Aprovada em 15º lugar no concurso da da ALESP
Concursos PúblicosLegislativo“Seja forte e corajoso! Não vai ser nada fácil, não vai ser rápido, vai precisar de muito esforço. Mas vai valer cada minuto”
– Danyelle
Confira nossa entrevista com Danyelle dos Santo Lucchese, aprovada em 15º lugar no concurso da ALESP
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Danyelle dos Santos Lucchese: Eu me chamo Danyelle Lucchese e tenho 32 anos. Nasci na cidade de São Paulo – capital mas morei grande parte da vida no ABC – Santo André. Sou Bacharel em Ciência e Tecnologia e Engenheira de Materiais e recentemente também me formei Tecnóloga em Gestão Pública.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Danyelle: Comecei a estudar para concursos em 2018 após uma grande decepção com minha carreira na iniciativa privada. Era uma carreira legal – trabalhei em excelentes empresas e tive um crescimento super rápido -mas de que eu não gostava de verdade. Tinha um profundo incômodo em relação à minha rotina, ao significado do meu trabalho e ao que o futuro me reservava. Quando acabei ficando doente devido ao trabalho, encarei que não poderia levar a vida daquela maneira por mais tempo e precisava pensar em outro caminho.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Danyelle: Quando comecei a estudar para concursos já não estava mais trabalhando. Entrei de cabeça e fiquei 100% dedicada; sempre tratei estudo como trabalho – começava a estudar entre 7h e 8h da manhã e só parava quando meu marido chegava do trabalho dele a noite. No último ano conciliei meus estudos com um trabalho, porém o trabalho é autônomo e de carga horária totalmente flexível então consegui ir ajustando a rotina e sempre mantive os estudos como prioridade, me afastando sempre que senti necessidade de maior dedicação aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Danyelle: Agora em 2022, fui aprovada no TJ-SP e na ALESP. Estou esperando as coisas acontecerem e as nomeações chegarem para entender melhor como tudo vai ser. Espero gostar bastante do novo trabalho e quem sabe parar de estudar, mas por enquanto, ainda não tomei essa decisão.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Danyelle: Minha vida social nunca foi muito movimentada, mas eu visitava a família aos domingos e via os amigos sempre que possível aos finais de semana. Nunca me privei de estar com quem amo ou de momentos prazerosos para estudar. O máximo que eu fazia era tentar compensar com mais horas de estudo durante a semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Danyelle: Quando comecei a estudar para concursos era casada e meu marido foi quem me ajudou a ver essa possibilidade e apoiou demais para encarar esse desafio; sempre foi um grande incentivador. Não tivemos filhos e infelizmente tivemos um divórcio no meio desse caminho mas acho que não teria começado essa jornada se não fosse pelo apoio dele.
Meus pais me ensinaram desde muito cedo a importância dos estudos e a ter prazer em estudar. Sem toda a base que eles me proporcionaram, seria impossível chegar onde cheguei.
Todos os meus familiares e amigos sempre apoiaram e torceram por mim, entenderam as razões da minha decisão e compreenderam a importância da dedicação que tive a esse projeto. Tenho muito a agradecer a todos eles que sempre acreditaram no meu potencial e que eu poderia ser feliz mudando de carreira. Sou muito privilegiada por ter toda essa rede de apoio.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Danyelle: A verdade é que eu estudei muito pouco pensando exclusivamente na ALESP. A minha aprovação, na realidade, veio de toda a base que eu já havia construído previamente. Eu já vinha estudando há quase 4 anos e estava num ritmo muitíssimo forte por ter prestado TCU e CGU, com uma dedicação exclusiva e muito intensa. Depois da CGU eu tive que fazer apenas alguns ajustes para estudar as disciplinas específicas no mês que precedeu a prova da ALESP. Mas com a maturidade nos estudos, esses ajustes acabam sendo realizados mais facilmente.
Eu sempre fui disciplinada e levei estudos a sério de maneira geral; o estudo para concursos pra mim, assumiu realmente o lugar de um trabalho. Nunca houve a opção de não estudar ou não fazer. A minha auto cobrança e a expectativa por ver os resultados eram maiores que qualquer vacilo na rotina. Sempre foi sobre um compromisso meu comigo mesma. Rsrsrs.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Danyelle: Eu usei quase tudo, rsrs. Eu nunca frequentei aulas presenciais e usei muito pouco de livros porém foram centenas e centenas de PDFs, resumos, mapas mentais, trilhas e videoaulas ao longo da trajetória.
