Aprovada em 43° lugar para Técnico da Fazenda Estadual no concurso SEFAZ-AC
Concursos Públicos“[…] Eu não desisto jamais, e sei que quem vai ler isso também não. Sigamos fortes e valentes, as quedas servirão de aprendizado.”
Confira nossa entrevista com Irla de Souza do Nascimento, aprovada em 43° lugar no concurso SEFAZ-AC para o cargo de Técnico da Fazenda Estadual:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Irla de Souza do Nascimento: Meu nome é Irla Souza, tenho 20 anos e moro na cidade de Xapuri. Atualmente estou cursando pedagogia no 4° período, com a finalidade de prestar concursos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Irla: Comecei a estudar para concursos em 2022 com a intenção de mudar a minha situação financeira e adquirir estabilidade. Meus pais moram na zona rural, e com 15 anos consegui um lugar para estudar na cidade, na casa de uma tia, para fazer o ensino médio. Como meus pais não tem condições, ajudo minha tia até os dias atuais para conseguir me manter, ganho um pouco ajudando ela com um tio deficiente de Alzheimer com esclerose, e também como babá. Meu sonho é conseguir mudar a minha situação, conquistar meus objetivos e orgulhar quem estar por perto vendo minha luta, foi isso que me fez persistir e olhar para os concursos como uma forma de trazer uma melhora para minha vida.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Irla: Eu trabalho na casa onde moro mesmo, não é um trabalho fora de casa, mas ainda assim tenho muitas responsabilidades. Nas horas vagas sempre estou estudando.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Irla: Fui aprovada no concurso da SEFAZ AC, ficando em 43º lugar dentre 60 vagas. Foi o primeiro concurso no qual fui aprovada, e agradeço muito a Deus. Já vinha estudando há um tempo, mas não conseguia ficar dentro do número de vagas. Prestei 3 concursos e, com o da SEFAZ, consegui a aprovação. Continuarei estudando, pois a jornada não é fácil, mas o importante é não desistir.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Irla: Eu sou uma pessoa muito caseira, nos momentos de estudos não saia para lugar algum, apenas para a igreja nos sábados ou domingos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Irla: Sim. Tive apoio dos meus irmãos, minha tia e prima que eu moro sempre me apoiaram e entenderam a minha necessidade de estudar, o meu namorado, que também estuda para concursos, também me apoiou bastante. Algumas pessoas chegaram a dizer que eu tinha que viver mais, não saia e exagerava estudando. Mas sempre entendi que preciso estudar muito para conseguir alguma coisa.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Irla: Estudei para esse último concurso da SEFAZ durante os 6 meses do tempo que foi dado, estudei 2 vezes o edital. Para ser sincera, eu ralei muito para conseguir manter a concentração, tenho facilidade para me distrair, então todos os dias era uma luta para não perder o foco e tempo de estudo. Estudei usando o celular mesmo, um caderno e caneta, ficava até altas horas, muitas vezes dormia na mesa “muito desconfortável por sinal”, outras vezes quando o sono estava dominando, resolvia fazer alguns exercícios físicos para passar, dessa forma conseguia estudar mais um pouco.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Irla: Assistia muitas vídeos aulas no YouTube de diversos professores, também lia alguns PDF. Eu não vi desvantagens somente vantagens nas aulas. Só na parte específica da legislação que não tem aulas explicando, então foi algo que eu tive um tanto de dificuldade de saber o que a banca poderia cobrar em meio a tantas leis extensas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Irla: Conheci o Estratégia nas aulas do YouTube, assisti muitas revisões com os professores, aulas práticas e objetivas, tudo que eu estava precisando.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Irla: Estudei com o material do Gran Cursos, só que as vídeos aulas não eram muito objetivas, não da forma que eu estava procurando, alguns assuntos que poderiam ser mais práticos eram muito aprofundados o que tornava mais cansativo o estudo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Irla: Como não sou aluno do Estratégia, mas vi as aulas no YouTube, gostei muito dos professores. Assisti à revisão de véspera com o Estratégia, e, com certeza, isso ajudou muito.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Fiz um cronograma, começando pelas disciplinas que nunca havia estudado antes. Assim, quando concluía uma disciplina, eu apenas a revisava. Estudava duas disciplinas por dia, dedicando mais tempo às que tinham conteúdos com os quais eu não estava acostumada. Aos domingos, eu fazia questões e acordava um pouco mais cedo para resolver mais questões. O tempo de estudo variava de acordo com o dia: às vezes estudava 4 horas, outras vezes 8 horas, e em alguns dias não conseguia estudar devido a imprevistos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Irla: As revisões eu fazia por meio de questões, e assistia de novo algumas aulas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Irla: Nesse concurso da Sefaz, fiz mais de 3 mil questões. Olhando para o tempo total que passei estudando, não considero que tenha sido um número excessivo, mas reconheço a importância de resolver questões e como isso é crucial para a aprovação. Ao resolver questões, conseguimos entender como a banca cobra e também avaliamos nosso desempenho.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Irla: Tinha muita dificuldade em estudar a parte de legislação. Superei encarando mesmo e vendo aquilo que julgava ser mais importante.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Irla: Na semana antes da prova comecei as revisões, tirava um dia para estudar somente 1 disciplina e resolver muitas questões, na véspera assisti ao revisão de véspera.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Irla: Meu principal erro foi achar que estudar um pouco já era o suficiente, depois de um tempo fui aprendendo a estudar de forma constante e revisando até os conteúdos fáceis. E o meu principal acerto foi continuar na luta e não deixar os dias ruins me fazer desistir.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Irla: Não dava tempo para pensar em desistir, a minha vontade de vencer é maior.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Irla: Eu ainda pretendo chegar mais longe se Deus quiser, esse é o meu começo, se olharmos para trás conseguimos enxergar as evoluções, no final de tudo é isso que importa e é isso que nos faz crescer e continuarmos crescendo. Nosso caminho é individual, nossa escada do sucesso também, cada um vai no tempo que tem que ser e vence no tempo determinado por Deus. Eu não desisto jamais, e sei que quem vai ler isso também não. Sigamos fortes e valentes, as quedas servirão de aprendizado.