.
“[…] se você se dispuser a encarar essa prova, se jogue de verdade nesse projeto, senão só vai perder tempo e tempo é a coisa mais preciosa que temos na vida.”
Confira nossa entrevista com Denise Oliveira Revollo, aprovada no Exame de Suficiência CFC 2024.1:
Estratégia: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Quando se formou em Contabilidade? Qual sua idade? De onde você é?
Denise Oliveira Revollo: Estou cursando o último ano de Ciências Contábeis. Tenho 41 anos e sou de São Paulo.
Estratégia: Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Denise: Durante a preparação eu trabalhava (Home Office). Além disso estou cursando a faculdade. No tempo livre me preparava para o Exame de Suficiência
Estratégia: Já havia tentado outras vezes?
Denise: Foi a primeira vez que fiz essa prova.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Denise: A lista de aprovados ainda não saiu, mas pela correção do gabarito preliminar eu acertei 41 questões. Me sinto aliviada.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para o Exame? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Denise: Durante a preparação eu basicamente não tive vida social. Quando eu precisava sair, ia sempre com a apostila na mochila, assistindo aula enquanto dirigia. Cada minuto eu me dedicava a isso. Inclusive durante o horário de trabalho, quando a demanda de serviço estava fraca.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
Denise: Em 2024 minha meta era de 4 horas de estudos líquidos ao dia, mas na média eu só conseguia 3. Comprei o curso no dia 03/04/2023.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Material da faculdade, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Denise: O curso do Estratégia me ajudou bastante na faculdade e não o contrário.
Dos PDF’s fiz apostilas e saía com elas para todos os lugares. Foi, sem dúvida, o que mais usei.
As videoaulas eu usava bastante quando ou tinha muita dúvida, ou estava um pouco mais cansada, ou quando estava executando atividades manuais (cuidando da casa, dirigindo, fazendo esteira…)
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Denise: Vi pelo o Youtube algumas aulas do Gilmar Possati e gostei muito do jeito dele de ensinar.
Estratégia: Você estudou todas as matérias?
Denise: Só não estudei estatística e português eu vi muito pouco.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizado. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Denise: Primeiro comecei ver um pouco de tudo, só uma primeira leitura. Depois foquei só em contabilidade geral e pronunciamentos, e só quando eu terminei esse assunto que me senti preparada e comecei ver as outras matérias. Aí sim fiz um rodízio entre todas elas, incluindo as de contabilidade geral e pronunciamentos.
Primeiro uma leitura prévia, depois exercícios, leitura com anotação no caderno dos principais pontos, mais exercícios. No último mês fiz só exercícios.
Eu montei uma planilha em Excel com as matérias que eu estudava no dia, qual foi o assunto, aonde parei, quantas horas líquidas de estudo eu consegui no dia e de cada matéria, e quais eram as matérias que eu deveria ver no dia seguinte.
A parte mais chata era ter que ficar lembrando de anotar a hora que eu comecei a estudar e a hora que eu parava. Se dava uma pausa para banheiro ou descanso também anotava.
Nos últimos meses eu estava levantando as 5h da manhã, fazia um café preto e ia para o escritório. Às 7h eu arrumava minha filha para ir para a escola e às 8h voltava para o escritório, fazia meus deveres da empresa, depois as atividades da faculdade e depois material do Estratégia.
Estratégia: Como você distribuiu a divisão das matérias nos seus estudos, já que Contabilidade Geral tem quase metade do peso da prova?
Denise: Contabilidade Geral foi meu principal foco. No começo eu estudava por dias Geral e Pronunciamentos e um pouco das demais matérias e só quando eu me senti preparada eu comecei aumentar as horas de estudos das demais matérias.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Denise: Tive muita dificuldade em matemática, estatística, contabilidade pública e português.
Matemática fiz muito exercícios, contabilidade pública também estudei bastante.
Estatística eu não estudei e português vi muito pouco. Foquei nas matérias que teriam mais peso, então se eu ficasse boa nas matérias que iriam cair mais, não teria problema se eu errasse essas.
Estatística e português como eu sabia que não daria tempo de aprender, nem perdi meu tempo.
Obs.: Na prova eu acertei duas questões de português.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Denise: Na reta final eu mal via minha filha, só trancada no escritório estudando. Acordando às 5h da manhã TODOS OS DIAS, incluindo sábado, domingo e feriado. Já estava com saudade do meu marido e da minha filha.
Estratégia: Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
Denise: Essa prova foi surpreendentemente fácil, eu ficava fazendo as questões e pensando, onde está a pegadinha? Fiquei uma hora e meia esperando para poder levar o caderno e fiz com muita calma, revisei. Foi super tranquilo.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Denise: Primeiro comecei fazendo resumo em caderno, achei perda de tempo.
Ficar muitas horas vendo o mesmo assunto também não adianta, no dia seguinte eu tinha esquecido muita coisa.
Para mim as coisas começaram a fluir mesmo fazendo o seguinte:
- Teoria (1h) – Exercícios (Até cansar) – trocar de matéria;
- No dia seguinte tentar lembrar o que havia estudado no dia anterior;
- Anotar no caderno o que não foi lembrado;
- Simulado uma vez por mês – Estudar tudo que eu errei no simulado.
Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
Denise: Pelo contato que tive com o pessoal que faz faculdade comigo, as pessoas nem estudam para esse exame, acreditam que a faculdade nos está ensinando para isso.
Na verdade, a faculdade não ensina nem o básico para sermos contadores.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Denise: O mais difícil é manter o foco, as pessoas em nossa volta quando veem a pessoa estudando acham que ela não está fazendo nada, é como se estivesse se divertindo e não entendem que precisam fazer silêncio, que estudar cansa. Por isso que eu acordava mais cedo, para poder estudar em silêncio.
Tenho 41 anos e resolvi fazer minha segunda faculdade, não tenho tempo a perder, se algo depende de mim e eu me propus a fazer, vou fazer logo e bem feito para não ter que fazer de novo.
Estou ganhando muito pouco nesse emprego, preciso mudar logo de profissão. Já trabalhei com contabilidade por alguns anos e gosto disso, 2025 já quero começar meu escritório. Essa foi minha motivação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Denise: Meu conselho é: se você se dispuser a encarar essa prova, se jogue de verdade nesse projeto, senão só vai perder tempo e tempo é a coisa mais preciosa que temos na vida.