“Não deixe para amanhã, se você pode começar a se preparar hoje.”
Confira nossa entrevista com Everton da Silva Rodrigues Vaz, aprovado no Exame XXXIX da OAB:
Estratégia: Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Everton da Silva Rodrigues Vaz: Tenho 28 anos, moro em Sorriso – MT, conclui a graduação em 2017.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Everton: Durante a maior parte do tempo de estudo, tive que conciliar o tempo disponível para os estudos com minha jornada de trabalho, como já havia me formado, tive o tempo de aula na faculdade disponível para focar nos estudos, o que também foi uma dificuldade, visto que já se passaram 06 anos desde a formatura no curso de Direito.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Everton: Não, fiz o exame no 8º semestre da faculdade, não passei, após a formatura me distanciei da área Jurídica, inclusive iniciei outra faculdade em 2020, me formando também em Ciências Contábeis em 2023. Também no ano de 2023, resolvi focar novamente no Direito, após uma possibilidade de um novo cargo na empresa que trabalho, retomei os estudos e fiz o 38º exame, o qual reprovei com 39 pontos. Senti que estava chegando a hora da aprovação, então me foquei ainda mais e consegui a aprovação no 39º exame, após acertar 46 pontos na primeira fase.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovado?
Everton: Uma das melhores sensações que já senti na vida, apesar de ter ficado anestesiado e não acreditar no que estava vendo (risos). Recebi uma ligação de uma amiga advogada, em que ela gritava dizendo que eu havia sido aprovado, eu não acreditei, pois estava com os olhos “pregados” no site da FGV. Alguns minutos depois, finalmente consegui acessar e estava lá, meu nome na lista de aprovados, deste ponto em diante foi como se havida tomado uma injeção de alegria, conforto e alívio, pois a tão sonhada aprovação finalmente havia chegado.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Everton: Durante o período de estudos, não tive contato com meus ex-colegas de faculdade, mas vi amigos próximos e familiar que não alcançaram a aprovação, penso que o fato de ter escolhido estudar com o Estratégia OAB tenha sido o grande diferencial para minha aprovação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação?
Everton: Na primeira fase, estudei de forma bem tranquila, não me privei do convívio com amigos e familiares, porém os momentos dedicados aos estudos foram com foco total. Já na segunda fase, minha postura foi bem radical, pois sabia que não poderia deixar esta oportunidade passar, sendo assim, acordava as 04:00 da manhã e estudava até as 06:00, tomava um banho e ia para o trabalho, retomava os estudos as 19:00 horas, com objetivo de ir até as 00:00 no estudo, já nos fins de semana me dedicava full time nos estudos e revisões do conteúdo.
Durante o período dos estudos para a segunda fase, tirei 15 dias de férias no trabalho, foi uma estratégia para ter 100% do meu tempo disponível para focar no conteúdo da prova, isso me ajudou muito a vencer toda a carga que o curso e a mentoria que o Estratégia OAB me propôs.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame?
Everton: Eu gosto muito de videoaulas, então a maior parte dos meus estudos foram focados na trilha LDI da plataforma, além de ver todas as aulas ao vivo postadas no canal do YouTube. Na segunda fase, fui aluno da mentoria com o Prof Paulo Sousa e a Prof Rafaela Tobias. Segui à risca a proposta deles, que inclusive foi personalizada com a minha realidade de estudos. Isso sem dúvidas me ajudou muito a não me perder em meio a tanto conteúdo, sendo direcionado de forma estratégica naquilo que precisamos saber para vencer a FGV.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB?
Everton: Sempre ouvi dizer que o Estratégia OAB era o melhor curso preparatório, então sempre acompanhei o canal no Youtube e as redes sociais, e ainda dizia para pessoas próximas que, quando eu fosse focar na aprovação da prova, iria junto com o Estratégia OAB, então desde o primeiro dia de estudos já aderia a assinatura até a aprovação, que com certeza foi a minha melhor escolha.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Everton: A trilha LDI e o direcionamento personalizado da mentoria sem dúvidas são a cereja do bolo no Estratégia OAB, aulas personalizadas e foco estratégico no conteúdo da aprovação são fundamentais para o direcionamento do aluno até a tão sonhada aprovação na OAB.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Everton: Sem dúvidas nenhuma sim, e sempre reforço que o Estratégia OAB oferece a melhor plataforma e metodologia de estudos disponível atualmente, assim como eu, tenho certeza de que mais colegas podem alcançar a aprovação estudando com o curso que mais aprova na OAB.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo?
