Aprovado em 2° lugar (cotas) para Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Propriedade Industrial no concurso INPI
Concursos Públicos“[…] Procure o autoconhecimento porque isso pode fazer você conhecer as suas fraquezas, lutar contra elas e maximizar as suas potencialidades! Tenha um bom material de estudos e evite distrações […]”
Confira nossa entrevista com Fábio Bastos Cordeiro, aprovado em 2° lugar (Cotas) no concurso INPI para o cargo de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Propriedade Industrial – Área A1 – Gestão e Suporte – Formação Administração:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Fábio Bastos Cordeiro: Sou Administrador de Empresas, tenho 45 anos e sou natural de São João de Meriti – RJ.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Fábio: Certamente, a estabilidade foi o meu primeiro motivador a iniciar a caminhada dos concursos públicos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Fábio: Eu já fui servidor público municipal por 5 anos (Prefeitura de Niterói) e, a seguir, passei para em um concurso federal (Ibram), no qual exerci um cargo efetivo de nível médio por 14 anos. Como eu levava 2:30h de ida e mais esse tempo de volta ao trabalho todos os dias, eu conseguia estudar na condução ao menos 3h líquidas/dia e mais 2h durante as noites semanais.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Fábio: Durante os últimos anos, passei em alguns concursos, tendo tomado posse no Instituto Brasileiro de Museus (1º colocado), no qual exerci as minhas atribuições por 14 (quatorze) anos. Outros concursos em que obtive aprovação: Analista Executivo Inmetro/2015 (48º colocado); Especialista em Gestão de Pessoas CRQ III/2019 (5º colocado); Administrador Crea/Rj 2023 (2º colocado PPP); Administrador Cefet-Rj/2023 (3º colocado PPP); Administrador UFRJ/2023 (3º colocado PPP) e Analista de Planejamento Gestão e Infraestrutura em Propriedade Industrial INPI/2023 (2º colocado PPP- emprego atual).
Pretendo continuar estudando para o concurso de Analista de Gestão da CVM.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Fábio: Durante a minha preparação tive que abdicar de muitas saídas, passeios e férias do trabalho em prol dos estudos. Como sou casado há 5 anos, sacrifiquei bastante da nossa qualidade de vida na certeza de que ao final alcançaríamos o nosso objetivo de dar uma condição melhor à família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Fábio: A pessoa mais importante nessa caminhada (minha esposa) entendeu bem a proposta e sempre esteve ao meu lado em todos os momentos dessa caminhada. Abrimos mão de adquirir bens e outras coisas que poderiam dar um conforto imediato para investir em materiais, cursinhos e muito tempo de estudos, no intuito de alcançarmos o nosso objetivo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Fábio: Direcionado ao último concurso, estudei por 03 meses de segunda a sábado (cerca de 5 horas por dia) e mais um mês inteiro de férias (8 horas por dia). O que me fez manter a disciplina foi a certeza de que os meus resultados estavam melhorando e sentia que estava me aproximando da sonhada classificação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Fábio: Utilizei muitas aulas de um curso anterior que havia adquirido junto ao Estratégia Concursos e o poderoso sistema de questões do Estratégia, ao qual posso atribuir a melhoria do meu desempenho, visto que possui um imenso banco de questões, super atualizadas e com explicações consistentes.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Fábio: Conheci há alguns anos, através dos meus colegas concurseiros. Quem não conhece o Estratégia Concursos? rs.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Fábio: Antes do Estratégia já utilizei materiais de outros cursos para concurso, no entanto alguns fatores me incomodavam, tais como: não ter matérias devidamente atualizados; não ter professores notoriamente conhecidos na área e, o principal, não ver meus exemplos de primeiros colocados em concursos, o que considero ser a maior propagando de um curso do gênero.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Fábio: Fiz 03 concursos com o material que possuía à época, sem obter sucesso.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Fábio: Após conhecer o Estratégia Concursos, pude ver uma melhora substancial em meu desempenho e em meus resultados. Os seus materiais são muito completos, atuais e tratam das questões vitais para as variadas bancas. Igualmente, não me canso de elogiar a didática dos professores e o incrível sistema de questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Fábio: Sempre investi bastante tempo em planejamento e creio que essa atitude me fez economizar tempo e esforços. Nesse sentido, o comum é que eu invista mais tempo naquelas matérias mais difíceis ou naquelas de que gosto menos (realmente não é fácil). Também gosto de fazer pequenas revisões de 30 minutos no dia posterior a ter estudado certo conteúdo.
Em dias normais de trabalho, consigo estudar cerca de duas horas líquidas e, sempre que possível, peço férias para os períodos pré prova.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Fábio: Durante a semana eu fazia pequenos ciclos de revisão nos dias posteriores aos estudos e aos sábados eu revia boa parte das matérias estudadas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Fábio: Em minha trajetória, a resolução de exercícios assumiu uma importância central, uma vez que até dispunha de uma boa base teórica em muitos assuntos, no entanto ainda errava muitas questões que sabia por não perceber a ‘malícia’ das questões, ou mesmo, por não entender, suficientemente, a forma de cobrança das bancas.
Em média, costumava fazer cerca de 200 (duzentos) exercícios por dia; normalmente, 100 de cada matéria (quando estudava apenas duas matérias/dia).
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Fábio: Administração Financeira e Orçamentária, certamente, era o meu ‘calcanhar de Aquiles’. Superei essa deficiência ao dar mais horas de estudo à matéria e fazer muitas questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Fábio: Na semana em que antecedeu a prova eu estava de férias, então foi tranquilo conciliar um aumento da carga horária de estudo, associado a muitas questões (cerca de 400 por dia) e uma boa rotina de sono (tentando controlar a ansiedade….rs).
No dia pré-prova não gosto de fazer longas revisões. Logo, realizei uma revisão de cerca de 04 horas durante a manhã, descansei à tarde e à noite fui assistir um filme ao lado da minha esposa.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Fábio: Creio que o principal erro foi ter tentado estudar sozinho por algum tempo. E o principal acerto foi ter conhecido o Estratégia Concursos, tendo em vista que, além de fornecer toda essa base teórica para enfrentarmos as provas, temos o nosso motivacional fortalecido pelos professores e ao ver muitos cases de sucesso entre os colegas que estudaram o mesmo material que nós.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Fábio: Pensei em desistir muitas vezes e até dei longas pausas nos estudos. No entanto, posso dizer que a fé em Deus foi o meu maior motivador nesse processo, ao saber que a minha caminhada ainda não havia chegado ao fim (e ainda não chegou) e que eu nunca estaria sozinho mesmo nos momentos, aparentemente, solitários de estudos durante as madrugadas e afins.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Fábio: Penso que não são apenas os mais capacitados a passar em um concurso público, e sim os mais resilientes….aqueles que nunca desistem!
A sua vaga pode estar no próximo concurso que você vai fazer!
Procure o autoconhecimento porque isso pode fazer você conhecer as suas fraquezas, lutar contra elas e maximizar as suas potencialidades!
Tenha um bom material de estudos e evite distrações!
Por último, tenha fé em Deus e no seu potencial!
Com Deus ao seu lado, você pode tudo!