Aprovada em 1° lugar no concurso IMASUL para o cargo de Engenharia Civil
Concursos Públicos“A trajetória é muito difícil, porque todos temos problemas e dificuldades, mas no final vai valer a pena.”
Confira nossa entrevista com Eloiza Marques, aprovada em 1° lugar no concurso IMASUL para o cargo de Engenharia Civil:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Eloiza Marques: Me chamo Eloiza Marques, tenho 34 anos, sou de Campo Grande-MS e sou formada em Engenharia Civil.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Eloiza: Meu pai e minha mãe sempre foram servidores públicos e a busca por estabilidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Eloiza: Sim, eu trabalho há 5 anos como contratada no próprio Imasul e faço mestrado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Durante o tempo que estudei para o concurso do Imasul, dei uma pausa nos estudos do mestrado para focar nos estudos para o concurso. O tempo que tinha livre no trabalho, eu estudava, principalmente respondendo questões.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Eloiza: No início de 2022 eu prestei 2 concursos para o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, um para Técnico de laboratório – Edificações e fiquei em 1º lugar, mas não assumi por decisão minha; o outro foi para docente de Engenharia Civil – Infraestrutura e fiquei em 8º lugar, ainda não fui nomeada.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Eloiza: Durante o período que estudei especificamente para o Imasul eu diminuí a frequência e saí 2 ou 3 vezes com minha família, mas para programas “leves”, como comer algo ou conversar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Eloiza: Sim, meu noivo viajou a trabalho durante o período que estudei e, durante esse período, minha mãe ficou na minha casa para me ajudar. Ela que fazia tudo na minha casa, até dava ração para minha cachorrinha, rs. O tempo que eu estava em casa, podia focar 100% no estudo, pois minha mãe estava lá para me ajudar com o que mais eu precisasse.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Eloiza: Estudei quase 2 meses, desde o dia que o edital foi divulgado, até o dia da prova. Dei uma pausa no mestrado durante esse período. Todo tempo que tinha livre no trabalho, eu usava para estudar, principalmente responder questões. Muitas vezes, no horário livre, junto com outros colegas, ficávamos respondendo questões e “cobrando um do outro”.
Nos finais de semana, quando estava em casa, a minha meta era de 8h líquidas.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Eloiza: No final de 2022 já havia feito um curso presencial intensivo para o concurso do Imasul, quando o concurso foi autorizado. No período de estudo próximo à data da prova, eu usei o material do Estratégia, como videoaulas e material em PDF; e também respondi muitas questões em uma plataforma de questões (TecConcursos).
Entre as vantagens, o material da Legislação Específica do Imasul elaborado pelo Estratégia foi muito importante, pois também foram elaboradas questões inéditas, o que ajudou a entender como a banca poderia cobrar o assunto.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Eloiza: Através de pesquisa na Internet. Conversando com outros colegas concurseiros, notei que sempre elogiavam muito o Estratégia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Eloiza: Fiz um cursinho presencial na minha cidade, pré-edital para o Imasul. O que mais me incomodava era a falta de rendimento nos estudos durante o tempo que tinha que estar presencialmente. Pela “lentidão” da fala (não dava para acelerar rs) e interrupção de outros participantes do curso. Eu complementei os estudos em casa, durante esse período, mas sentia que poderia “render” mais estando somente em casa.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovada?
Eloiza: Não fiz nenhum concurso.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Eloiza: Embora não tenha sido criado um material específico para minha área, com a assinatura do Estratégia eu consegui acessar a materiais de outros concursos que se enquadram no que eu precisava. Por exemplo, o material de hidrologia eu encontrei no curso para o Ibama. A legislação específica, usei do curso para Engenharia Elétrica do Imasul, que também tinha uma aula sobre Hidrelétricas, que era uma disciplina da minha área. Então com a assinatura consegui montar o meu material e o material tem uma qualidade excelente.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Eloiza: Como eram quatro blocos de matérias, eu buscava estudar os quatro blocos todos os dias. Eu programava quantas horas estudaria naquele dia, e calcularia quanto tempo estudaria cada um dos blocos, de acordo com o peso do bloco. E assim ia seguindo as disciplinas de cada bloco, conforme o edital. Então os dias que iria trabalhar e tinha algum compromisso a meta era de 3h líquidas; quando só trabalhar, faria 4h líquidas; nos finais de semana, 8h líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Eloiza: Como o tempo era curto, a medida que estudava, fazia o resumo em um caderno, mas só revisei o caderno na véspera da prova. Simulado eu fiz 3, sendo 1 com uma semana de antecedência da prova e 2 simulados na véspera da prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Eloiza: Sim, foi onde mais me dediquei. Durante o período que estudei para este concurso, eu resolvi cerca de 9 mil questões na plataforma online, além de buscar resolver todas as questões do PDF. Também utilizava plataformas de inteligência artificial para criar questões de concurso daquelas disciplinas de legislação específica ou disciplinas que não existiam questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Eloiza: A parte de legislação era onde tinha mais dificuldade, pois tenho dificuldade para memorizar leis. Devido ao tempo curto até a prova, busquei ler pelo menos uma vez todas as leis e buscava resolver muitas questões. As leis que não tinham questões já elaboradas, eu utilizava inteligência artificial para desenvolver.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Eloiza: A última semana foi a que mais dediquei. Eu consegui um recesso no trabalho e consegui me dedicar 100% aos estudos. Determinei uma meta de 8h líquidas de estudo, a qual consegui cumprir com muita disciplina, fazendo o método Pomodoro. Basicamente respondia às questões e na véspera da prova eu revisei o material e fiz simulados.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Eloiza: Entre os erros, eu posso citar a falta de um planejamento de estudos com material já separado. O tempo até a prova foi muito curto e não consegui seguir um cronograma bem claro. Perdia tempo ao buscar um material para poder estudar, e esse tempo não era contabilizado na meta diária que tinha.
Entre os acertos, eu falo que a disciplina para me manter comprometida com os estudos, mesmo diante de outros desafios que tinha.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Eloiza: Não pensei em desistir. Eu já trabalhava no órgão e tinha o sonho de ser servidora efetiva ali, isso sempre foi minha motivação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Eloiza: A trajetória é muito difícil, porque todos temos problemas e dificuldades, mas no final vai valer a pena.