Aprovada em 11° lugar no concurso PP-CE para o cargo de Policial Penal
Concursos Públicos“Pesquise, escolha uma área e foque nela. Comece entendendo que você vai ter que abrir mão de muitas coisas no decorrer do processo e que, por vezes, vai ser doloroso, mas no final vai valer a pena […]”
Confira a nossa entrevista com Gerlânia da Silva Nogueira, aprovada em 11° lugar no concurso PP-CE para o cargo de Policial Penal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Gerlânia da Silva Nogueira: Meu nome é Gerlânia Nogueira e tenho 26 anos. Sou Bacharel e tenho Licenciatura na área das Ciências Sociais. Sou natural de Redenção, CE, cidade que fica a 60km da capital do Estado.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Gerlânia: Após concluir a faculdade, percebi que queria ir além, não dentro do mundo acadêmico, mas em outro espaço. Depois de um tempo, conheci o mundo dos concursos públicos e comecei a estudar para a Área Administrativa, mas não me chamou atenção. Então, saiu o edital da PM-CE e resolvi tentar. Tenho familiares na área e o incentivo veio com força. Apesar dos receios iniciais que costumamos ter, essa área já havia me chamado atenção em outros momentos e foi aí que encontrei o que eu realmente queria. Mesmo não tendo um resultado satisfatório nessa prova, segui firme nos estudos para a área policial.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Gerlânia: Só estudava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Gerlânia: A aprovação na PPCE foi a minha primeira e meu foco agora serão os estudos para a PRF.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Gerlânia: Abri mão de quase tudo durante a minha preparação. Eu realmente não tinha espaço para vida social com frequência. Tudo girava em torno da minha preparação para essa prova, pois sabia que viria em alto nível e eu deveria estar preparada para isso.
Estratégia: Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Gerlânia: Não sou casada e não tenho filhos. Sim, recebi muito apoio tanto na área financeira quanto na emocional, pois querendo ou não, as reprovações ao longo dessa trajetória impactam significativamente.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Gerlânia: Estudei por 6 meses com foco somente na PPCE. Para me manter firme nessa rotina, eu usei cronogramas semanais de estudos onde eu conseguia dividir cada disciplina por tópicos e ver os meus avanços em cada um, como também os que eu precisaria revisar com mais frequência. Estabelecer metas de tempo de estudos para cada disciplina e ficar longe de redes sociais durante esse período, foram outros fatores que me ajudaram a ficar firme no meu objetivo e manter a disciplina ao longo desses meses.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Gerlânia: Usei principalmente materiais em PDF. Sinto que eles otimizam o tempo. Dessa forma, eu conseguia ver mais conteúdo por dia e resolver mais questões, corrigindo-as voltando a atenção para o PDF novamente. Estudar lendo, também é uma ótima estratégia para se sair bem em provas extensas, como foi o caso da PPCE. As videoaulas eram o meu principal método em assuntos onde eu tinha mais dificuldade ou já havia estudado por PDF e não tinha compreendido totalmente.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Gerlânia: Conheci o Estratégia Concursos através das redes sociais e da indicação de alguns colegas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Gerlânia: Na minha opinião, os materiais do Estratégia Concursos são os mais completos que já vi. Os PDFs contam com boas explicações e exemplos que tiram completamente as nossas dúvidas, além de ter a versão completa e a simplificada, o que ajuda muito a depender do assunto que você esteja estudando, caso tenha uma dificuldade maior ou precise só revisar. O aplicativo de questões foi outra ferramenta essencial na minha preparação. Os filtros são excelentes e você consegue montar cadernos de questões de acordo com sua necessidade. As videoaulas foram cruciais no início da minha preparação, quando eu ainda não tinha muito conhecimento sobre termos e alguns conceitos usados pelas bancas. Além dos resumos que são disponibilizados também, essenciais para uma revisão rápida.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Gerlânia: Montei o meu plano baseado na minha necessidade e disponibilidade semanal, mais horas em disciplinas nas quais eu estava com desempenho ruim na semana anterior, por exemplo. Creio que duas disciplinas por dia é um bom número. Você consegue estudar o conteúdo, (às vezes até mais) e fazer as questões com tranquilidade, isso gera uma sensação de que os estudos estão sendo mais proveitosos e dá um ânimo para o dia seguinte. Essa era a minha estratégia. Estudava no máximo 6 horas por dia, mas não todos os dias. Costumava alternar os horários de acordo com as disciplinas para não ficar sobrecarregada e o rendimento acabar caindo ao longo da semana. Quando você é concurseiro tem que pensar em diversos aspectos ao mesmo tempo, micro e macro. Você deve dar o seu melhor ao longo da semana, mas não ao ponto de se sobrecarregar, comprometendo os meses seguintes.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Gerlânia: Eu começava fazendo resumos em um caderno específico para isso, logo após ler o PDF ou assistir uma aula. Era uma espécie de mapa mental com pontos essenciais que eu não poderia esquecer ou que eu tinha dificuldade para memorizar. Cada vez que eu aprofundava no assunto, incluía mais informações nesse resumo, o que me ajudava bastante na correção das questões, momento em que eu voltava no resumo e revisava os pontos que tinha errado ou confundido na hora de resolver a questão.
