“[…] Aproveite todo o momento que tem disponível para estudar, não esqueça da terapia, e principalmente não se compare com o colega.”
Confira nossa entrevista com Fernanda Urban de Carvalho Machado, aprovada no XL Exame da OAB:
Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Qual o seu nome? Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Fernanda Urban de Carvalho Machado: Meu nome é Fernanda Urban de C. Machado, tenho 31 anos, sou de Valinhos/SP.
Sou formada há 8 anos e por motivos pessoais adiei por muito tempo prestar o exame da ordem.
Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Fernanda: Sim, eu trabalhava o dia todo em uma empresa e não aproveitava o período noturno e finais de semana para estudar. Não foi fácil, muitos dias estava super cansada de um dia longo de trabalho e ainda precisava estudar. Tinham dias que não rendia muito, devido ao cansaço, mas não podia desistir.
Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Fernanda: Não, prestei uma vez logo que terminei a graduação, mas não passei nem pra 2ª fase na época e depois só voltei a prestar o último exame de 2022. Demorei para passar, fiz ao todo 4 provas da segunda fase.
Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovada?
Fernanda: Foi a melhor de todas, muita emoção e alívio, depois de algumas reprovações, a última delas ainda tive meu recurso improvido primeiro pela FGV e depois pela OAB, mesmo tendo respondido corretamente a questão, vinha de muita frustração com a banca, mas a hora que pesquisei meu nome e vi ele lá na lista de aprovados foi muito emocionante.
Os seus colegas de faculdade e amigos que também estavam estudando também conseguiram aprovação?
Fernanda: Meus colegas de faculdade a maioria já tinham passado devido ao tempo que fiquei “parada”, mas tinha uma amiga recém-formada compartilhando comigo todas as agonias dessa espera, que também passou no mesmo exame. Acho que a persistência e o auxílio dos professores da Mentoria Penal foram essenciais.
Como era sua vida social durante a sua preparação?
Fernanda: Tinha uma vida social restrita, conseguia estar presente nos momentos importantes para os amigos e família, mas abdiquei de sair “atoa”. Tentei me dedicar o máximo de tempo que tinha para estudar.
Que materiais você usou em sua preparação para o Exame?
Fernanda: Eu sou assinante da OAB até a aprovação do Estratégia e também fiz parte da Mentoria de Penal.
Como tenho TDAH, vídeo aula pra mim funciona melhor do que PDF e também as aulas ao vivo no Youtube são excelentes, porque você consegue tirar dúvidas em tempo real.
Mas, o que fez mais diferença mesmo foi a mentoria, pois tanto a Prof. Gabi e o Prof. Ivan, nos dão muito suporte, dicas importantes, acompanham nosso desempenho mesmo, auxiliando em todas as dúvidas e me ajudaram a ficar mais tranquila para a prova.
Como conheceu o Estratégia Concursos?
Fernanda: Já conheço o Estratégia a alguns anos, pois estudo pra concurso também, mas descobri vocês através de amigos concurseiros que estudavam com o cursinho do estratégia. Sempre gostei e quando resolvi prestar a prova da OAB, não tive dúvidas de qual escolher.
Uma das principais dificuldades de todo o candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo?
Fernanda: Na primeira fase, focava em fazer bastante exercício e resumos das matérias que mais tinha facilidade e as que eram mais difíceis pra mim assisti muito vídeo aula e PDF’s. Já para a segunda fase, foquei no cronograma da mentoria, fazendo todos os simulados e assistindo às aulas.
Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)?
Fernanda: Sim, pra mim na 1ª fase minha maior dificuldade era com Civil, Processo Civil e Processo Trabalhista, ai precisei focar mais nas aulas teóricas dessas matérias e nas leituras de PDF’s.
A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Fernanda: Na reta final foquei nas aulas ao vivo de revisão, que me ajuda muito a manter o assunto fresco na cabeça e também o aulão de véspera, que os professores sempre dão dicas certeiras.
Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos. Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Fernanda: Acho que isso é muito pessoal, pra mim quanto mais eu estudar esses dias melhor, o assunto fica mais fresco na memória, então prefiro focar mais.
Para a segunda fase, optou por criar uma peça de qual área do direito?
Fernanda: Optei pela área do Direito Penal, pois é a que me dou melhor, que sempre estudei com facilidade. Acho que você tem que fazer a escola de acordo com o assunto que você é mais tranquilo, porque aí estudar fica mais fácil.
Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Fernanda: Meus erros, ter demorado um tempo pra entender que não precisava me cobrar demais, ter ficado mais tranquila nos dias de prova, sem deixar a ansiedade tomar conta. Acho que isso é essencial, nunca será a última prova da sua vida, se não deu certo hoje, daqui 3 meses tem outra, não precisa entrar e desespero, que só da branco na hora da prova.
Acertos acho que foram fechar uma mentoria, pra ter um suporte maior, aprender a fazer exercícios de relaxamento antes da prova, o que nos traz mais confiança e tranquilidade.
O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Fernanda: Acho que o mais difícil em toda a caminhada foi trabalhar a minha ansiedade, que me prejudicou em muitas provas, me deixando com a cabeça em branco, sem conseguir responder direito as questões, me prejudicando muito, quando aprendi a lidar com isso, consegui a aprovação. Minha maior motivação foi meu objetivo final que era ter uma carreira.
Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Fernanda: Acho que um conselho que posso deixar para quem está começando é CALMA! Essa não é a última chance da sua vida, tem prova a cada 3 meses, sua chance vai chegar. Aproveite todo o momento que tem disponível para estudar, não esqueça da terapia, e principalmente não se compare com o colega.