical, não saía de casa, só para o necessário. Fazia exercícios físicos em casa mesmo e meu lazer era assistir meu time de coração, o CSA, e ficar com minha noiva/família aos finais de semana em casa mesmo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Iygar: Direcionado ao concurso de Campina Grande, dediquei 3 meses intensos.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Iygar: Foi tranquilo, pois faltando 20 dias para a prova, eu já tinha lido tudo que tinha de ler, já tinha resolvido muitas questões e feito resumos bem completos. Então, na reta final, só lia meus resumos o dia todo.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Iygar: Meu maior erro foi não elaborar meus próprios resumos, desde o começo, com base nas questões que resolvia. Sem fazer isso, meu estudo ficava desorganizado, uma mistura de apostilas, marcações em leis, resumos prontos adquiridos. Somente depois de centralizar em um único resumo toda a matéria, evolui.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Iygar: Pensei, mas foram em poucos momentos. Eu não tinha muita escolha, ou estudava e passava, ou ia viver na insegurança do mercado privado.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Iygar: Organização e disciplina. Não tem muito segredo. Acorde todos os dias como se estivesse indo trabalhar. No trabalho você tem horários, metas, compromissos, e nos estudos tem que ser a mesma coisa. Quanto a organização, é fundamental, pois é a partir dela que os assuntos ficam bem consolidados na sua mente. Isso quer dizer que você deve ter muito bem organizado seus horários de estudo, os tópicos que vão ser estudados durante a semana, e tudo isso tem que está reproduzido no seu resumo próprio. Eu fazia os meus em um documento de Word e, para cada matéria tinha um documento abordando tudo que podia cair na prova.