Aprovado no concurso Petrobras em 45º lugar para o cargo de Engenharia de Petróleo
Engenharias e TI“Creio que devemos estar atentos às oportunidades que se apresentam, e não ter medo da concorrência. Além disso, é normal que ocorram reprovações. Eu fui reprovado em várias provas; mas vale a pena persistir e aprender com os erros. Vale a pena todo esforço empregado”.
Confira nossa entrevista com Davi Parro, aprovado no concurso Petrobras em 45º lugar para o cargo de Engenharia de Petróleo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Davi Parro: Sou formado em Engenharia Mecânica, tenho 32 anos e nasci em São Paulo (SP).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Davi Parro: Após ter me formado na faculdade não obtive sucesso em ingressar na iniciativa privada. Por isso, senti-me inclinado a tentar uma vaga de trabalho por meio do concurso público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Davi Parro: Sim. Procurava aproveitar o tempo livre do serviço. Não contava o tempo exato que estudava, mas me esforçava em aprender os assuntos que eu tinha dificuldade e, como forma de recompensa, desfrutar também de descanso e vida social.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Davi Parro: Não lembro as colocações nos concursos em que fui aprovado.
Fui nomeado nos seguintes concursos: Auxiliar Administrativo da Prefeitura de Valinhos-SP (2019); Auxiliar Administrativo da Prefeitura de Campinas-SP (2019); Escrivão da Polícia Civil de SP (2019); Perito Criminal da Polícia Científica do Estado do Paraná (2020); e, por último, Engenheiro de Petróleo-PETROBRAS (2022). Quanto a continuar estudando, não sei. Quero verificar se poderei prover minha família com boas condições.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Davi Parro: Saía sim. Mas eu tinha muita disciplina. Procurava estudar de maneira focada e aproveitar ao máximo o tempo de estudo para absorção de conteúdo. Dividia o tempo de forma ponderada e, assim, conseguia ter tempo para família e amigos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Davi Parro: Sou casado, mas não temos filhos. Minha família sempre me apoiou nessa empreitada e sempre entenderam os momentos em que precisava estar ausente para estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Davi Parro: Eu estudei para um concurso anterior ao da PETROBRAS, mas com algum conteúdo em comum, por cerca de 8 meses, no qual fui reprovado. O edital saiu em Dezembro de 2021 e, dessa época até o dia da prova (20/02/2022), estudei unicamente para esse concurso, o que resulta em torno de dois meses.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Davi Parro: Dependia das disciplinas. Utilizei majoritariamente materiais escritos em PDF, pois sentia que meu estudo rendia mais dessa forma, e absorvia maior quantidade de conteúdo em menos tempo. Havia disciplinas em que eu sentia que estava aproveitando mais o tempo com vídeo aulas, mas eram em menor quantidade. Minha prioridade eram os materiais escritos. As vídeo aulas transmitem o conteúdo de forma mais cadenciada, o que torna mais palatável, porém tomam mais tempo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Davi Parro: Conheci por internet, após alguns anos estudando para concursos públicos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Davi Parro: Não foi para este concurso especificamente, mas a escassez de exercícios comentados é algo que não me agrada no material.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Davi Parro: Acredito que o mais decisivo para eu conseguir ir bem na prova são as questões comentadas. Além disso, a parte teórica do material estava muito boa. O conteúdo era abordado de forma completa, porém de rápida leitura.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Davi Parro: Não sei exatamente quantas horas estudava por dia. Mas procurava alternar entre algumas matérias e, gradativamente, inserir outras no ciclo de estudo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Davi Parro: Fazia resumos apenas de matérias que tinha muita dificuldade e de assuntos específicos, pois isso toma muito tempo. Eu revisava o conteúdo por questões. E, sim, fazia simulados sempre que disponíveis, pois acho fundamental para a preparação.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Davi Parro: É imprescindível para qualquer prova. Não sei exatamente, mas foram centenas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Davi Parro: Tinha dificuldade em Matemática financeira e Química. Não vi outra saída senão empregar maior carga horária disponível que eu tinha nessas disciplinas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova?
Davi Parro: Na semana que antecedeu a prova, procurei dar o máximo e intensificar o quanto eu podia. Procurei dar prioridade no que tinha mais dificuldade e dar uma olhada mais rápida no que já estava consolidado. No dia anterior à prova não estudei, pois viajei até SP para me preparar para fazer a prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Davi Parro: Erros: Deveria ter focado mais tempo em Português e Inglês. Eu me dediquei muito aos conhecimentos específicos, em detrimento dos básicos.
Acertos: Priorizei matérias que tinha dificuldade, e não me desesperei na hora da prova.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Davi Parro: Sim. Mas as melhores condições de vida minha e da minha família motivavam-me a continuar estudando.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Davi Parro: Creio que devemos estar atentos às oportunidades que se apresentam, e não ter medo da concorrência. Além disso, é normal que ocorram reprovações. Eu fui reprovado em várias provas; mas vale a pena persistir e aprender com os erros. Vale a pena todo esforço empregado.