Aprovado em 1º lugar no concurso SEMSA Manaus para Engenheiro Civil
Engenharias e TIConcursos Públicos“Faça de tudo para descobrir a SUA melhor forma de estudar, de modo que potencialize seu aprendizado e utilize bons materiais, como o do Estratégia.”
– Gustavo Guerra
Confira nossa entrevista com Gustavo Guerra, aprovado em 1º lugar no concurso SEMSA Manaus para Engenheiro Civil
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Gustavo Damasceno Guerra: Meu nome é Gustavo Guerra, sou nascido e criado em Manaus/AM, tenho 28 anos e sou engenheiro civil.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Gustavo: Nunca pensei em empreender na minha área, e a estabilidade de um concurso público me fez adotá-lo como principal objetivo em minha vida profissional.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Gustavo: Sim, por já ser servidor público, trabalhando até as 14h, eu estudava durante meu tempo livre em casa, e, quando possível, no trabalho. No meu caso, nunca precisei de muitas horas líquidas diárias para fixar o conhecimento, e o que contribuiu para isto foi a preparação que tive para concursos passados.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Gustavo: Fui aprovado em 1º lugar na Secretaria de Educação do Estado do Amazonas em 2018, para o cargo de Engenheiro Civil, o qual sou servidor atualmente. Fui classificado anteriormente em concursos da DPE-AM e TCE-AM, também para cargos na área.
Juntamente com a primeira colocação no concurso SEMSA Manaus, alcancei o 3º lugar para o cargo de Técnico Procuratorial – Especialidade Engenharia Civil na PGE-AM. Pretendo continuar estudando, voltando o foco para a área de controle.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Gustavo: Nunca deixei de faltar eventos ou reuniões com amigos, porém com edital aberto, evitava sair durante a semana, utilizando o final de semana para descanso, conciliando com atividades mais leves como revisões e resolução de questões e simulados.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Gustavo: Não sou casado nem tenho filhos. Minha família sempre me apoiou, e continuam me apoiando. Um ponto que facilita bastante é que minha namorada também é concurseira, da área do Direito, então cobranças mútuas e compartilhamento de dicas são frequentes.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Gustavo: A fase que mais me dediquei foi durante o estudo para o concurso do TCE-AM, que me fez estudar por 6 meses ininterruptos com carga horária maior do que eu estava acostumado. Após alguns meses parado, quando ocorreu a abertura do edital da SEMSA Manaus, retornei o estudo, focando em resolução de questões, pois eu já havia lido todos os PDFs do Estratégia Concursos. Resumindo, o estudo para este concurso durou cerca de 4 meses.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Gustavo: O material que utilizei foi todo do Estratégia Concursos, PDFs em sua grande parte, já que não gosto de estudar por videoaulas. Para o concurso da SEMSA em específico, utilizei majoritariamente o Estratégia Questões, e fui revisando e ao mesmo tempo aprendendo assuntos novos via questões. A grande vantagem é a divisão das aulas e as dicas que são dadas ao longo do PDF, que aliadas à resolução de questões, me permitiram ver assuntos novos e reforçar os assuntos mais cobrados pelas bancas.
Creio que a desvantagem que tive foi justamente por não conseguir manter várias horas líquidas de estudo, e devido à grande quantidade de detalhes nos assuntos da área, muitas vezes era necessário “quebrar” o PDF em partes, para melhor compreensão do assunto. Utilizar questões me ajudou bastante nesse ponto, pois acabei combinando o estudo, a revisão e a resolução de questões em uma única ação, que juntamente com o caderno de erros auxiliaram a fixação do conteúdo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Gustavo: Por indicação de amigos. Anteriormente testei outras plataformas, no entanto o Estratégia foi o que melhor me adaptei.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Gustavo: Cheguei a testar outros materiais, porém notei que o Estratégia se mostrava o mais completo em relação ao conteúdo de Engenharia Civil. O que mais me incomodava nos materiais de outros cursos era a falta de conteúdos primordiais, bem como aulas desatualizadas.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Gustavo: Não realizei nenhum concurso, pois percebi rapidamente que o material anterior não possuía a qualidade que eu desejava.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Gustavo: Sim, notei, principalmente pelo fato de, na universidade, o estudo não ser adequado para ser aprovado em um concurso. Então o material do Estratégia me ajudou a enxergar a abordagem que eu deveria adotar para ter sucesso.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Gustavo: Eu listei as aulas disponibilizadas pelo Estratégia e montei um ciclo de estudos, distribuindo-as pelos dias da semana. Como já havia lido os PDFs mais de duas vezes, utilizei seus sumários e assuntos para organizar as questões que eu resolveria naquele certo dia. Para a SEMSA Manaus, adotei a técnica de somente resolver questões, e cumpria, em média, 2 horas líquidas por dia, com alguns dias com somente alguns minutos, e outros com maior carga horária.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Gustavo: Minhas revisões eram realizadas de duas formas: Resolução de questões e leitura do caderno de erros. Toda questão que eu errava, ou que acertava com dúvida, o assunto iria para o caderno de erros, de forma resumida. Desta forma, acabei criando uma espécie de compilado dos assuntos mais cobrados pela banca.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Gustavo: Foi providencial. Como mencionei, testei a técnica de somente utilizar a resolução de questões para estudar, e posso afirmar que foi o diferencial para que eu conseguisse aprender e relembrar grande parte do conteúdo.
Criei cadernos de questões no sistema do Estratégia, e a cada sessão, contabilizava os erros e acertos em uma planilha, para acompanhar as porcentagens de cada disciplina.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Gustavo: Percebi com os concursos passados que minha maior fraqueza na parte de engenharia era a geotecnia / pavimentação. Para contornar o problema, o caderno de erros me ajudou bastante. Quando não entendia o motivo do erro, a parte da resolução comentada das questões no sistema do Estratégia me ajudou bastante, pois eu não precisava pesquisar o motivo do meu erro.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Gustavo: Continuei resolvendo questões, porém foquei em decorar os detalhes, como tabelas e valores presentes nas normas da ABNT.
Uma abordagem diferente foi a que utilizei para a prova do TCE-AM, que cheguei a resolver 400 questões no dia da véspera de prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Gustavo: O principal acerto, com certeza, foi a escolha da técnica de utilizar somente a resolução de questões, por já ter lido todos os PDFs do assunto. Acredito que meu principal erro é não me forçar a estudar em certos dias, o que às vezes trazia uma quebra no ritmo dos estudos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Gustavo: Após o resultado do TCE-AM, que classifiquei em 20º para 4 vagas, fiquei um pouco desmotivado, pois havia me dedicado como nunca, mas nunca pensei em desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Gustavo: Faça de tudo para descobrir a SUA melhor forma de estudar, de modo que potencialize seu aprendizado. Utilize bons materiais, como o do Estratégia, pois um material desatualizado pode custar a você alguns pontos no final das contas. E, finalmente, gosto sempre de lembrar que não preciso saber todo o conteúdo para ser aprovado, pois o que preciso de verdade é saber passar na prova.