Aprovado em 14° lugar para o cargo de Auditor Fiscal no concurso SEFAZ RR
Fiscal - Estadual (ICMS)“Na minha preparação usei principalmente os PDFs. Também gostava das videoaulas para assistir durante o café e o almoço. Depois que lançaram o Estratégia Cast passei a usar muito também”.
Confira nossa entrevista com Danilo Garrido, aprovado em 14° lugar para o cargo de Auditor Fiscal no concurso SEFAZ RR:
Estratégia Concursos: De onde você é? Qual é sua idade? E sua formação?
Danilo Garrido: Sou de Salvador (BA). Tenho 40 anos e sou engenheiro eletricista, formado pela Universidade Federal da Bahia em 2005.
Estratégia: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Danilo Garrido: Iniciei a vida profissional em 2003, ainda na graduação, como estagiário de uma multinacional de grande porte. Nos 15 anos seguintes tive outras experiências profissionais, em empresas diferentes, de ramos diferentes e de portes diferentes. Também empresariei por algum tempo. Mas em 2017, apesar de ter uma boa remuneração e gostar da minha profissão, comecei a sentir que a qualidade de vida não estava boa. Então, em abril de 2017, adquiri o primeiro curso do Estratégia focado para Receita Federal.
Estratégia: Como foi a escolha pela área fiscal? O que pesou mais para você quando teve que definir esse foco de estudo?
Danilo Garrido: Meu irmão já era auditor da Receita Federal. Além disso, amigos concursados sempre me falavam sobre a qualidade de vida, todos muito satisfeito com suas atividades. Fiz muitas pesquisas sobre as carreiras públicas e, no fim, optei pela área fiscal. Dois motivos me levaram a escolher a área fiscal: as diversas possibilidade de atuação da carreira (tem atividade para todos os perfis) e os salários.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Danilo Garrido: No começo, ainda em 2017, tentei conciliar trabalho e estudo, mas a quantidade de viagens, reuniões e atividades fora do horário de expediente dificultavam uma rotina de estudos e seria quase impossível avançar com a qualidade mínima para ser aprovado num concurso da área fiscal. Em conversa com a minha esposa, decidimos preparar uma reserva para que eu pudesse parar e me dedicar aos estudos por 2 ou 3 anos. Alguns meses depois, ainda em 2017, surgiu uma onda de demissões e isso antecipou o projeto, mas também viabilizou a reserva financeira. Eu e minha esposa nos organizamos, reduzimos as despesas e, em janeiro de 2018, iniciei os estudos com dedicação integral.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Danilo Garrido: Fiz alguns concursos e reprovei. Em 2018, SEFAZ-GO foi o primeiro, tinha pouco mais de 06 meses estudando, mas queria viver o ambiente de prova, nem mesmo classifiquei. Depois, em 2019, foi SEFAZ-RS, estava com pouco mais de 01 ano, sabia que ainda não estava pronto, mas queria avaliar desempenho. Fiz 72% e percebi o quanto ainda tinha de avançar. Na sequência fiz ISS-Guarulhos e fiquei em 220º e depois ISS-Franca, que fiquei em 7º. Em 2020, fui fazer SEFAZ-AL, mas alguns problemas particulares acabaram atrapalhando o desempenho nos estudos e não fui preparado para prova específica. Ainda em 2020, veio ISS-Aracajú, que foi suspenso, e quando retomou já estava focado para SEFAZ-RR. Em 2021, depois de longa espera, veio SEFAZ-CE, que não fui bem. E por fim SEFAZ-RR.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Danilo Garrido: Sim, estudar sem edital foi a maior parte do tempo. No começo é mais fácil manter a disciplina, você tem a empolgação e a novidade a favor. Depois de algum tempo estudando sem edital, sem perspectiva é que a coisa vai dificultando.
O principal motivador era o esforço de minha esposa em se manter firme para que eu pudesse me dedicar integralmente aos estudos. Sabia que esse objetivo não era só meu, mas nosso. E usava o resultado negativo de uma prova como motivador para melhorar a cada novo concurso. Queria trazer segurança e qualidade de vida para minha família.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos? Qual o diferencial que encontrou em nosso material? Recomendaria para um amigo que está começando os estudos?
Danilo Garrido: Encontrei o Estratégia através de pesquisas na internet e no Youtube. No primeiro contato achei o material muito didático, organizado e com videoaulas interessantes para quem ainda não tinha nenhum contato com a disciplina. Sempre recomendo o Estratégia!
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? O que funcionava melhor para você? Videoaulas, PDFs, livros?
Danilo Garrido: Na minha preparação usei principalmente os PDFs. Também gostava das videoaulas para assistir durante o café e o almoço. Depois que lançaram o Estratégia Cast passei a usar muito também.
Estratégia: Quantas horas por dia costumava estudar?
Danilo Garrido: No começo estudava entre 04 e 05 horas líquidas por dia, excluindo o tempo das videoaulas. Depois mantive uma média de 05 a 06 horas líquidas por dia, também excluindo o tempo das videoaulas. Nos últimos 30 dias aumentava a carga horária para 07/08 horas líquidas, excluindo o tempo das videoaulas.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Danilo Garrido: Comecei com o ciclo básico da área fiscal e a medida que ia completando uma matéria, fazia uma revisão por resumo, incluía alguns mapas mentais e organizava os cadernos de questões.
