Aprovado em 98° lugar no concurso PC-PE para o cargo de Escrivão de Polícia
Policial (Agente, Escrivão e Investigador)“[…] Estude na certeza de que, para conseguir, basta não desistir, pois a evolução é um processo natural, leva tempo, mas chegar lá vale a pena!!”
Confira nossa entrevista com Heitor Cesar Bezerra Julião, aprovado em 98° lugar no concurso PC-PE para o cargo de Escrivão de Polícia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Heitor Cesar Bezerra Julião: Meu nome é Heitor Bezerra, sou formado em Direito a mais ou menos dois anos, nascido e criado na terra dos altos coqueiros, pra quem não sabe, estou falando da cidade de Recife/PE. Quem eu sou, merece ser respondido com: sou um alguém normal. Alguém que gosta de futebol, comer pizza, assistir filmes e séries, mas, também, sou um alguém com um sonho, o de ser aprovado na Polícia Civil. Também sou alguém que precisou de muita disciplina, fé e perseverança para, em diversos momentos, abdicar de tudo que gosto e conseguir cumprir todos os dias a rotina de estudos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Heitor: A decisão de começar a estudar para concursos públicos levou em conta duas principais motivações. A primeira, foi a vontade de fazer parte de algo que ajudasse as pessoas, algo que efetivamente tivesse um impacto positivo na vida das pessoas. A segunda, foi a busca por fazer algo que combinasse o meu desejo de ajudar com algo que me fizesse ter uma boa condição de vida. Por conta desses motivos, não tive como não escolher a área policial.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Heitor: Sim, trabalhava como advogado e estudava nos momentos em que não trabalhava. Confesso que conciliar trabalho, estudos e treinos não foi fácil. Para conciliar tudo foi preciso estratégia e disciplina. Começava meus dias cedo e ia logo treinar, depois direto trabalhar, e à noite eu estudava. E, nos fins de semana, aproveitava para estudar mais.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Heitor: Além dessa aprovação, na PC-PE, também fui aprovado, este ano, no concurso da PM-PE, para o cargo de Soldado, acredito que foi na posição 4.094. Pretendo continuar estudando, inclusive, já estou estudando para outros concursos de Polícia Civil.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Heitor: Durante a minha preparação eu optei por minimizar as saídas, mas claro que também havia tempo para sair e descontrair. Eu não saía nenhum dia durante a semana, deixava para sair nos finais de semana, para jantar com a família, o que acontecia uma vez na semana, geralmente, aos sábados.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro(a)? De que forma?
Heitor: Não sou casado, nem tenho filhos. Mas todos ao meu redor, especialmente os pais e a namorada, entenderam minha decisão e me apoiaram muito nessa jornada. Você saber que eles estão do seu lado e vivem esse sonho com você era o que me dava forças para cumprir a rotina de estudos todos os dias.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Heitor: O estudo direcionado acredito que foram 3 meses. Para manter a disciplina, eu coloquei uma foto daquelas pessoas que me apoiaram todos esses dias, e toda vez que eu ia estudar eu olhava pra foto e pensava: “vai que eles estão contando com você”, e isso me dava forças pra continuar na rotina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Heitor: As principais ferramentas que eu usei foram os curso em PDF e as videoaulas, mas usei também o Estratégia Cast, sempre que eu ia treinar eu colocava uma aula em podcast e treinava, e isso facilitava quando eu ia estudar à noite, porque a matéria já era familiar. Usei também o sistema de questões e os simulados feitos pelo Estratégia. E, também participei da Revisão de Véspera presencial do Estratégia, pois eu sabia que tinha que com certeza muitas questões da prova estariam nessa revisão. Na minha opinião, as principais vantagens do Estratégia são: os cursos em PDF, porque são extremamente completos, didáticos, e muito estratégicos, que te dizem exatamente o que você precisa saber, como as bancas cobram, quais os conteúdos que mais caem e da forma como caem, e professores que produzem as melhores videoaulas, da mesma forma como os cursos em PDF. E confesso que não consigo pensar em nenhuma desvantagem do Estratégia.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Heitor: Conheci o Estratégia enquanto estava na faculdade, por volta de 2021, quando iria acontecer o último concurso da Polícia Federal, ainda me faltava um ano de faculdade, mas decidi que iria tentar, e decidi procurar na internet cursinhos preparatórios para concurso que não fossem presenciais. Fiz uma busca completa, analisei diversos fatores e fiquei em dúvida entre poucos, dentre eles o Estratégia. Foi quando eu decidir ver algumas videoaulas no Youtube dos professores de cada um dos curso, mas depois de ver a aula do professor Thállius Moraes decidi que tinha que ser o Estratégia. E daí pra frente eu sabia que estudar para concursos tinha que ser com o Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Heitor: Senti sim. Primeiro, foi conseguir entender melhor o que as bancas cobravam e como cobravam as questões de concurso. Segundo, foi conseguir realizar revisões das matérias estudadas de forma mais rápida, com o auxílio dos resumos, mapas mentais, e slides das videoaulas. Para mim, os diferenciais dos materiais do Estratégia são as formas diretas de ensinar a matéria, ensinando aquilo que cai na prova.