Aprovado em 1° lugar no concurso Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão para o cargo de Engenheiro de Segurança do Trabalho
Concursos Públicos“Eu apontaria que é muito importante entender que não existe uma situação perfeita para iniciar. Se você quer mesmo obter a sonhada aprovação, precisa dar o primeiro passo, encarar o processo, corrigir as falhas […]”
Confira a nossa entrevista com Isaac Rannyer Sousa de Oliveira, aprovado em 1° lugar no concurso da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão para o cargo de Engenheiro de Segurança do Trabalho:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Isaac Rannyer Sousa de Oliveira: Sou Engenheiro Agrônomo e Engenheiro de Segurança do Trabalho, tenho 36 anos e nasci em Mossoró, Rio Grande do Norte. Fiz um mestrado em energia, aqui no Brasil e outro em administração, na cidade de Stuttgart, Alemanha.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Isaac: Iniciei os meus estudos para concursos logo no início do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho, ao ter feito parte de uma turma que conversava muito sobre as oportunidades para essa profissão dentro do setor público. Achei interessante e investi na ideia.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Isaac: Trabalhava e estudava. Costumava deixar as tarefas de maior exigência no trabalho para as primeiras horas da manhã. Pela tarde, as mais simples. Assim, conseguia chegar em casa no fim da tarde com a mente mais tranquila para iniciar os estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Isaac: Já tive outras aprovações:
CAGECE – 1º lugar (Eng. Seg. Trabalho)
IFMA – 1º lugar (Eng. Seg. Trabalho)
FIEMA – 1º lugar (Eng. Seg. Trabalho)
CORREIOS – 1º lugar (Eng. Seg. Trabalho)
PETROBRAS – 8º lugar nacional (Eng. Seg. Trabalho)
CREA/MA – 1º lugar (Engenharia, qualquer área)
UFMA – 2º lugar (Eng. Seg. Trabalho)
ALEMA – 1º lugar (Eng. Seg. Trabalho)
Atualmente, estou estudando para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Isaac: Durante a semana, a rotina de trabalho, estudo e responsabilidades familiares. Era tudo bem intenso. Aos finais de semana, costumava sair com a família ou receber amigos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Isaac: Sim. O apoio da minha família é algo que sempre vou guardar na caixinha das boas memórias. A minha esposa me apoiou e acreditou na ideia e isso foi fundamental. Ela já passou por esse momento de concurseira e entendia a fase. Também já vivemos um tempo em que eu precisei ser o apoio para que ela pudesse estudar. Meu filho não só apoiou, como também foi o que mais comemorou quando saiu o resultado. Quanto aos amigos, estive ausente em alguns encontros e saídas. Outras vezes, me programei para ir ao encontro da turma depois de concluir o que deveria estudar naquele dia. Chegava bem depois, mas tudo dava certo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Isaac: O Concurso da ALEMA foi suspenso e houve reaplicação das provas. No total, a minha preparação durou 10 meses. Para manter a disciplina, pesquisar sobre as vantagens do cargo foi importante. Desde o início, encarei como uma ótima oportunidade e assim consegui manter a constância nos estudos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Isaac: Preferi estudar pelos PDFs, contudo, na disciplina Português, achei melhor assistir às videoaulas, devido à dificuldade que eu tinha nas questões da banca FGV. A vantagem de estudar pelos PDFs, é o ganho de tempo. Porém, penso que, para disciplinas onde há uma maior dificuldade, assistir videoaulas faz toda a diferença.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Isaac: Pela internet, pesquisando no google por materiais para concursos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Isaac: Usei o material da concorrência. Era um material denso, extenso e detalhado a um nível que fugia da realidade das questões dos concursos para os quais eu estava me preparando.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Isaac: Sim. Fiz o concurso do INSS (foi meu primeiro), mas não obtive êxito.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Isaac: Sim. A maior vantagem é já ter em mãos um material direcionado e suficiente. Perder muito tempo na internet procurando materiais é uma péssima escolha.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Isaac: Para esse concurso que tinha poucas disciplinas, preferi estudar uma de cada vez. Durante a semana, conseguia estudar de 3 a 4 horas por dia. Aos finais de semana, chegava a 8 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Isaac: Costumava fazer um resumo, escrito à mão ou digitado, para cada assunto que estudava. Nos 15 dias que antecederam a prova, apenas estudei por esses resumos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Isaac: Penso que é o melhor treino. Quanto mais, melhor. Não consegui contabilizar o número exato de questões no estudo para o concurso da ALEMA, mas resolvi milhares.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Isaac: Português. Ponderei mais tempo para o estudo dessa disciplina e resolvi centenas de questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Isaac: No meu planejamento, deixei os 15 últimos dias que antecederam a prova apenas para a revisão e a regulagem do sono. Passei a dormir mais cedo, já pensando no dia e horário da prova e revisei bastante todo o conteúdo estudado durante os meses da preparação. No dia pré-prova, estudei até meio-dia. À tarde e à noite, lazer e descanso com a família.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Isaac: Escrevi muitas redações e organizei diversos argumentos e fundamentações em várias temáticas sociais. Penso que é importante deixar a folha da redação com um texto visualmente atrativo, com parágrafos bem-organizados, com ideias claras, bem fundamentadas e de leitura leve. É válido considerar que, quem vai corrigir a redação, corrige dezenas por dia. A probabilidade desse corretor estar cansado, ao corrigir a sua redação, é grande. Então, a simplicidade é aliada nesse contexto.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Isaac: Acertei na constância. Não parei de estudar quando o certame foi suspenso. Entendia que o novo edital iria chegar e, para essa segunda aplicação da prova, eu deveria estar mais preparado do que na primeira. Quanto aos erros, poderia ter treinado melhor para concluir a redação em menos tempo. No dia da prova, foram desconfortáveis os 30 últimos minutos, devido ao grande tempo que precisei para concluir a redação. Felizmente, apesar disso, tudo deu certo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Isaac: Sim. Estar com minha família é muito importante para mim. A sensação de culpa por estar estudando quando poderia estar com eles, se fez presente em alguns momentos. É natural. Estudar para concurso é desafiador em todos os sentidos, inclusive no emocional. A minha principal motivação para seguir, foi entender que o que estava em jogo era um cargo que me permitiria sair de uma carga horária semanal de 40 horas para outra de 30 horas, além de uma melhor remuneração e benefícios. Então, estava claro que todo o esforço e tempo investido, valeriam a pena.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Isaac: Eu apontaria que é muito importante entender que não existe uma situação perfeita para iniciar. Se você quer mesmo obter a sonhada aprovação, precisa dar o primeiro passo, encarar o processo, corrigir as falhas, entender os momentos de baixo desempenho (você não é uma máquina), recomeçar, e, acima de tudo, cuidar da sua mente durante toda essa caminhada. Lazer e descanso são necessidades básicas do concurseiro, afinal de contas, a sua mente é sua força motriz nessa jornada. No final de tudo, ter passado por todo esse processo, valerá a pena. Além do almejado cargo, você ganhará muito aprendizado sobre você mesmo. Uma aprovação realmente muda a vida.