Os simulados também faziam parte da minha rotina. Inicialmente, a cada 15 dias e na reta final pelo menos dois por semana. O momento da correção do simulado é o mais importante, ali eu mapeava os erros de cada disciplina e até as questões onde eu tinha ficado com dúvida), calculava a porcentagem de acertos e, assim, conseguia fazer um novo plano de estudos de acordo com a minha necessidade naquele momento.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Gerlânia: Resolver exercícios é a melhor forma de medir a eficácia das suas horas de estudo, resolvi a média de 8 mil questões e aprendi que mais importante do que resolver, é saber corrigí-las. Na hora da correção é essencial encontrar o que te levou ao erro, seja um termo não conhecido, uma confusão de palavras, uma qualificadora de pena, etc e buscar sanar essa dúvida revisando o assunto e fazendo mais questões acerca do tema.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Gerlânia: A minha dificuldade estava inicialmente em Língua Portuguesa e eu consegui superar resolvendo questões somente da banca, mapeando os assuntos mais cobrados. Em seguida, a dificuldade repousou sobre a disciplina de Raciocínio Lógico e Informática. Nessa parte, resolver o máximo de questões possível me ajudou muito.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Gerlânia: Tentei relaxar mais nessa semana, continuei com os simulados e revendo pontos importantes, mas nada exagerado para não comprometer o meu rendimento no dia da prova. No dia pré-prova, assisti Revisões de Véspera, fiz algumas anotações e, depois, apenas descansei a mente.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Gerlânia: Sim, havia uma redação na minha prova. Comecei lendo temas pertinentes para me atualizar e montar o meu referencial teórico, em seguida, passei a escrever pelo menos uma redação por semana, montei uma estrutura com conectivos e frases prontas que se adequassem a maioria dos temas e a cada redação eu tentava melhorar esses pontos. Aconselho ler bastante, escrever com frequência e procurar algum profissional para corrigir pelo menos duas redações para que você consiga ver onde errou e fazer a estrutura correta.
Estratégia: Como foi sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Gerlânia: A minha preparação foi bem intensa, pois o teste físico da PPCE estava exigente, por isso, tive que me adequar a muitas coisas de forma rápida após a prova. Também passei por grandes dificuldades no mês anterior ao TAF, acabei me lesionando, o que comprometeu bastante o meu rendimento, mas mesmo com muita dor, eu não desisti e tive êxito em todos os testes conseguindo a aprovação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Gerlânia: Um dos meus principais erros, ocorreu no início da minha trajetória. E foi não testar métodos mais eficazes de estudo. Eu acabava só assistindo aula e anotando, não experimentava ler ou resolver questões e isso atrasou muito a minha aprovação. Outro erro que cometi, foi não revisar com frequência, a maioria dos concurseiros acha que é chato ficar revisando, mas é essencial, nem sempre você vai fazer só o que gosta.
Sobre os acertos, eu considero que me afastar das redes sociais foi o primeiro. Entender que eu tinha que abrir mão de algumas coisas por esse período de tempo para conseguir o que queria. O segundo foi passar a organizar a minha semana de estudos, de acordo com as minhas necessidades mapeadas na semana anterior, distribuir as horas entre disciplinas com mais e menos dificuldade, revisar com o máximo de frequência possível e resolver questões com qualidade, corrigindo todas elas com muita atenção.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Gerlânia: Sim, acho que esse momento chega para todo concurseiro. Após a minha última reprovação, fiquei questionando se isso era realmente pra mim, passei pela prova da PMCE, CFO e Guarda Municipal de Fortaleza com resultados não muito satisfatórios. Porém, sempre pensava que já tinha ido longe demais pra voltar atrás. Incontáveis horas de estudos e questões resolvidas, dedicação, abdicação, a expectativa da família. Eu não poderia jogar tudo isso fora. Além disso, o sonho de conquistar a farda falava mais alto do que todas as dificuldades, no fundo, a gente sabe que esse dia vai chegar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Gerlânia: Pesquise, escolha uma área e foque nela. Comece entendendo que você vai ter que abrir mão de muitas coisas no decorrer do processo e que, por vezes, vai ser doloroso, mas no final vai valer a pena. Comprometa-se com os seus horários de estudo, faça o seu plano semanal e execute-o, não importa quantas horas de estudo você tem por dia, se o desânimo bateu ou a ansiedade chegou, você deve estudar mesmo assim. Mas, também aprenda a descansar após as metas, esses momentos serão essenciais para um bom desempenho na semana. Teste métodos de estudos até encontrar o que funciona pra você, seja videoaula, PDF ou estudos somente por questões, cada pessoa aprende melhor de uma forma e você só vai descobrir isso praticando. Não pule as revisões, elas vão acelerar sua trajetória rumo à aprovação e muitas questões te deixarão preparado para pegadinhas da banca e te ajudarão a mapear erros. Tenha em mente que só não passa quem desiste, não importa por quantas dificuldades você está passando ou vai passar, a aprovação é inevitável para quem é persistente. O seu eu do futuro merece sentir a sensação de ver o nome na lista!