Dividia minha programação em: disciplinas que estava estudando, disciplinas que estava sedimentando o conteúdo e disciplinas de manutenção. Isso me ajudava a distribuir melhor as atividades durante cada ciclo.
Sei que é bem particular de cada um, mas essa estratégia me ajudava a manter todas as disciplinas ativas na minha memória e estabelecer a formatação para cada situação.
As disciplinas que estava estudando usava marcação em PDF e questões para fazer revisões de 24hrs, 7 dias e revisões de ciclo.
Já nas disciplinas de sedimentação, juntava o resumo fornecido pelo Estratégia com minhas anotações e usava juntamente com questões. E as disciplinas de manutenção basicamente por questões e caderno de erros.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Danilo Garrido: No começo muita dificuldade com Direito Administrativo. Depois Auditoria e Contabilidade Avançada (CPCs). E no fim com AFO, TI e Direito Empresarial. Em todos os casos, usei videoaulas e resolução de questões para melhorar a visão do conteúdo e de como era cobrado. Com isso conseguia evoluir e melhor a média de acertos.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Danilo Garrido: Sou casado. Não tenho “filho humano”, mas tenho um filho de quatro patas bem grandinho! Esse filho de quatro patas foi o responsável por mostrar a mim e a minha esposa o quantos precisávamos mudar nossa vida, me direcionando ao mundo dos concursos.
Minha esposa sempre esteve ao meu lado e me apoiou em toda jornada, inclusive em momentos que pensei em desistir. Meus pais, meu irmão, meu sogro, minha sogra, meu cunhado, minhas cunhadas e os grandes amigos, todos apoiando e entendo as ausências em muitos eventos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Danilo Garrido: A vida social reduziu drasticamente, mas não radicalmente. Aniversários de amigos, afilhados e outros eventos ficaram de lado. Também não saía com amigos. Nos períodos sem edital reservava um tempo no fim de semana para me distrair com a esposa. Também mantinha os passeios diários com meu filho de quatro patas. E nos finais de ano (Natal e Réveillon) participava dos eventos familiares e encontrava com alguns amigos.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Danilo Garrido: Acho que isso depende da realidade e do momento de vida de cada um. Para mim, a área fiscal sempre foi o objetivo. Vi poucas alternativas diferentes. Quando ainda estava avaliando as possibilidades, lá no começo, pensei em BACEN e ANEEL, mas eram mais restritos. Já tribunais e área policial não me interessavam. A opção de concurso escada atrapalharia o foco. Hoje ainda penso em fazer AFRFB, mas existem muitas varáveis. Vou me manter estudando enquanto aguardo a nomeação em Roraima. Depois disso, novos planos!
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Danilo Garrido: Dedicação exclusiva a SEFAZ-RR por 3 meses. Assim que voltei da prova do SEFAZ-CE iniciei os estudos para SEFAZ-RR. No meio do caminho ISS-Aracaju retomou, mas nem estudei. Fiz a prova porque moro “próximo”.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Danilo Garrido: Felicidade, alívio e mais um monte de coisas! É realmente muito gratificante!
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Danilo Garrido: Na ultima semana me dediquei a resolver questões, muitas questões! Também respondi simulados que deixei para essa reta final e revisitei alguns cadernos de erros, principalmente das matérias com maior peso na prova. E cheguei a fazer 10 horas líquidas por dia. Ainda aproveitei a viagem para rever legislação tributária.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Danilo Garrido: O maior erro foi ter reduzido o ritmo na pandemia. Me custou perda de desempenho em matérias grandes como Direito Civil, Empresarial, Penal, Constitucional e Administrativo. De fato, a constância é muito importante na jornada, manter a rotina de estudos é imprescindível.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Danilo Garrido: Sem dúvida a pandemia foi um período muito difícil! Principalmente depois da suspensão do concurso do ISS-Aracaju. Foram diversas incertezas, todos os planos que fizemos, eu e minha esposa, tiveram de ser alterados. Financeiramente a coisa estava apertando. Pensei muitas vezes em desistir e retornar à iniciativa privada. O rendimento dos estudos caiu muito. Frustração! Mas minha esposa sempre comigo dizendo que nosso esforço seria recompensado e era questão de tempo. Dei um tempo para mim, me recuperei e depois de 5 meses em “marcha lenta”, consegui retomar aos poucos o ritmo, mas já tinha perdido muito desempenho.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Danilo Garrido: Sempre foi a busca de uma melhor qualidade de vida e segurança para minha família. Quando começaram a retomar as movimentações de vários concursos acelerei os estudos, tentei recuperar o tempo perdido, e mantive um ritmo de junho/21 até novembro/21 de 07 horas líquidas, fora o tempo das videoaulas e do Estratégia Cast. Nesse ritmo fiz SEFAZ-CE e SEFAZ-RR.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Danilo Garrido: O caminho para a aprovação não é fácil, as coisas nem sempre acontecem como planejado, as dificuldades e os fracassos acontecerão! Busque apoio na sua fé e nas pessoas que realmente estão “vivendo” este momento com você. Quando o objetivo é forte e o sonho é verdadeiro, seguimos em frente e perseveramos até o sucesso!