Aprovado no concurso PM CE para o cargo de Soldado em 62° lugar
Policial (PM/BM - Praças)“Eu já li por diversas vezes textos como esse de pessoas aprovadas e dizia ‘depois que passa é fácil falar, eu não tenho essa sorte/ não sou bom o suficiente/ só dá certo pra os outros e pra mim não vai dar’. Eu sei que pode ser o seu caso, mas cara, eu sou você um dia desses, eu também achei que não ia conseguir, mas eu tinha que tentar e tentar, e é normal perder muito mais vezes do que ganhar, mas se for o seu sonho, de coração, não se permita desistir.”
Confira nossa entrevista com Italo Cesar, aprovado no concurso PM CE para o cargo de Soldado em 62° lugar:
Estratégia concursos: conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Italo Cesar: Boa noite, meu nome é Italo Cesar, Pernambucano, sou formado em direito e tenho 27 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Italo: Em 2017 iniciei minha preparação já pelo Estratégia para o concurso de agente penitenciário do RN e fui aprovado, na época também tinha sido aprovado no concurso do meu estado para agente penitenciário, mas o governo não chamou e acabou que perdi o tão sonhado concurso e na esperança de um concurso em casa acabei deixando o outro de lado. Acabei indo por outro caminho e comecei a trabalhar no banco. Lá no banco eu percebi que o meu sonho estava sendo deixado de lado, então, há 4 meses decidi voltar e correr atrás do que eu realmente queria. Morando em Juazeiro do Norte-CE soube que iria abrir edital para polícia militar do Ceará (a principal nunca foi o primeiro plano) e seria uma oportunidade de entrar em um concurso e voltar a ter tempo para estudar para novos concursos, graças aos períodos de escala. Trabalhando de 7:30 às 18h tinha apenas o horário noturno para os estudos e tive que me adaptar pois sempre gostei de estudar durante o dia e então o café me acompanhou para me manter acordado e estudar o máximo que aguentava por noite.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Italo: Adotei o radical pois não tinha tempo de sobra e tinha que aproveitar todo o tempo que tinha. Pedi inclusive 15 dias de férias para estudar na reta final!
Estratégia: Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Italo: Minha família sempre me apoiou e isso é muito importante!
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Italo: Estudei por 3 meses. O segredo foi a vontade de ingressar em um função pública e conseguir dar os próximos passos em busca dos meu sonhos.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Italo: PDF, vídeo aula e exercícios! Sempre faço esse mix, mas o principal são os exercícios. Tem que fazer muuito!
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Italo: Sempre conheci pelas mídias dos concurseiros. Para mim, o melhor PDF que existe!
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Italo: Estudava duas matérias por dia, 4 horas líquidas. Concentração em exercícios do que já sabia na teoria e revisão e exercícios no que tinha mais dificuldade.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Italo: Fazia média de 60/70 por dia e todos os exercícios com comentários e explicações de professores e alunos.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Italo: Estou me preparando para o TAF. Apesar de ter uma boa forma estava parado há um tempo e isso prejudica bastante na preparação. Mas com esforço e boa alimentação iremos chegar no objetivo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Italo: A principal motivação é que eu não podia ficar onde estava. Eu simplesmente disse a mim que iria tentar e tentar e que Deus me abençoasse.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Italo: Eu já li por diversas vezes textos como esse de pessoas aprovadas e dizia “depois que passa é fácil falar, eu não tenho essa sorte/ não sou bom o suficiente/ só dá certo pra os outros e pra mim não vai dar.” Eu sei que pode ser o seu caso, mas cara, eu sou você um dia desses, eu também achei que não ia conseguir, mas eu tinha que tentar e tentar, e é normal perder muito mais vezes do que ganhar, mas se for o seu sonho, de coração, não se permita desistir. Vai ter dia que você vai dizer que não dá mais e que vai parar, mas o que eu posso dizer é isso, eu já fui um dia a pessoa que lia isso e, por incrível que pareça, hoje sou eu que estou escrevendo. É muito difícil mas a persistência é muito maior que o talento. Você pode cair 50 vezes, mas uma oportunidade vai surgir e vai valer a pena demais!