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Heitor: Montei meu plano de estudos depois de aprender algumas táticas de estudos que os mentores do Estratégia passaram. Eu estudava duas matérias por dia, e fiz uma análise do peso que cada matéria tinha na prova, bem como daquelas que eu tinha mais facilidade ou dificuldade. Fiz um ciclo de estudos que tinha aulas e revisão. Estudei, em média, algo em torno de 3 a 4 horas de estudo líquidas, por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Heitor: Eu fazia minhas revisões da seguinte forma: todo dia eu revisava a matéria do dia anterior, e no sábado ou domingo que eu tinha mais tempo eu revisava a matéria da semana toda. Para revisar eu utilizei os cursos em PDF, pois enquanto eu estudava eu os marcava, então na revisão eu lia só os marcados. Usei também Mapas Mentais que o Estratégia disponibiliza e alguns que eu fiz, e também os resumos. Quando eu atingi cerca de 70% do edital eu comecei a fazer os simulados, e após a resolução dos simulados eu revisava aqueles conteúdos que eu tive mais dificuldade e aqueles que eu tinha errado nas questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Heitor: Para mim a resolução de questões foi tão importante quanto as aulas, pois é com a prática de questões que você começa a ser mais cuidadoso na leitura das questões, você se habitua a identificar os erros das questões e também as clássicas pegadinhas das bancas, e isso faz total diferença na preparação. Não lembro quantas questões cheguei a fazer nessa trajetória, mas com certeza já fiz mais 5 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Heitor: As disciplinas que eu mais tive dificuldade no início foram estatística, informática e português. E, sem dúvida, as videoaulas dos professores Jhoni, Renato e Janaína, e, também, os PDFs do professor Diego, foram fundamentais na minha preparação. Para superar, eu tentei assistir muitas aulas, para compreender bem os assuntos antes de resolver as questões. Essas disciplinas foram as disciplinas que possuíam mais tempo no meu horário de estudos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Heitor: Na semana que antecedeu a prova eu tentei revisar a maior quantidade de conteúdo possível. No dia pré-prova eu fui para a Revisão de Véspera presencial do Estratégia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Heitor: A prova discursiva, como qualquer outra parte da prova, tem que ser encarada com seriedade. Primeiro, eu tive que aprender como deve ser feito o texto. Como no meu caso, a banca era o Cebraspe, o meu primeiro passo foi aprender como a banca quer o texto dissertativo. No caso do Cebraspe, não basta você escrever de qualquer jeito, é fundamental você saber do conteúdo que vai ser abordado na prova discursiva. E para isso, os materiais disponibilizados pelo Estratégia foram fundamentais. O que eu aconselho a todos é comece estudando o perfil da sua banca e depois aprenda a teoria de redação e não deixe de conferir os conteúdos sobre atualidades do estratégia.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Heitor: Nessa etapa de agora, eu reduzi muito a quantidade de horas de estudo por dia, para focar na preparação para o TAF. Como já vinha treinando com antecedência, já estou atingindo os desempenhos exigidos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Heitor: Meus principais erros foram: não ter continuado a estudar depois da minha reprovação na PF 2021 e ter fugido por muito tempo de aprender as matérias que eu tinha mais dificuldade. Meu principal acerto foi estudar com o Estratégia e segundo foi persistir até o fim.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Heitor: Sim, mas como eu já havia “desistido” depois da prova PF 2021, eu prometi para mim mesmo que dessa vez eu iria estudar até a nomeação. A minha maior motivação para seguir foi essa promessa e o apoio incondicional da minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Heitor: Para você que estuda para concurso: nunca desista! As reprovações serão constantes, mas você só precisa conseguir uma única vez. A rotina de estudos será difícil, cerque-se de pessoas que te apoiam e, todas as vezes que for estudar, lembre-se do motivo pelo qual está estudando. Estude na certeza de que, para conseguir, basta não desistir, pois a evolução é um processo natural, leva tempo, mas chegar lá vale a pena!!