Eu descobri nesse caminho que meu cérebro não aceita muito bem olhar para o mesmo material duas vezes – é como se eu já conhecesse aquilo e não prestasse mais atenção apesar de saber que ainda não absorvi 100% do conteúdo. Então eu precisei me expor a diferentes professores, pdfs, aulas para poder ter contato com o mesmo assunto porém de várias formas diferentes, até internalizar cada ponto.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Danyelle: Entrei no mundo dos concursos sem ter absolutamente qualquer ideia do que estava fazendo, rsrs. Não tinha muita referência nem sabia por onde começar, mas pesquisando rapidamente na internet, o Estratégia era o curso mais recomendado então foi por onde eu comecei. Simplesmente comprei o pacote que eu queria na época e comecei a estudar. Nunca me arrependi. Foi a melhor base que eu poderia ter tido.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Danyelle: O Estratégia foi a base da minha preparação e a qualidade dos materiais nunca deixou a desejar. Eu gosto de saber que o material é completo e bem preparado por professores que são destaque na área dos concursos. Gosto do fato que geralmente o Estratégia coloca projetos focados para o concurso específico – resumos adicionais, maratonas de aulas especiais e etc; sempre consumi todo esse tipo de conteúdo novo e dedicado à prova. Também tive contato com tudo que o Estratégia cria de novidades como o Passo Estratégico, Trilha Estratégica, e acho que essas inovações auxiliam bastante no processo de estudos. A melhor decisão que tomei ao longo do período de estudos foi me tornar assinante vitalícia pois foi assim que pude ter acesso a todas essas novidades e ao material sempre mais atualizado possível.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Danyelle: Sempre estudei mais de uma matéria ao mesmo tempo. Desde que comecei, montei ciclos com sessões de 1 hora por disciplina e intercalando disciplinas bem diferentes, como Contabilidade e Direito Constitucional – para mim, funciona como uma maneira de manter o foco. Durante todos esses anos, tive muitos dias diferentes, claro. Houve dias em que estudava só 4 horas líquidas e outros, em pós edital, em que cheguei a estudar 10 horas líquidas – altamente não recomendado e não sustentável mas já foi feito em momentos de desespero.
Em média um dia comum de estudos girava entre 5 e 8 horas líquidas. Em geral, mantive a constância e a disciplina (nunca parei de estudar), mas ao longo desses anos, tirei alguns períodos de férias, descansos em feriados e momentos de lazer com a família e amigos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Danyelle: Essa é uma pergunta difícil. Eu nunca consegui me organizar com revisões e acredito que isso retardou minha aprovação. Eu fiz centenas de resumos diferentes, grifos, anotações de erros de questões, simulados .. um pouco de tudo, porém de maneira bem desestruturada, então acredito que o aprendizado foi mais lento e baseado em ter tido contato infinitas vezes com o mesmo conteúdo porém através de diferentes fontes.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Danyelle: Não gosto muito de controlar quantidade de questões pois acho que é muito mais importante a qualidade das resoluções e o que você aprende com cada uma. Todo mundo sabe que existem temas que se repetem e um perfil específico de cada banca então você tem que estar muito bem treinado em questões para poder ter mais facilidade para encarar o que vai encontrar no dia da sua prova.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Danyelle: Os concursos que cobram TI sempre são desesperadores. Contabilidade Geral e Pública também são difíceis. Para mim, só foram resolvidas numa combinação de muitas e muitas horas de pdfs, questões e video aulas com professores com os quais me identifiquei.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Danyelle: Semana pré-prova, para mim, sempre é sinônimo de maratona de aulas Hora da Verdade ou outras revisões finais no Youtube, além de releitura dos meus resumos. O dia que antecede a prova, inteiro com os professores na Revisão de Véspera.
Eu nunca iria para uma prova sem acompanhar cada dica que os professores dão nessas aulas finais; elas geralmente significam valiosos pontos a mais.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Danyelle: Minha preparação foi focada em conhecer melhor a parte estrutural da discursiva que seria cobrada e simplesmente treinar muito. Acompanhei os professores de discursivas e aqueles temas “apostas” que eles passam para nós e escrevi sobre cada um deles. Assim tinha maior consciência da estrutura, conectivos e etc que iria usar e algumas ideias já pré formadas sobre alguns temas que poderiam ser abordados.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Danyelle: Acho que o principal erro, no início, foi não pesquisar o suficiente sobre para qual área/concurso eu realmente iria me dedicar. Mudei o foco muitas vezes e estudei muitas disciplinas diferentes ao longo dos anos. Outro erro foi não me encontrar com uma rotina de revisões. Nunca consegui montar algo a que me adaptasse 100% para revisar e isso retardou um pouco a consolidação do meu aprendizado.
Os meus acertos creio que estiveram no comprometimento com que encarei os estudos e em buscar bons materiais, de professores qualificados, que souberam guiar e apresentar o conteúdo da melhor forma.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Danyelle: Senti cansaço, fiquei desanimada, sofri pela demora, me questionei muito se era a melhor decisão. Mas eu já tinha uma experiência muito clara do que não queria para minha vida e para onde não queria voltar. A motivação de ter um trabalho que significasse mais para mim e para a sociedade, com uma remuneração e uma avaliação justas e que pudesse me fazer mais feliz, me faziam seguir hora após hora de estudo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Danyelle: Se prepare antes de começar! Pesquise muito. Pesquise métodos de estudo, materiais disponíveis, dicas de outros alunos, áreas de concursos e as oportunidades que estão por vir.
Começar do lugar certo vai te poupar um bom tempo e muito desgaste. Seja forte e corajoso! Não vai ser nada fácil, não vai ser rápido, vai precisar de muito esforço. Mas vai valer cada minuto … é uma alegria muito grande ver seu nome no Diário Oficial concretizando o seu sonho e abrindo um novo universo de oportunidades!!