“Que dosem estudos, descanso e alimentação, pois cansado e sem a alimentação balanceada de forma organizada não rende. Tive dias cansado, com sono à noite que parava de estudar, pois tinha certeza que somente perderia tempo tentando absorver a matéria […]”
Confira a nossa entrevista com Henrique Iglesias Cabral, aprovado no 41º Exame de Ordem Unificado:
Estratégia: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Qual o seu nome? Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Henrique Iglesias Cabral:Henrique Iglesias Cabral. 60 anos. Itaqui – RS, mas moro há 39 anos em Teresina – Piauí. Concluí a graduação em 2009.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Henrique: Trabalhava em Teresina e viajava a serviço de Assessoramento na Área Tributária e Administrativa Municipal.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Henrique: Sim.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovado?
Henrique: Excelente, pois era algo que há muito tempo almejava, mas não tinha tempo de me preparar.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que também estavam estudando também conseguiram aprovação?
Henrique: Muitos, sim.
Estratégia: Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Henrique: Um acompanhamento através de diretrizes de estudos e necessidades.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Henrique: Bastante reservada, com a diminuição significativa de encontros familiares, não me reservando totalmente da vida social e familiar, mas sempre acompanhando a família em eventos importantes, nunca perdendo o foco do estudos e da responsabilidade para atingir a meta buscada.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas?
Henrique: Todos os citados, mas na primeira fase, principalmente, os cursos em PDF e na segunda fase videoaulas e podcasts.
Estratégia: Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Henrique: PDF tinha arquivos salvos e estudava conforme a possibilidade de tempo, bem como ouvir as videoaulas e podcasts que ouvia durante as viagens ou madrugadas quando acordava mais cedo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Henrique: Através de anúncios no google.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Henrique: Procurava obedecer o plano de curso determinado, pois já possuía resumos e era muito didático e fácil assimilação, não precisando decorar e, sim, entender o assunto. Fazia muitos exercícios, principalmente, na 1° fase, os quais diante do item errado, que era corrigido simultaneamente, buscava a resposta correta e o motivo dela, para o entendimento.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Henrique: Direito Penal, Prazos e Penas, Gradação de Penas. Superei lendo os resumos esquematizados.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Henrique: Fazendo resumos e revisando o material sempre, dando foco as minhas deficiências.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos Por outro lado, também vemos aqueles que preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Henrique: Que dosem estudos, descanso e alimentação, pois cansado e sem a alimentação balanceada de forma organizada não se rende. Teve dias que estava cansado, com sono à noite e tive que parar de estudar, pois eu tinha certeza que somente perderia tempo tentando absorver a matéria, por isso, tinha hora para as refeições, hora para o descanso, para o estudo e hora para sair e resolver assuntos profissionais e pessoais.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por criar uma peça de qual área do direito?
Henrique: Direito Tributário.
Estratégia: Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Henrique: Tenho especialização em Direito Tributário e já trabalho assessorando municípios nesta área de forma técnica.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Henrique: Erros houve, principalmente, na organização do tempo e deixar de fazer mais resumos na 1° fase e acertos foi o foco com um certo isolamento para se concentrar na organização e continuidade dos estudos, montando um passo a passo. Não deixava ficar espaçado o material de estudo de uma parte ou outra na 2° fase, pois todas as peças e questões estavam em mesmo contexto de estudo.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Henrique: O isolamento praticamente da família em virtude do foco, organização do tempo e controlar a ansiedade para a prova.