“A motivação foi o incentivo dos meus amigos e primos que já estão concursados e são advogados, eles me incentivaram a estudar porque valeria a pena”.
Confira nossa entrevista com Henrique Freire, aprovado no XXXIV Exame da Ordem:
Estratégia: Conte um pouco mais sobre você para que nossos leitores possam conhece-lo. Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Henrique Freire: Tenho 24 anos, sou de Goiânia (GO) e conclui a graduação em 2021.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Henrique Freire: Nesse período quando concluir a faculdade dediquei todo o meu tempo aos estudos, estudando para o Exame de Ordem e para os outros concursos.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Henrique Freire: Não, foi a segunda tentativa, passei na repescagem da 2° Fase da OAB.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovado?
Henrique Freire: Foi igual ao Brasil ganhando a Copa do Mundo, quando saiu o resultado vi meu nome na lista, logo gritei “É TETRAA, É TETRAA, É TETRAA” .
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Henrique Freire: Eles não conseguiram a aprovação, foi o Sistema de Questões do Estratégia OAB e as aulas do Diego e da Kamilla no Youtube eles foram o diferencial nessa aprovação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Henrique Freire: Nesse período dediquei todo o meu tempo aos estudos, mas quando era final de semana, eu dedicava pelo menos um dia para visitar meus amigos e familiares, para descansar a mente e voltar mais renovado.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame?
Henrique Freire: Eu usava as vídeo aulas do YouTube do Estratégia OAB, o Sistema de Questões e os PDFs para revisar o conteúdo programático.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB?
Henrique Freire: Por meio de amigos, eles estudava para carreira policial do estratégia concursos e me indicou o estratégia.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Henrique Freire: Os PDFs eles foram o diferencial nos estudos.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Henrique Freire: Sim, sem dúvida nenhuma.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Henrique Freire: O Estratégia disponibilizou o cronograma de estudos e tipo uma trilha estratégica para a 2° Fase, que me orientava qual conteúdo iria estudar no dia, eu fazia todo dia questões para facilitar o estudo e revisar o conteúdo.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Como você fez para superar estas dificuldades?
Henrique Freire: Tive dificuldades na 1° Fase, nas matérias de Direito Tributário, Direito do Trabalho, tive que focar mais nestas matérias e fazer muitos exercícios.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Henrique Freire: Sim, todos esses elementos, foco total.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos. Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Henrique Freire: Eu aconselho a revisar todo o conteúdo e focar nos principais temas que mais cai na prova, para não evitar surpresa no dia da prova.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Henrique Freire: Direito Constitucional, foi a matéria que eu mais gostava na faculdade, eu já tinha mais intimidade com ela.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Henrique Freire: A maioria das vezes a Rede Social ocupa muito nosso tempo, eu poderia ter cortado ou diminuído o uso delas, foi a dedicação nos estudos.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Henrique Freire: Dificuldade não tive, a motivação foi o incentivo dos meus amigos e primos que já estão concursados e são advogados, eles me incentivaram a estudar porque valeria a pena.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Henrique Freire: Que dedique todo o seu tempo ao estudo, que os sacrifícios irão valer a pena na sua aprovação.
Saiba mais sobre o melhor curso para OAB.