Everton: Comecei meus estudos para a primeira fase focando nas matérias com maior conteúdo, dando prioridade para aquelas com maior representatividade na prova, estudando as vídeo aulas e o conteúdo completo do LDI, realizando pequenas anotações. Já para as matérias menores e com pouca representatividade estudei os materiais resumidos e videoaula. Nos fins de semana que tinha mais tempo disponível, foquei em simulados sobre os conteúdos vistos durante a semana, utilizando deste momento para revisar a matéria e fortalecer a aprendizagem. Na segunda fase tive o apoio da equipe de mentoria, que fez uma reunião comigo para entender sobre a minha realidade e montar um cronograma de estudos personalizado, isso foi essencial para que conseguisse vencer toda a carga de estudos e obter o melhor aproveitamento possível de acordo com o tempo que tinha disponível para preparação.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais?
Everton: Sim, Direito Constitucional e Direito Administrativo talvez tenham sido as matérias que mais tive dificuldade em compreender, pois evito decorar os assuntos, prefiro ler, reler, assistir aulas até realmente entender o assunto, pois sei que quando a pergunta vem, caso tenha decorado, as chances de me esquecer do assunto eram grandes (risos).
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Everton: Nos últimos dias de preparação, me organizei para revisar pontos que ainda tinha insegurança e fazer simulados, principalmente para calcular o tempo que eu levava para responder cada questão e fazer a peça. Isso fez com que no dia da prova, eu não ficasse tão preocupado com o relógio a tempo de prejudicar meu desempenho.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Everton: O que funcionou para mim foi realmente tirar o pé do acelerador, sem estudar muito a noite, preferindo ter noites de sono mais proveitosas. Na minha opinião, nessa altura do campeonato é melhor chegar na prova com a mente tranquila. Então dei preferência para simulados, me adequando ao tempo de prova e as dicas do Estratégia, assistindo todas as transmissões no canal do Youtube e aproveitando ao máximo os momentos da mentoria.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Everton: Para a segunda fase, fui na contramão de muitas indicações da época da faculdade, muitos diziam “faz em direito do Trabalho”, outros “faz em direito Penal”, pois são as matérias com menor conteúdo. Pelo contrário, fiz em Direito Civil, pois afinal de contas é o direito da vida, então sabia que era uma matéria mais cotidiana, que apesar de ter mais conteúdo, é a matéria que dá origem a todas as outras, e como diz o Prof Paulo Sousa “as outras são apenas sub-ramos do direito Civil”. (risos). Penso que Direito Civil, apesar de ter o maior conteúdo, é a matéria que trata das situações do dia a dia, coisas que apesar de talvez não ter estudado tanto, é mais fácil usar a analogia ou lincar com alguma coisa que tenhamos visto no momento de preparação.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Everton: Não sei se a palavra erro é a mais correta, mas penso que deixei muito tempo passar até resolver focar de vez na prova, terminei a faculdade no segundo semestre de 2017, e só fui fazer a prova em 2023. Foram quase 06 anos que poderia ter feito uma preparação muito mais tranquila. Apesar de que neste tempo, pude focar bastante no meu trabalho e até realizar outra formação acadêmica, então por isso não aponto como um erro.
No fim de 2023, quando já estava com a prova marcada, recebi uma oportunidade de assumir a Assessoria Jurídica da empresa onde trabalho, isso me reaproximou ainda mais com o Direito, porém fez com que a pressão para aprovação aumentasse significativamente. O que poderia ter sido evitado caso tivesse focado na prova tempos atrás.
Meu maior acerto sem dúvidas foi focar 100% na prova, foi um período que pude aprender muito, o Estratégia OAB com certeza foi um grande apoio que pude ter durante este período.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Everton: O mais difícil foi manter a persistência, tinha dias que a vontade de dormir e descansar eram quase maior que a motivação para fazer a prova, porém sempre pensava que eram apenas alguns dias de luta, e que as glórias seriam proporcionais ao meu esforço e dedicação. O apoio da minha família e amigos foi crucial para me manter focado e não desistir, e deu certo, Graças a Deus o grande dia da aprovação chegou.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Everton: Não deixem para amanhã, se você pode começar a se preparar hoje. Apesar de clichê, essa frase me retrata, sempre digo que o quanto antes você começar a preparação, maior será o tempo que você terá para estudar e chegar na prova 100% preparado para enfrentar a FGV.
E se você já fez a prova alguma vez e não alcançou o resultado pretendido, veja qual o seu ponto de dificuldade e foque nele, mas acima de tudo nunca desista, pois você é o maior responsável pelo seu sucesso!