Aprovada em 5° lugar para o cargo de Enfermeiro no concurso EBSERH
Concursos Públicos“Não desanimem, não vai ser tudo perfeito durante os estudos. Vai ter momentos de altos e baixos durante o caminho, mas o importante é não parar.”
Confira nossa entrevista com Gessica Carla de Oliveira Nanya Martins, aprovada em 5° lugar no concurso EBSERH para o cargo de Enfermeiro – Gerenciamento e Gestão na instituição HU – UFSCAR:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Quando se formou, idade e cidade natal?
Gessica Carla de Oliveira Nanya Martins: Me chamo Géssica, tenho 33 anos, sou casada, mãe de gêmeos de 2 anos, me formei como enfermeira em 2015. Comecei a trabalhar aos 15 anos vendendo sorvete e desde então já trabalhei em diversos seguimentos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Gessica: Decidi estudar para concurso após ser demitida ao retornar da licença maternidade, meu foco é área fiscal, porém sigo prestando concurso na minha área de formação mas sem desviar o foco.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Gessica: Não trabalhei fora durante o período, somente em casa.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Gessica: No momento sigo estudando para a área fiscal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Gessica: Estudava de segunda a sexta, e aos finais de semana me dedicava à minha família, aproveitando um tempo de qualidade com as crianças.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Gessica: Sim, sou casada e tenho filhos gêmeos de 2 anos. Sempre tive apoio da minha família para estudar. O ciclo de amizade diminuiu significativamente após me tornar mãe, o que ajudou nos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Gessica: Comecei a estudar quando meus filhos estavam com 1 ano e sigo estudando desde então, peguei a matéria específica da EBSERH para ler no mês anterior a prova.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Gessica: Utilizei em grande parte as aulas em PDF e vídeo aulas nas matérias de exatas. O estudo pelo PDF é mais rápido, mas como tenho dificuldade em matérias de exatas optei por videoaula pra facilitar a compreensão.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Gessica: Através do Google, em pesquisas sobre preparação para concursos públicos e também por indicação da mentoria.
Estratégia: Adquiriu o curso regular da sua área ou o curso específico para seu concurso?
Gessica: Utilizo a assinatura básica. Não tive contato direto com os professores.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Gessica: Contratei uma mentoria voltada para a área fiscal que já me manda o planejamento semanal, o que otimizou e muito meus estudos. Estudava uma média de 4 horas por dia de segunda a sexta.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Gessica: Minhas revisões são agendadas pela mentoria, utilizo resumos e anotações que faço durante os estudos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Gessica: Os exercícios são a forma mais eficaz de reter informações e ver seus pontos fracos na matéria, além de conhecer o estilo de cobrança da banca.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Gessica: Todas de exatas. Não superei, mas sigo estudando e fazendo exercícios que uma hora vai.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Gessica: Não alterei minha rotina na véspera da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Gessica: O principal acerto foi contratar a mentoria pois ajuda muito na otimização da minha rotina. Meu principal erro foi não me preparar financeiramente antes para esse período.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Gessica: Sim, quando o cansaço bate e a rotina com duas crianças pequenas fica caótica, a vontade maior é a de desistir. Mas ao mesmo tempo, eles são a minha maior motivação para seguir. Então sigo tentando equilibrar tudo, lembrar que não dá para ser perfeita em tudo, que tudo bem a louça ficar mais um pouco na pia ou a roupa esperar um pouco mais no varal, que a prioridade são as crianças e os estudos e o resto resolvo quando der. Saber que manter a constância não é fazer 8 horas líquidas todo dia, que tudo bem fazer 45 min nos dias em que está tudo um caos, fazendo um pouco por dia é melhor do que fazer muito uma vez ou outra. E que a mãe/mulher/esposa perfeita só existe no Instagram.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Gessica: Não desanimem, não vai ser tudo perfeito durante os estudos. Vai ter momentos de altos e baixos durante o caminho, mas o importante é não parar.