“Lendo o edital, percebi que precisaria de um material que fosse prático e focado, caso contrário teria que arranjar os livros de cada matéria e procurar a parte importante de cada conteúdo. Assim, comprei o pacote do Estratégia que já vinha com o conteúdo focado para a prova”.
Confira nossa entrevista com Italo Alcântara Pereira, aprovado em 18º lugar no concurso Petrobras para o cargo Engenharia de Petróleo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Italo Alcântara Pereira: Sou natural de Fortaleza (CE), tenho 28 anos e sou formado em Engenharia Elétrica.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Italo Alcântara Pereira: Pesquisando sobre a Petrobras, percebi que podia ser uma empresa muito boa de se trabalhar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Italo Alcântara Pereira: No começo estudava após o expediente. Na reta final, tirei férias para conseguir me dedicar integralmente ao concurso.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Italo Alcântara Pereira: Esse foi meu primeiro concurso, fiz para engenharia de petróleo. A princípio, não planejo estudar para outros concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Italo Alcântara Pereira: Não tive vida social durante a preparação, pois eu saía do trabalho e já começava a estudar. Eu aproveitei os finais de semana para acumular mais horas de estudo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Italo Alcântara Pereira: Sou solteiro e não tenho filhos. Minha família entendeu e permitiu que eu me concentrasse nos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Italo Alcântara Pereira: Eu comecei a estudar quando saiu o edital, então só tive dois meses de preparação. O pouco tempo até a prova me obrigou a ficar focado para que conseguisse ver todos os conteúdos do edital.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Italo Alcântara Pereira: Comprei o pacote do Estratégia e usei na maior parte do tempo o material em PDF por entender que assim conseguiria otimizar o tempo. Nas matérias em que senti necessidade, assisti às vídeo aulas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Italo Alcântara Pereira: Conheci pelo YouTube ao pesquisar sobre o concurso da Petrobras.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Italo Alcântara Pereira: Lendo o edital, percebi que precisaria de um material que fosse prático e focado, caso contrário teria que arranjar os livros de cada matéria e procurar a parte importante de cada conteúdo. Assim, comprei o pacote do Estratégia que já vinha com o conteúdo focado para a prova.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Italo Alcântara Pereira: Não me preocupava muito em marcar as horas com precisão, mas devia estudar por volta de 5 a 6 horas líquidas. Comecei intercalando as matérias em que tinha mais dificuldade lendo desde a parte básica da teoria. Já nas matérias das quais eu tinha um certo domínio, eu partia direto para revisão e resolução de exercícios.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Italo Alcântara Pereira: Fazia simulados, provas antigas e resolvia exercícios.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Italo Alcântara Pereira: Não cheguei a contar a quantidade de questões, mas sei que fiz bastante. Entendo que é essencial resolver exercícios a fim de verificar se o aprendizado foi satisfatório.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Italo Alcântara Pereira: Fundamentos de Petróleo foi uma disciplina em que tive dificuldade por ser um assunto novo para mim. Tive que dedicar mais tempo a essa disciplina e resolver mais exercícios.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Italo Alcântara Pereira: A semana final foi focada na resolução de exercícios. No dia anterior a prova só li alguns resumos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Italo Alcântara Pereira: O principal acerto foi decidir começar a estudar pouco tempo depois de ter saído o edital, tendo assim mais tempo para cumprir as disciplinas. Um erro foi ter demorado um tempo maior que o planejado em disciplinas que acabaram nem caindo na prova.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Italo Alcântara Pereira: Não pensei em desistir, permaneci motivado durante os dois meses de preparação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Italo Alcântara Pereira: Mantenha-se focado no objetivo, pois é ele que fará o esforço e a dedicação valer a pena.