Aprovado em 5° lugar no concurso da Prefeitura de João Pessoa (PB) no cargo de Assistente Administrativo
“A jornada é bem difícil e eu a comparo com a caminhada cristã, cheia de renúncias. Mas os benefícios superam incomparavelmente os custos envolvidos. Se você está iniciando, coloque isso diante de Deus e deixe que Ele lhe dirá o resto”
Confira nossa entrevista com Higo Cerqueira, aprovado em 5° lugar no concurso da Prefeitura de João Pessoa (PB) no cargo de Assistente Administrativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Higo Cerqueira: Sou formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Tenho 25 anos de idade e sou natural de São Mamede-PB, cidade pequena do interior do estado.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Higo: A real possibilidade de mudar a minha vida, de poder ajudar a minha família e também desmistificar um pouco a visão estereotipada que ainda muitos têm do serviço público.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Higo: No período da minha graduação, fiz alguns concursos dividindo o foco com as inúmeras atividades acadêmicas; obtive sucesso nestas, mas nem tanto naqueles.
Quando estava para colar grau, em 2017, aproveitei o período em que a universidade estava em greve e me preparei para um processo seletivo focando somente nele (e deu certo ????).
No período em que trabalhei, na prefeitura que realizou o processo seletivo, fiz outros concursos, mas talvez tenha me faltado um tempo exclusivo para os certames, tal como foi em 2017. E é o que tenho feito atualmente, dedicando-me inteiramente a eles.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Higo: Fui aprovado no Processo Seletivo Simplificado realizado pela Prefeitura Municipal de Patos-PB, em 2017, para o cargo de Técnico de Nível Médio do SUAS. Eram 8 vagas e fiquei em 1º.
E fui aprovado no concurso da Prefeitura Municipal de João Pessoa-PB em 2021, para o cargo de Assistente Administrativo. Eram 285 vagas e fiquei em 5º.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Higo: A sensação é sempre uma das melhores possíveis, não importa o cargo (se o dos sonhos ou não). Ao se ver entre os melhores, você encontra forças para continuar caminhando e acreditando que todo o esforço valerá a pena.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Higo: Abdiquei sim de alguns encontros com os amigos, mas sem radicalismos. Nunca cheguei a me isolar mesmo por conta dos concursos, pois acredito que a minha presença é importante, seja no mundo real ou no virtual, há sempre pessoas que valem a pena, que valem a sua atenção.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Higo: Sou solteiro, não namoro (ainda rs) e moro com minha mãe, dois irmãos e um tio. Tenho o apoio total de todos eles, que sempre tentam me proporcionar um ambiente agradável para os estudos.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Higo: No início eu achava que sim, tanto é que trabalhei em uma área um pouco diferente da minha, mas hoje eu vejo que o processo se acelera quando você foca unicamente no seu objetivo maior. Vou continuar me preparando para o concurso dos meus sonhos, mas vocês só saberão numa próxima entrevista (rs).
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Higo: No primeiro (o de Patos), cerca de três meses. No segundo (o de João Pessoa), eu já havia estudado uns três meses também, mas como o concurso foi adiado, fiquei revisando mais uns três, dividindo o foco com um outro concurso, de maior importância.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Higo: No primeiro concurso, só materiais em PDFs e umas poucas questões. No segundo, intensifiquei nos PDFs e nas questões e acrescentei as videoaulas. Estas consomem bem mais tempo que os PDFs, mas são importantes para esclarecer pontos obscuros.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Higo: Conheci o Estratégia durante a pandemia pelas redes sociais e, desde então, tenho aproveitado ao máximo o material gratuito de excelente qualidade que a empresa tem disponibilizado (quem sabe no futuro surja um patrocínio ????).
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Quantas horas por dia costumava estudar?
Higo: No início eu estudava poucas matérias por semana, hoje em dia estou intercalando mais matérias, três por dia. Não sou de fazer muitos resumos porque já os vejo no fim dos PDFs, mas sempre é importante anotar algo. No início, o foco é na teoria e nos exercícios, mais para o final tem de ser nos resumos e nos exercícios (sem pena, rs). E não costumo, pelo menos hoje, dar tanta importância às horas estudadas, o que importa é ser produtivo (absorver bem o conteúdo) e alavancar a porcentagem de acertos nas questões independente de ter estudado duas ou cinco horas por dia.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Higo: Sempre há erros, os meus foram responder poucas questões no primeiro certame. E no segundo, negligenciar um pouco português, pois deixei para estudar a matéria só pelos meus resumos e uma semana antes da prova, custaram-me duas questões erradas. Um dos maiores acertos: responder muitas questões da banca.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Higo: É lógico que a gente pensa em desistir após cada reprovação, a luta do concurseiro é grande e a pressão enorme (sobretudo se você “só estuda”). Mas, parafraseando o texto de Hebreus 10:23, “Aquele que fez a promessa é fiel para cumpri-la”.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Higo: A minha maior motivação é Jesus, é Ele quem diz que eu posso passar no concurso dos meus sonhos e quem me encoraja a prosseguir. Se até aqui eu não desisti desse sonho, foi porque Ele não deixou.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Higo: A jornada é bem difícil e eu a comparo com a caminhada cristã, cheia de renúncias. Mas os benefícios superam incomparavelmente os custos envolvidos. Se você está iniciando, coloque isso diante de Deus e deixe que Ele lhe dirá o resto.